domingo, 3 de julho de 2011

SANTIAGO MUNIZ VENCE

E o argentino brasileiro, ou seria brasileiro argentino, Santiago Muniz venceu a grande final da categoria Open do ISA Games Panamá.

O Campeão nos braços da galera - Foto site do evento


A bateria final foi digna de final de WT. A diferença entre o primeiro e o último foi de meros 1,33 pontos.
Com o vice ficou o experiente australiano Mick Campbell, com Thomas Woods em terceiro e Ian Gouveia em quarto.
Particularmente nunca fui a favor da alteração que a ISA promoveu em 96, com a retirada do status de amador do campeonato, permitindo que profissionais façam parte do evento. Acho que perdeu-se um pouco daquele glamour de Campeão Mundial Amador, enfim...
Mas percebeu-se desde o inicio da mudança que muitos adoraram a alteração, com profissionais podendo defender não a si, mas sua nação.
Desde o inicio dos eventos ve-se caras como Campbell, Hedge, entre outros, deixando seu lado patriota falar, vestindo a camisa da seleção mesmo, o que não deixa de ser bem interessante, num esporte individual como o surf.

É importante, contudo, levar a sério as criticas feitas ao evento, como Jeremy Flores, que não tinha razão de reclamar da bateria em que foi eliminado, mas tinha razão em salientar que deram 2 pontos e 8 pontos para a mesma onda. Isso jamais pode ocorrer. Se encararem a critica de modo construtivo, no proximo ISA já poderemos ver um julgamento menos flutuante.

Destaques:

O Surf no Brasil é definitivamente mais evoluido do que qualquer lugar da América do Sul e Central. Não por acaso que temos exemplos de atletas estrangeiros que cresceram por aqui e evoluiram muito mais que seus conterraneos.
Marco Giorgi é um exemplo desses, Uruguaio, veio pequeno para SC. Surfou muito, mas ficou na semi da repescagem.

Marco Giogi  o gringo de Garopaba - Foto site do evento


Michel Rodrigues, pouco tinha ouvido falar, mas surpreendeu...parabéns.

Michel Rodrigues - Foto site do evento


Rafael Pereira, venezuelano, bom surfista, deu calor em todas que disputou, deve se aproveitar de vários secret na região caribenha, tá com bom apoio, deve correr o WQS.

Rafael Pereira - Foto site do evento


Silvana Lima, nossa heroina não chegou na final, e daí? Não precisa provar nada pra ninguém, mas tirou um 10 pra galera mesmo assim...

Silvana Lima - Foto site do evento


Mick Campbell, depois de 98 nunca mais foi o mesmo, dizem que ficou meio maluco, virou lutador, sei lá...sei que continua com um backside mortal e competitivo.

Mick defendendo sua nação - foto site do evento


Ian Gouveia, ficou em quarto, mas se fizesse 2 pontos a mais era campeão. É muito jovem, mas já tem kilometragem em muitos picos do mundo. Acho que seu destino é WT. Pelo que vi nos WQS mes passado aqui no Brasil, tem um bom grupo de amigos Jesse Mendes, Santiago Muniz, Alejo Muniz, que certamente o instigarão diariamente e vice versa. O aereo reverse pra ele esta ficando tão fácil quanto falar.

Ian Gouveia, a fruta nunca cai longe do pé - Foto site do evento


Santiago Muniz. O grande campeão, tem um surf vistoso, cheio de estilo e com um vasto repertório de aereos. Falei ontem que acho que é direito dele optar defender a bandeira Argentina, mas é inegavel que é uma grande perda para o Brasil. O bom é que ele não mudou em nada seu jeito de ser pela opção que tomou. Seus amigos são os mesmos, seu jeito é o mesmo e que continue assim. É outro cujo destino é o WT. Deve estar louco para poder acompanhar o irmão nos tops e acho que logo, logo isso ocorre. Parabéns pelo título.

Santiago Muniz - campeão - foto site do evento


clique aqui para ver a fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário