terça-feira, 5 de março de 2013

WCT GOLD COAST - PRIMEIRO DIA




Raoni Monteiro fez sua estreia no CT 2013 sendo mal julgado em sua primeira onda boa, ainda mais ao compararmos com a onda que Bede fez na sequência, menor e mais conservadoramente surfada. Raoni correu atrás, mas pecou na finalização, o que acaba sendo fatal neste nível de surf (afinal Bede não errou) e com o julgamento tendencioso. Taj também estava na bateria mas não se achou hora alguma, fez umas firulas legais, mas jamais ameaçou o posto de classificação.

Confesso que Adriano de Souza me preocupa. Quando se perde uma bateria desta forma, por pouquíssimo, numa virada improvável após uma liderança sólida desde o inicio, geralmente algo acontece no Cosmo que a bateria seguinte acaba se complicando. Travis teve um rabo danado, assumido pelo próprio na entrevista, de 2 ondas lisas e encaixadas na bancada virem exclusivamente pra ele! Surfou bem as duas, e mesmo achando as notas exageradas, achei a virada justa. Dusty Payne também estava nessa, mas cada vez mais me convenço que o lugar dele é no freesurf, acerta uns manobrões lindos para se enterrar completamente na manobra seguinte...vai entender... Mineiro pega Dane na próxima, o que só comprova a teoria do Cosmo que falei acima...

Willian Cardoso começou com o mesmo problema de Raoni, com a juizada levantando em demasia a bola do adversário, o que complica qualquer reação. Cardoso surfou bem, conseguindo até alguns scores decentes, mas, em minha opinião, pecou na escolha de ondas. Se desferisse suas famosas patadas em ondas melhores suas notas seriam ao menos 1 ponto superiores o que poderia complicar para Fanning. Zietz também estava nessa e como previsto sentiu o que é ser estreante na arena de leões que é o WCT.

Gabriel Medina mostrou ao vivo e a cores ontem para todo mundo ver o que é gana, vontade de vencer. Após um inicio morno, Tiago Pires (surfando muito) e Kieran Perrow arrancaram notas decentes e colocaram Medal em último e precisando de nota. No meio da bateria Gabriel sentiu algo na perna esquerda, saiu da água, correndo/mancando, entrou e esperou a boa, virando espetacularmente na última onda destruída do inicio ao fim! Roteiro de filme! O moleque é foda. Ainda não sei a gravidade da lesão, mas a impressão deixada, especialmente entre seus colegas de tour, repercutirá por muito tempo ainda...

Alejo entrou em seguida contra Kerr e Young. Como previsto, abotoou os dois com calma, escolhendo as boas e competindo muito bem, desfilando seu power surf para delírio de Matt Hoy e Jake Patterson na locução. Surf de borda, base lip, com rabetadas e aéreos, tudo executado com perfeição! Dos brasileiros foi quem melhor se apresentou ontem. Young surfou de maneira burocrática, chata até, e Kerr, esperou muito, errou muito e perdeu.

Filipe Toledo fez aquilo que dele se espera, surpreendeu, inovou e surfou à velocidade da luz. Só faltou a segunda boa e combinar com o Bourez um alivio na estréia. O tahitiano também fez o que dele se espera e extremamente em forma e com uma boa escolha de ondas, complicou a vida de Filipe, também como previsto, e o mesmo pode se falar de Owen. No fim, Bourez levou, com Owen e Filipe precisando de pouco para virar, cada um com seu 9 no bolso, é mole? Melhor bateria do dia, em minha opinião.

Entre os gringos destaque para a derrota de Joelito a vitória de KS, a falta de combatividade de Reynolds após um inicio brilhante, JJ, Owen, Fanning e, pasmem, Kolohe...

Que venha a fase 2!


2 comentários:

  1. Que venha a fase 2! E pelo visto vai ser hoje, ja que pela previsao a coisa esta bem feia, vao ter que escolher os dias "menos ruim" e pelo que vi na surfline e magicseaweed a previsao é praticamente a mesma até dia 13 (ultimo dia da comp).

    Filipe realmente surpreendeu, as passadas antes do aereo nao foram a coisa mais linda do mundo, mas o aereo foi e principalmente a rasgada que ele conectou logo na sequencia, e depois todas as outras manobras, mas a fluidez com que ele foi da aterrisagem para a rasgada seguinte é algo surpreendente!

    Acho que o mineiro ensacola o Daynolds facil, mas se perder vai ser "pesado". Pra quem tem surf pra ser campeao do mundo, iniciar o ano com um 25 é fueda.

    A bateria do Panda vai ser interessante, torço muito pra que ele complique a vida dos juizes.

    Outra bateria que acho que vai ser legal é a do Zietz e Klohe, sera que a sardinha vai pra que lado? Quero so ver!

    é isso ae meu colega surfocrata, vamos ver o que nos espera hoje de noite!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. valeu meu camarada!
    Concordo contigo quanto ao Filipinho, a imagem ao vivo então foi sensacional, pois estavam focando no Bourez e derepente surge o Filipe aterrisando, sinistro demais...já arrancou da juizada um 9 na primeira bateria...bom sinal.
    Tomara que esteja certo sobre o Mineiro, mas sei não...
    Um gringo que esqueci de falar e acertou a rasgada do dia na primeira fase foi o Jordy...quéquefoiaquilo!!!!
    Não sei porque o Patterson não aproveitou aquele dia meio fechadeira em que ele pos a meninas na agua pra colocar os caras...ia sair notão ali...
    hoje acho que tem...
    abçs

    ResponderExcluir