domingo, 11 de dezembro de 2011

PIPEMASTERS 2011 - ÉPICO

Épico é a palavra que define bem este Pipemasters 2011. Realizado em apenas 3 dias de competição, aproveitando um consistente swell com cerca de 15 pés de pico para iniciar o evento com condições espetaculares.



O primeiro dia do Pipemaster de 2011 merecia um filme a parte. A imensa maioria dos Tops foi massacrada pelos locais e convidados. E TODOS OS SURFISTAS PERDERAM PARA O MAR e a temperamental rainha do North Shore. O blog parceiro trombonedevara fez um pequeno resumo do esculacho que Pipe deu nos melhores surfistas do mundo.

Inclusive poucos embates foram realmente disputados. Mesmo quem vencia, acaba vencendo por pouco. O mar estava realmente grande e difícil e mesmo monstros sagrados do Hawaii como Shane Dorian, não conseguiram mais do que 7/8 pontos na soma de suas duas melhores ondas na primeira fase.
A parada era SOBREVIVENCIA. Se sobrevivesse ao expresso pipelineano a vitória poderia ser uma consequencia, poderia...

Estes 3 dias de Pipemasters foram recheados de personagens. Teve o suicida Laurie Tower, o esforçado Kolohe Andino, o estiloso Mason Ho, os contundidos Adriano, Miguel e Alejo, o win or wall Julian Wilson, o eficiente Evan Valiere, o mineiro KS, o menosprezado Jadson, a pipepromessa Medina, o sortudo KP, o eyes of tiger Parkinson, o espetacular Jamie O e o supremo João João.

talvez a imagem mais bonita do evento. filhote Perrow
vibrando pela vitória do pai. foto: fotos do evento
Infelizmente o time verde amarelo não conseguiu passar bateria alguma, a exceção de Gabriel Medina, de quem eu falarei mais a frente.

Willian teve uma chance de ouro na mão. Graças a diversas contusões o caterinense, 35º do mundo foi agraciado com um convite para este Pipemasters. De cara pegou uma lenda viva do esporte, Patrick Shane Dorian. Nem sei se o Panda pensou nisso quando entrou no mar, pois o real adversário era o Oceano. E "ele" esta furioso. Ondas de 15 pés fechando implacavelmente sobre a bancada.

O próprio Dorian, após uma vaca cabulosa mudou de tática e começou a buscar ondas menores, justamente para somar pontos e avançar e o fez com pouco mais de 6 pontos de somatório. Willian sentou lá fora e buscou uma grande, achou, desceu retoside e só. Fica para a próxima com a lição de que como a mutante transformação oceânica, as táticas tem que ser revista, no mínimo, a cada 5 minutos. Conhecendo o retrospecto do grandalhão de Balneário Camburiu, ficou a sensação de que ele poderia ter ido a frente. Melhor sorte em 2012.



Miguel Pupo tinha 3 adversários em sua bateria. Um experiente local, Evan Valiere, o mar, cabulosas séries de 12 a 15 pés, e uma recente lesão no joelho. Considerando tudo isso, achei os cerca de 3 pontos do paulista um ato de heroísmo. Ele me lembrou muito Binho Nunes na suas tentativas (não mostradas no video abaixo), ao dropar a onda já buscando a trilho do canudo, sem "perder" tempo na base da onda, colocando-se com muito estilo para dentro de grandes tubos fechados. Além de não conseguir achar a saída dos tubos, Miguel tomou a vaca demonstrada no video, partindo a bóia. O que conta no Hawaii são atitudes, e encarar de cabeça erguida os 3 adversários acima citados concedeu alguns pontos de respeito no North Shore ao jovem Pupo, que pode surpreender incautos do WT em esquerdas grandes e tubulares do tour 2012, duvida?



