quarta-feira, 27 de julho de 2011

MUNDIAL MASTER RIO 2011


Em algumas baterias, a forma dos caras, o nível de surf e de competição era literalmente uma viagem no tempo. Ainda mais para a imaginação de quem só pode acompanhar o surf competição durante a década de 80/90 por revistas e jornais, as vezes com um delay de 3 meses.
A primeira bateria de hoje foi uma dessas, já falo dela.
Infelizmente só pude ver essa ao vivo,
O evento começou as 9, eu estava na praia desde as 7 e meia, e obviamente, já tinha que estar no trampo nesse horário. Enrolei a primeira bateria e depois não teve jeito, o telefone começa a reclamar no bolso e tive que me mandar. O metro é perto do Arpex e em 20 minutos estava vendo a segunda bateria no escritório.
A transmissão em inglês esta show de bola.
É um privilégio ouvir Nuno Jonet, em qualquer língua, diga-se.
O experiente locutor Português esta convenientemente revivendo ao menos 20 anos de sua longa carreira narrando esses caras novamente.

Nunca imaginei ver TC neste cenário, linda foto - Foto: site do surpersurf
Antes de falar do evento, gostaria de dar uma letra sobre a forma de disputa. Achei muito legal, as 5 primeiras fases os atletas disputam baterias de 4 atletas (com revezamento) valendo os 4 melhores resultados da seguinte forma: 10 pontos para o primeiro, 7 pontos para o segundo, 4 pontos para o terceiro e 1 ponto para o quarto colocado. No final das 5 fases, soma-se os 4 melhores pontos e define-se quem vai as quartas de final em bateria homem a homem.
 
Voltando ao surf Peterson virou no final mostrando o bom e velho estilo bronco de ser e de não desistir nunca, embora seus três adversários levassem clara vantagem ao surfar de frente para onda nas velozes esquerdinhas do arpex. Shea Lopez ficou em segundo, Herdy em Terceiro e Barton Lynch em quarto.

Na segunda bateria tive a grata surpresa de ver Richard Lovett surfando.
O cara teve um grave problema de saúde, salvo engano, foi um cancer ósseo raro no fémur. Logicamente que após esta notícia o cara sumiu.
E ele ta surfando tão bem qto antes, mesmo estilo, joelho direito dobrado, braços coordenados e um backside afiado, contudo, nada pode fazer perante um endiabrado Fabio Gouveia, que estava literalmente, desfilando nas esquerdinhas, atrás veio Kaipo, que apesar do peso extra que carrega na pança ainda solta suas bancas de backside, em ultimo ficou Elkerton, que deve ser o cara que mais esta odiando esta condições, embora tenha passado por mim sorrindo antes da bateria.
Mas eu, como fã, gostaria de ver Elkerton num mar grande e fechadeiro. Seria show, ele, como Peterson, sempre se destacou em mares que ninguém queria cair.

As fotos nestas condições, agua cristalina, ceu azul, onda pertinho da beira, ficam sensacionais, "furtei" algumas do site do campeonato, mas tem várias outras lá, é só conferir clicando aqui

Até o fim da semana vou pegar a medida dessa prancha do Kong e mandar fazer uma pra mim. Foto - site do campeonato
 Na terceira do dia Renan Rocha levou fácil, com Jake Patterson em segundo e Derek Ho pertinho dele.
O engraçado foi ver Richie Collins tentando curar sua ressaca no mar, não deu...


Tom Curren se brasileiro fosse, seria Mineiro, certeza.
No finalzinho, quase que como não quer nada, "roubou" a segunda posição da bateria.
Posição esta que estava sendo disputada a tapa entre Jojó e Teco.
Victor estava nesta bateria e surfou uma atrás da outra, passando em primeiro, com sobras.

Teco com sua rasgada marca registrada - Foto site do evento


Na quinta bateria Nathan Webster disparou na frente, com uma bela disputa de segundo lugar sendo disputada entre Occy e Ricardinho Toledo (gostaria de ter visto esta bateria num homem a homem em 95, com esquerdas perfeitas, vc não?).
Brad Gerlach parecia em situação semelhante a de Collins e começou a surfar de base trocada. Protagonizou o momento comédia ao rabear Occy numa boa onda. Não foi uma interferência, foi uma rabeada. Engraçado. Brad over Occy.
Ricardinho de sunga...surfando pra caramba, mas ninguém merece...
Occy surfando pra caramba tbém, in shape
Natham Webster, se não fosse a cara enrugada de sol e cachaça, dava pra afirmar que é o mesmo magrelo que venceu, de fish, o WQS de Ubatuba em 95.

Luke Egan style - Foto site do campeonato


Na ultima que pude ver hoje, Luke Egan quebrou tudo desde o inicio e deixou a briga pelo segundo lugar entre Fabio Silva e Rob Bain, com o brasileiro levando, em ultimo ficou o havaiano Marty Thomas.



Não custa lembrar que estamos no inverno. ano louco esse, verão com altas, inverno flat...vai entender - foto: site do evento
Ainda tivemos baterias da grand master,mas não pude ver, tinha que trabalhar uma hora não é?
Amanhã estou lá cedo, espero que role o campeonato antes do que 9 horas, porque enquanto esperava vi um free surf de qualidade com atletas de ambas as categorias quebrando logo cedo no arpex.
fui

Ranking primeira fase categoria Master depois de duas rodadas

1 Victor Ribas (Bra) - 20 pontos
1 Nathan Webster (Aus) - 20
3 Shea Lopez (EUA) - 17
3 Renan Rocha (Bra) - 17
3 Mark Occhilupo (Aus) - 17
3 Luke Egan (Aus) - 17
7 Peterson Rosa (Bra) - 14
7 Guilherme Herdy (Bra) - 14
7 Fábio Gouveia (Bra) - 14 
7 Teco Padaratz (Bra) - 14
7 Fábio Silva (Bra) - 14
7 Kaipo Jaquias (Haw) - 14
13 Richard Lovett (Aus) - 11
13 Tom Curren (EUA) - 11
15 Richie Collins (EUA) - 8
15 Jake Patterson (Aus) - 8
15 Rob Bain (Aus) - 8
18 Derek Ho (Haw) - 5
18 Jojó de Olivença (Bra) - 5
18 Brad Gerlach (EUA) - 5
18 Ricardo Toledo (Bra) - 5
22 Barton Lynch (Aus) - 2
22 Gary Elkerton (Aus) - 2
22 Marty Thomas (EUA) - 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário