quinta-feira, 16 de junho de 2011

BACALHOADAS II

Round 2 na agua imediatamente, mesmo com a maré subindo. O mar subia junto e havia baterias com mtas ondas surfadas e bem surfadas.
Como disse no post anterior, realmente em alguns casos me pareceu que os brasileiros tinham que surfar um 8 pra receber um 6. O surf elétrico, de mtas trocas de borda, batendo a prancha para ganhar velocidade, mais espivetádo, enfim, não estava sendo valorizado corretamente. Apenas os que vinham na linha tiravam as notas, mesmo manobrando forte. Acho que em alguns casos faltou tratar a onda como point break.

OS BRASILEIROS

Logo de cara, vi acontecer com Jihad o que aconteceu com Jano. Mesmo surfando mto bem, o máximo que conseguiu foi um 6 alto.
Pottz vibrava na locução com uma finalização irada do Jihad na areia, falando do comprometimento do atleta. Os juízes não se convenceram.
O foda é que se analisar apenas na frieza da matemática, as vezes, parece que o resultado seria o mesmo, mesmo com o vencedor recebendo menos nota.

Mas deve ser mto diferente para o atleta, na hora, saber que precisa de 8, qdo precisaria de um 5 alto se a nota do adversário não fosse over scorada. Não sei o que houve no fim, Jihad  deu uma rabeada sinistra no Aritz no final (foda não estar no local). Estava em terceiro, com a interferencia caiu pra quarto, 150 pontos e 500 dolares a menos.

Na segunda Medina rapidamente dominou as ações com um 8 baixo e um 7 baixo, depois ficou arriscando para ver se trocava as notas, mas sempre com a liderança garantida. A briga ficou pelo segundo lugar. Cory levou.
Nas baterias do Medina é possivel identificar um sentimento de admiração dos locutores gringos. Explico. Ha algum tempo li um livro sobre o Ayrton Senna (A Face do Gênio - Christofer Hilton), onde o mais interessante da história que conheço em mtas versões é a descrição do personagem sem qualquer ligação patriota ou de idolatria, tratava-se de um gringo (inglês) admirador de automobilismo, jornalista especializado, que derepente se depara com um fenomeno em ascenção na F-3 local. Os elogios soam mais verdadeiros, acho.
É exatamente esse tom de admiração que percebo nos gringos em relação à Medina. Espera-se mto dele, mas ele parece realmente estar se divertindo. Que continue a se divertir, então.

Na sequencia uma das melhores do dia, Junior Faria levou por pouco sobre Travis, deixando Camarão e Jadson pra trás.
Jadson não parecia tão satisfeito qto os juízes com suas atuações. Sua expressão corporal denotava uma insatistação qto as manobras aplicadas, num momento bem dificil do mar. Suas notas, contudo, o deixaram na briga até o fim. Camarão merecia melhor sorte. Aliás, como estão em posições próximas no ranking, esta vitória de Junior sobre Tiago pode significar algo a mais no fim das contas. Junior, escritor/colunista, blogueiro e alpinista do ranking da asp.

Na quinta, André Silva passou atrás de J. Florence. Leonardo surfou bem, mas acabou ficando por aqui, se o mar subir mais, que parece que vai acontecer, Leo podia repetir o resultado do ano passado, uma pena. Granger Larsen, esta perdendo terreno pros brasucas no ranking.

Jeremy sobrou na sexta, com Jeronimo em último. Não se achou, era outro que tem estilo e linha para se dar bem aqui de acordo com os critérios explanados pelos jurados. Pena. Destaque para o Brandon Jackson, sul africano..

Vingança brasuca na sétima, com Miguel (surfando mto polido) em primeiro e Caio Ibelli em segundo. Miguel esta num ano iluminado, os juízes estão gostando dele (do Jadson tbém). Caio é Pro Jr ainda, mas se derem mole leva.

Na oitava Jesse protagonizou uma virada impressionante nos minutos finais, surfando mto. Rudá ficou em último nessa, mas a exemplo de Jano e Jihad, teve uma onda mto boa achatada, 5 alto em dois manobrões. se fosse o Fanning seria 8.
Jesse virou em cima do local Vasco Ribeiro que estava surfando mto.
A galera na praia gostou do go for it de Jesse numa finalização nas pedras da beira.
Me deu uma curiosidade. Qual será o time do Vasco Ribeio aqui no Brasil? Por Murphy é Flamengo...

Não pude ver a batera do Heitor, que ficou em terceiro e eliminado.

Hizunome e Julian protagonizaram duas das melhores apresentações do dia na décima primeira do dia. Hizu levando e bem, 9,5 e 8, não é pra qualquer um.

Na última do dia, decepção local com a eliminação de Tiago Pires. Joan surfou bem, deixando a briga entre Dion e Tiago com o ozzie levando a melhor.

Amanhã tem mais.




DESTAQUES GRINGOS

Entre os gringos chamaram a atenção Richard Christie (de novo) Heath Joske, surfando no critério. Julian Wilson, Gudauskas,  J. Florence, Jeremy e Jay Quinn

Nenhum comentário:

Postar um comentário