Raoni Monteiro já é uma lenda. Já faz parte da história do esporte com o seu curriculum e principalmente suas atuações em ondas de consequencia. Sua vitória em Sunset 2010 só veio coroar um surfista que SEMPRE busca as maiores e o mais crítico. Honra a cidade de onde vem com um surf de encher os olhos dos mais exigentes críticos do surf mundial e é um dos brasileiros mais respeitados no tour. Sua bateria contra Jamie O foi semelhante a do Panda. Ao invés de caçar as cracas, visando simplesmente passar o heat, acho que Monteiro devia ter arriscado em algumas menores que passaram. Evidentemente que é muito fácil "gralhar" aqui, sentado na frente do PC, sequinho e sem morras assassinas quebrando sobre minha cabeça. Mas diante do potencial de Raoni e o fato de que o hot local não ter conseguido mais de 6 pontos de somatória, a chance do brasileiro passar a bateria parecia estar ao alcance das mãos.
Encerra o ano de altos e baixos, com seus altos sempre coincidindo com condições de oceano desafiadoras. Acho que a única coisa que falta a Raoni é constância. E precisa encontra-la urgentemente.



Jadson André fez uma das únicas baterias verdadeiramente "bem disputadas" do evento. Onde, apesar do mar cabuloso, os dois atletas (Jadson e CJ Hobgood) realmente se enfrentaram e a decisão ficou a cargo dos magistrados do surf. Acho justo dizer que a colocação do potiguar no ranking não reflete o nível de seu surf. Talvez tenha sido o atleta que tenha perdido mais disputas apertadas no ano, sendo injustiçado em diversas oportunidades (como na sua primeira onda deste heat) e costumeiramente perde surfando bem.
Ninguém pode pensar que Jadson é "one trick poney" ou maroleiro. Pode não ter dado sorte nos eventos com big surf, mas em todos representou muito bem, botando para baixo sem medo de ser feliz, caçando canudos sinistros. Pena que depende da caneta para avançar. Surf tá sobrando. Tomara que não desanime, pois é nome para figurar entre os top 10 ou acima.



Adriano de Souza é outro que chamo de Herói. Ele e Pupo deviam ganhar uma medalha da Dilma! A ASP não podia pedir por um competidor melhor. Aplicado, confiante, brigador, surf no pé e abusado. O tour não é um concurso de popularidade e Mineiro sabe disso. Por isso, mesmo não sendo o melhor do dia, ele pode vencer no final. Neste Pipemaster, visivelmente travado pela lesão no joelho esquerdo (já tinha uma lesão em processo de cura no direito) não conseguiu avançar, mas deu uma "dura" em Jamie O que novamente passou com somatória ínfima. Torço muito para que Adriano passe as férias tratando suas lesões. Talvez a saúde seja a única capaz de barrar a gana de vencer de Adriano de Souza, herói do Brasil.



MEDINA

Gabriel Medina afastou de vez o possivel burburinho que surgiria se fosse mal em ondas de consequencia. Se não fosse bem em Pipe certamente os corneteros de plantão (gringos) diriam que é bom só em beach break e aereos.
Bom, rolou o inverso do que a macumba gringa pretendia.
Em meio a boatos (fofocas) de que Gabe estava abusando da hospitalidade havaiana, dando voltas e rabeando geral em suas caídas (coisa que duvido muito), desde a coletiva de imprensa, a sensação do surf mundial se mostrou extremamente humilde e sem caras e bocas, sem extravagancias, entrava para suas baterias buscando aprendizado, conhecimento e com sorte alguns tubos para a memória.

Já de cara, vendeu uma kombi para o sul africano Travis Logie. A VW já colocou plaquinha na fábrica do ABC Paulista de vendedor do ano para Medina e lançará programas de financiamento para os endividados gringos que viciaram no simpático utilitário alemão.



Em seguida, mesmo ficando em último na bateria do NO LOSERS, ganhou mais kilometragem nos canudos e fez um somatório que venceria 99% das baterias da primeira e segunda fases. Além de km, Gabe, começa a enfileirar admiradores. Reconheceu que nunca tinha caído em Pipe nas outras 5 vezes que visitou Oahu por conta do crowd, e mesmo o mais recalcado dos críticos gringos teve que reconhecer que o moleque demonstrou atitude e principalmente, uma semente na rainha do North Shore. Gabe ainda vai vencer em Pipe. É a impressão que ficou.



Impressão esta que só aumentou após a vitória sobre Shane Dorian. Num mar já menor, mas ainda com picos de 6 a 8 pés, com perdidas de 10 pés eventualmente, Gabriel não teve respeito pelos mais velhos e menos providos por cabelos no couro cabeludo e despachou o ícone havaiano com a simplicidade que Pipe requer, descer, entubar e sair. Importante: fez isso com estilo e inteligencia, usando a prioridade como poucos. Pode ter parecido um erro, liberar a prioridade para Shane faltando 3 min para o fim. Mas foi um ato de defesa bem executado, na minha opinião. Até porque Patrick Dorian só fez vacar neste heat, o que demonstra também que a cobra ainda fumava a ponta do swell em Banzai neste momento.
Dorian deve ter saído tonto do heat. Sua vaca na tentativa para backdoor foi assustadora. É o dilema de pranchas. Se estivesse com umas 3/4 polegadas a menos de bóia, era capaz de completar o drop e quem sabe? virar a bateria.





Se for para perder, que perca para o campeão, não é? Gabriel ficou próximo de fazer uma semi final na sua estréia em Pipe. Faz a gente viajar em como ele (e os outros brazzos) pode ir bem nas canhotas perfeitas que o itinerário do WT fará em 2012.
Em qualquer situação começar perdendo de muito é um complicador a mais e a nota 9 de KP na primeira onda foi justa e deu o norte da disputa.
Gabe foi bravo e não abaixou a guarda. Deu o troco com outra onda excelente. Um bomba de 8 pés plus com dois tubos. Deram 8 alto, mas merecia mais. Nada que influenciasse o resultado, já que o aussie estava iluminado. Inclusive vindo na onda imediatamente atras para fazer o back up de seu 9.
Quando KP conseguiu sair daquela craca para backdoor, só uma onda muito boa para virar o placar e a que veio fechou. Brilhante a estréia do Golden Boy em Pipe. Vai dar casamento isso, vai vendo...



FINAIS

Merecimento? Não tem a ver com esporte de julgamento subjetivo. Eficiencia, tem. E KP foi o mais eficiente, por isso levou.
A verdade é que adoramos quando um underdog vence, quando temos uma surpresa com o resultado.
Mesmo tendo imensas restrições ao surf de Kieren Perrow, tenho que dar o braço a torcer de que foi mto legal ve-lo vencer o Pipemaster.


felicidade genuina. contagiante. foto: fotos do evento
Acho que se voce for reconhecidamente bom em apenas um aspecto do esporte, no surf o melhor é ser reconhecido como bom em morras, casca grossa, ou seja, aquele que se destaca quando o oceano desafia apenas os melhores e destemidos. Tem gente que é reconhecidamente bom em merrecas, Kieran é reconhecidamente bom big rider e tube rider, especialmente quando a situação esta over control.
Pelo menos de minha parte, é um prego em todas as outras condições de mar. Estilo feio e desconjuntado, mas acabou de entrar para a história como Pipemaster.

Foi definitivamente um premio para o articulado KP, que chamamos de "conspirador" pelas influencias (nem sempre positivas) que tem em determinadas decisões dos cartolas do esporte.
Tenho certeza que o magrelo aussie será presidente da ASP um dia. Aliás, ficaria extremamente feliz se ele resolvesse largar a competição e virar cartola de uma vez. Desculpem, mas acho o surf do KP uma poluição visual e não ter que ve-lo passando baterias com batidinhas e rasgadinhas e por mérito do adversário que não achou nada, seria um alívio para este humilde escriba.
Se virar Presidente da ASP a primeira missão teria que ser a de melhorar as premiações e promover o circuito mundial de ondas grandes. Competir lá seria uma ótima.

O surf competição tem muita coisa do futebol. Clichê absoluto, mas o surf competição é uma caixinha de surpresas.
Este campeonato não era de KP ou Joel. Nem do KS e do Bourez. Era do João João e Jamie O. Esses é que tinham que ter feito as finais.
Os caras que eram para ganhar, arrepiaram durante a competição. Coisa de filme mesmo. Se pegarmos apenas as ondas de JOB e João João Florence, dá uma parte de filme das mais iradas, mesmo que coloquem valsa como música de fundo. Mas pecaram no timing. Explodiram cedo demais.
Jamie O tinha tudo para faturar seu segundo pipemaster, mas foi derrotado pelo morning sickness. foto: http://vanstriplecrownofsurfing.com/billabongpipemasters2011/photo_gallery/bpm_day_3

Jamie O quebrou no evento todo e perdeu para o morning sickness de Pipe, pois Parko não fez nada demais para levar a primeira quarta de final.

