quinta-feira, 24 de maio de 2012

WCT RJ - 1ª DO 2XJ

Meio atrasado o texto, mas ainda válido. Creio que abordamos quase tudo sobre o WCT Rio nas mesas redondas que realizamos, mas gostaria de partilhar alguns pensamentos, além de organizar e oferecer os links para quem quiser rever as mesas surfocráticas.

Escrevo isso enquanto vejo o Prime de Saquarema. JJ estava inscrito e antes mesmo de vencer o WCT já tinha oficializado sua retirada do evento. Azar dele, porque tem altas em Itaúna, e sorte de vários outros...



JJ venceu sua primeira etapa na elite do mundial de surf com a naturalidade dos grandes, não há como negar que será um dos grandes do esporte, podendo sim superar mitos sagrados havaianos. Esta desde muito cedo na mídia, a exemplo do Mineiro, o que nos faz perder a noção do quão novo o rapaz ainda é.

Como disse no primeiro post do ano aqui no blog, ele já seria candidato natural ao título de 2012 caso não cometesse erros estratégicos graves durante suas baterias. Chegou no Rio numa curva ascendente, recentemente venceu o Prime de Margareth River, ficou na semi do Prime de Trestles (em mais um daqueles erros estratégicos) e finalizando sua sintonia fina, venceu o WCT da América do Sul.

Considerando as próximas etapas (Fiji e Tahiti) e a especialidade do russo havaiano (tubos), eu diria que os candidados ao título de 2012 não tem mais que se preocupar se o careca sanguinolento vai ou não comparecer...JJ dará preocupação suficiente.




BRASILEIROS

Mineiro - Surfista completo. Foi dos que melhor adaptou-se as mudanças de pico e de condições do mar. Mesmo quando perdeu (2x para Kerr) surfou muito (o único 10 da etapa foi dele) e ainda discuto muito o julgamento das ondas do australiano nas quartas de final, assim como a nota 8 do brasileiro. Ficou evidente o uso da Lei da Compensação contra Adriano, só que para variar, erraram a mão. Chega perigoso em Fiji.

Alejo - Precisava deste resultado como um andarílho buscando agua no deserto. Aumentou sua freguesia contra os collie kids em baterias de 3 atletas e mostra que todo o trabalho de recuperação esta dando resultado. Chamou a atenção como sua base sobre a prancha aumentou (alargou?). Com os pés mais separados seu estilo esta menos gracioso embora com a mesma potencia. Deve se ajeitar no ranking e sobre a prancha no decorrer do ano. Como disse outro dia, ele não desaprendeu.

Heitor - Unanimidade absoluta na melhor panca do campeonato. Foi na bateria em que perdeu, inclusive. Mas num mar de tubos, manobras geralmente são menos valorizadas, mesmo estas memoráveis como a do cearense. Merecia melhor sorte no Rio. Ex residente da cidade, conhece bem as ondas da região e estava com tudo em cima. Mas citando mestre Fangio, baterias são baterias. Se não achar duas boas, nem o careca passa.

Crisanto - Passou por Medina em outra polemica da organização (já falo disso) e perdeu para Joel em outro erro arbitral. Sua primeira onda contra o australiano foi deveras desvalorizada o que acabou ocasionando a necessidade de uma onda superior a 8 para a virada. Peterson veio numa craca e mandou um dos melhores aéreos de toda a competição, voltando limpo e sem claim (erro fatal!). O sanguinolento bradou pelo twitter que o 8 recebido foi baixo, que valia ao menos meio ponto a mais. Mas era tarde demais. Garfado, mas com a reputação cada vez melhor, principalmente entre os gringos. Chegará ao CT em breve.

Pupo - Surfou muito na primeira fase. Num mar que lhe apetece, Arpex, não decepcionou e levou com sobras. Deu um azar danado de cair contra JJ, numa vala de direitas tubulares. Poucos teriam chance ali. Mostrou raça e não deixou barato para o russo, que teve que sair de algumas cavernas impossíveis para barrar o paulista. Mostrou do que é feito em Pipe 2011, Fiji e Tahiti, independente do tamanho, devem ajuda-lo no ranking.