Já João João...

Diogo Alpendre, editor da SurfPortugal, via twitter, comentava que KS não esteve no ritmo certo em nenhuma disputa deste Pipemasters e não obstante este fato, foi melhor do que Jamie O e João João. KS é o mestre no quesito "hora certa" dentro de um evento.

Até digo que KS só não levou o campeonato porque "teve" que explodir antes da hora, senão perdia para um infernal João João nas quartas. Na realidade ele já começou a esquentar as quilhas contra Kalani Chapman, mas a bateria contra o João Polaco foi algo a mais, algo espetacular. Mais um capitulo do livro de mágicas do careca sanguinolento. Privilégio da nossa geração esse Floridiano. Nossos netos vão lamentar não estarem vivos nestes anos que finalizaram o século 20 e iniciaram o 21.
KS em mais um dia de finais em Pipe. Agora quer ser jogador de golf profissional. Ok então, né? foto: globo.com

João João contribuiu, ao entregar a prioridade no momento errado. Diferentemente de Medina x Dorian, KS não esta no line up, ou seja, Florence não precisava entregar a prioridade. Entregou, KS não perdoa. Vai ter gente dizendo que deram a virada. Mas achei justa a nota final do careca.

SEMIS

Após essa bateria do KS com o João João, meio que rolou um heat bom e outro apagado.
A primeira semi foi excelente a segunda nem tanto.

Na primeira, Joel e KS fizeram um duelo de gente grande. Vira vira novamente, só que desta vez contra o careca sanguinolento. Joel conseguiu achar a saída de algumas esquerdas impressionantes. Parecia que tinha um turbo na sua prancha que o empurrava para fora do canudo fechado. KS abrilhantou a vitória com uma atuação soberba.
KS já anunciou que vai pegar leve em 2012, como já fez em outras ocasiões, o lance é que se ele for bem nas primeiras etapas (na primeira melhor dizendo) ele vai querer o décimo segundo título com certeza. Mas se for mal em Snapper talvez tenha chegado ao fim esta segunda passagem do KS no tour.

João João primeiro de 10 títulos da Triple Crown.
Quer apostar? foto: fotos do campeonato
A segunda semi foi bem morna, apesar do 10 do KP mais nada apareceu para ajudar os caras a melhorarem. Esta bateria definiu o título da Triplice Coroa em favor do João João. Bourez ainda tinha chance caso fizesse a final. Mas, convenhamos, o título descansa muito melhor nas mãos do Florence.

FINAL

Mesmo sendo severamente mal julgado, KP passou por cima de Joel com extrema eficiencia. Sua segunda final consecutiva no pico mais famoso do mundo.

Foi bela e merecida a vitória de um dos Pipemasters mais eletrizantes da história.

Em breve aqui no blog, análise dos Tops para 2012.
Aguardem.



10 comentários:

  1. Caracas, meu bruxo tá du C....
    Depois comento mais vou até divulgar. Cheguei hj ao sul.Com tempo confiro mais. Bola prá frente tá O SHOW!
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Valeu Castro....
    acabei tendo que trabalhar fds e fiz um post só pro campeonato...mas tem muito o que falar dele...
    dei uns pitacos lá no trombone tbém...
    abç

    ResponderExcluir
  3. "Já de cara, vendeu uma kombi para o sul africano Travis Logie. A VW já colocou plaquinha na fábrica do ABC Paulista de vendedor do ano para Medina e lançará programas de financiamento para os endividados gringos que viciaram no simpático utilitário alemão. "

    hehehe...

    Bom, eu sou uma das "gentes" que tu citas. Achei que deram a virada pro careca! E fiquei muito puto! A campanha do Joao Joao tava linda, o evento tava lindo, e achei que mancharam o evento com o julgamento do 9.7 do careca. Mas blz, mudemos de assunto...

    Junto com Jamie O e Joao Joao estava o Evan Valiere. O tubaço que ele tirou em uma de suas primeiras baterias foi algo super humano. O cara dropou muito atras do pico e ficou fundo o tempo todo! Do cascalho!!