Medina - Após a avassaladora vitória em Trestles chegou ao Rio como favorito natural ao caneco da etapa. Talvez na ânsia de vê-lo mais adiante no evento, alguém da direção de prova tomou uma atitude precipitada e deu a ordem para o jet leva-lo ao outside, sem antes consultar as regras que os juízes estavam utilizando no momento. Impossível falar se Gabriel venceria ou não aquela bateria contra Peterson caso não tivesse sito atrapalhado pela direção de prova, contudo, uma vez constatado que o erro não partiu do atleta, a organização do evento deveria sim repetir a bateria, a exemplo do que houve no Tahiti ano passado entre Travis e Jordy. Não fizeram e Gabe continua mal no ranking CT. Não por muito tempo, em minha opinião. 

Jadson - Minha admiração por este magrelo potiguar só faz aumentar. É um guerreiro na acepção da palavra. Se soldado fosse, seria daqueles que não desiste enquanto a missão não estiver cumprida (faca na caveira total). Machucou-se duas vezes durante a prova, e em ambas as situações as lesões ocorreram instantes antes de sua bateria. Cortou o pé nas pedras do Arpex e machucou o joelho na Barra, enquanto aquecia para o heat. O momento não é bom, mas a perseverança do brasileiro mostra que quando a fase passar, os resultados voltam. Os juizes parecem ter largado do seu pé, o azar podia fazer o mesmo...

Raoni - A falta de apoio ao brasileiro chega a ser vergonhosa. A exemplo dos atletas olímpicos, o governo (seja ele Municipal, Estadual ou Federal) deveria apoiar os atletas da elite em situações similares (ABRASP devia requerer isso, o que custa?). Afinal representam o país lá fora. O surf do carioca esta o mesmo de sempre. Power, estiloso, destemido, mas a falta de apoio ($), somado as pressões da competição e as responsabilidades de um chefe de família estão pesando na cabeça do atleta. Torço muito que ele se de bem no Prime de Saquarema e chegue motivado as esquerdas polinésias, merece mais que a maioria.

Cardoso - Outra vítima de JJ. Caiu numa hora horrível do mar e somente extraterrestres da estirpe de JJ para se achar naquilo. Primeira chance que teve no CT de 2012. Do jeito que a coisa anda, deve participar de mais alguns. Já disse isso antes, o surf deste catarinense se encaixa no CT, com algum ajuste nos tubos pode ir longe na elite. Precisa garantir sua vaga no QS. Já venceu um 6 estrelas na Austrália em 2012.

Hermes - O campeão nacional fez bonito no CT. Perdeu para o taitiano Bourez após liderar a bateria toda, com belos tubos e batidas em junções pouco aconselháveis. Articulado e atualizado tem um dos melhores blogs do Brasil. Nas condições certas pode surpreender. Foi bem no Prime de Trestles, se conseguir manter o ritmo, pode beliscar uma vaga no final do ano.

AGREGADO

Pires - Fez seu melhor evento desde Santa Cruz 2011. Condições cascudas fazem este português sorrir enquanto 90% dos caras estão rezando e acendendo velas para o mar baixar. Deu uma bela embolada no ranking ao eliminar Owen e fez alguns dos melhores tubos do campeonato. Perdeu surfando bem nas quartas para Joel e vai renovado para as esquerdas polinésias. Lembram a performance dele em Bali? O careca sanguinolento lembra...e muito bem.

LINKS PARA AS MESAS SURFOCRÁTICAS (só para os mais pacientes):





AGRADECIMENTOS: BRUNO APZA, RABUGENTO, RABUJINHA, RAFAEL FRANCO, BRUNO CAMPELLO, INGRID FREEX, JULIO ADLER, FABRICIO, FELIPE RUGGERI, EDU MORAIS, DEDÉ PARANOID, ANDRÉ WOLVERINE, JANO BELO E ULISSES MEIRA.




Resultado do Billabong Rio Pro 2012


1 John John Florence (Haw)

2 Joel Parkinson (Aus)

3 Mick Fanning (Aus)
3 Josh Kerr (Aus)
5 Adriano de Souza (Bra)
5 Alejo Muniz (Bra)
5 Julian Wilson (Aus)
5 Tiago Pires (Por)

13 Miguel Pupo (Bra)
13 Peterson Crisanto (Bra)
13 Heitor Alves (Bra)

25 Gabriel Medina (Bra)

25 Jadson André (Bra)

25 Raoni Monteiro (Bra)

25 Willian Cardoso (Bra)
25 Tomas Hermes (Bra)


Ranking do World Tour depois de 3 etapas


1 Joel Parkinson (Aus) 19700 

2 Mick Fanning (Aus) 18250 

3 Josh Kerr (Aus) 18200 
4 Adriano de Souza (Bra) 17200 
5 Taj Burrow (Aus) 15750 
6 John John Florence (Haw) 15750 
7 Jordy Smith (Afr) 15700 
8 Kelly Slater (EUA) 13700 
9 Jeremy Flores (Fra) 12250 
10 Owen Wright (Aus) 1215
15 Heitor Alves (Bra) 6250

15 Miguel Pupo (Bra) 6250

19 Alejo Muniz (Bra) 6200

23 Raoni Monteiro (Bra) 4000

29 Gabriel Medina (Bra) 2750
29 Jadson André (Bra) 2750

FOTO: RABUJINHA





8 comentários:

  1. ótima visão dos atletas assim como do campeonato. abordagem "reta" contra e a favor de quem de direito.
    e esse JJ a meu ver é um medina um pouco menos solto e mais insano...

    ResponderExcluir
  2. pode crer bro...JJ e Medina vão fazer história...rivalidades só fazem bem ao esporte.

    ResponderExcluir
  3. Meu, já tá virando passagem obrigatória esse blog aqui. Boa análise, emoção e frieza no momento certo. Assino embaixo em tudo, mas sobre o RAONI eu tenho que aplaudir de pé. Esse cara merece demais, merece muito, se afinar com a sorte (apoio?)e sorrir com segurança. As mesas, sim, as mesas, elas tem que voltar agora em saquá. Agora que meu pai tá em casa, tou com tempo pra entrar...kkkkk... Té mais, meu camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cassio!!! Cara, bem que queria fazer em Saqua também...mas to pior que o Raoni meu irmão...só no negativo $$$$...mas a galera que me ajudou a fazer a mesa aqui no Rio esta me pilhando pra fazermos 1 mesa de automobilismo e também 1 mesa após cada WCT...vamos ver...o equipamento esta todo em cima, basta a galera se organizar para se encontrar...mas um patrô até que não caia mal...
      abç

      Excluir
  4. Pô o texto estava demorando....Está caindo na vala comum os elogios hhhehehe! Só um detalhe que já falei inclusive em outros textos seus. O porquê dos juízes brasileiros darem notas baixas para os brasileiros? Será que isso ocorre com os australianos para os surfistas australianos irei verificar no próx camp.. abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado raimfons, se observar em uma das mesas o Giovani Mancuso enviou pra gente uma tela com as notas de cada juíz...até brincamos na mesa, será que os caras estão com o cargo a perigo? será que estão com medo dos chefes acharem que estão puxando a sardinha para os conterraneos? Bom, tirando a sardinha eles estão...

      Excluir
  5. Jj e outros mais, Colono, outro dia observei bem um tal de Nat Young, q estraçalha se o mar estiver certinho e outros mais.Mas camarada Surfocrata, fiquei feliz q concretizaste o projeto e daqui prá frente vamu melhorar e logo, logo vai arrebentar mais ainda. Aqui no sule a crew gostou e curtiu. Parabéns e belo post esse (como sempre). Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Castro...po, com fé a parada arranca, as idéias estão ai...a ver como será...aliás, já estou me programando praquela trip para o sule, hein Castrão...provavelmente me basearei no Farol mesmo, com umas escapadelas para a Zimba e para o Rosa...

      O Nat quebra...e mto, só que geralmente perde pra uns caras que não tem um décimo do talento dele (Jessé e Camaras fazem mto isso também), a exemplo deste Prime de Saqua onde perdeu para o campeão Europeu Romain Cloitre...com todo respeito ao Romain, mas seu surf é lento e ultrapassado.

      Já o Colono...surfa bem e tudo mais...mas não é do mesmo calibre de JJ, aliás do calibre do havaiano só mesmo os figurões do tour (Mineiro incluso, claro), Medina e Julian e olhe lá...

      abç

      Excluir