    Valeu a "linkada"
    abs

    ResponderExcluir
  4. nada bro...o negócio é divulgar o surf, aqui no surfocracia ou lá no Trombone.
    Po, sabe que quando vi a onda do careca eu tbém achei que foi exagerada a nota, mas depois revendo a onda, a primeira seção foi animal e o cara ganhou velocidade nela, tanto que acabou ficando pouco deep na segunda seção. Se não era para virar, era perto.
    Sabe que achei bem feito pro João João. Para ele não se tornar aqueles caras que surfam muito mas competem mal.
    Esse erro dele tem que ter sido o último, senão perderá seguidamente em 2012.
    Esse Evan foi foda mesmo. Encarnaram os fantasmas do Andy e do Sion nele, pois nunca tinha visto o cabra surfar tanto.
    Ele não é novinho no cenário, ta sempre ali, só que nunca ia longe.
    Esse havaianos tem a vida fácil demais. Tinham que mofar nos aeroportos da vida do WQS para poder um dia correr o Pipemaster...
    ABÇ

    ResponderExcluir
  5. A onda do careca realmente foi uma CRACA! Mas sei la, achava que o JJ merecia ter passado.

    Sobre o "erro" acho que o jao jao é um cara que ta ali mais pra surfar do que competir. E penso que veremos mais vezes ele optar pela tatica de vencer a bateria melhorando seus scores do que marcando e impedindo que o competidor consiga scores.
    Vamos ver 2012!

    ResponderExcluir
  6. Fala meu camarada, q pilha no Perrow, q não pecou e confiscou dólares e troféu. Perrow, argh para Presidente q campanha né! Agora brother dizer q na sua humildade, o surf do Kiero é feio, desengonçado, q falar do Bronco nos aúreos tempos. Qto aos coments s/João João e o Jamies, parece q a lycr pesou na real. Afinal a comunidade dos indios avaianos, tava toda de ôlho firme. Vc vê e understand, os malas, Kaley, Makuko e Patacho, comentando e afirmando q ...q...q...vai ti fucking. O bom é q o Gabriel, roubou a cena, o moleque assustou os gringos e tá no maior clima amistoso. Cumprimentou Dorian nágua, não ouviu ninguém nas areias e fêz o q devia fazer; pegar as boas. IMAGINE SE O CABRA INVENTA DE GANHAR E BOTA NA CABEÇA, E VAI PRA ARENA AFIM. Sinceramente acho q não estava na hora do muleke, arregaçar tanto. Mas sei q esse caneco tá na manga, ele pode tirar a hora q quiser. Perdão enqto for NOVO. Enqto ainda não entende dessa suja e ordinária politica surfistica. Sim, porq certas cartas JÁ ESTÃO MARCADAS. E vejo q vc já está bem por dentro, hem meu brother. Continue assim, com essa retórica show. Logo quero ver sobre os Tops. abçs

    ResponderExcluir
  7. Haháaaaaaa quase esqueço o tal do Evan Valisere, ele não trabalha para a fabrica de soutiens não. O bixo só fica por dentro e bem por dentro dos tubos. Mas lá nas terras de Pipe, todo ano tem um indio do lugar q arregaça.é isso e temos dito.Abçs a trombonera q anda ligadissima. Qto ao KS é aquilo de carta marcada, né!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Castro!
    Cara, eu pego no pé dos pregos que de uma forma ou outra acabaram chegando no WT. Acho que o WT é nível, é pra gente como KS, Medina e afins, não para Perrow, Kling e afins, saca? Kerrow não é prego, surfa bem ondas boas, mas com um estilo horrorozo e sem conseguir dar um décimo das manobras que a galera do WT faz.
    O Kling coitado, não pode nem falar que é bom em ondas grandes.
    Pego no pé no estilo do Perrow, mas não contestei sua habilidade, muito menos seu go for it. Ele se joga! Aliás, tivemos muitos exemplos de caras com estilo feio mas que sempre se destacavam quando os famosinhos que surfam na ponta dos pés ficavam na areia tremendo de medo. De cabeça vai alguns:
    Bronco, po, o estilo dele era não ter estilo, é pé na porta e porrada na cara, HERÓI NACIONAL, sem mais;
    Vetea David, o Poto, credo, estileira dos infernos, mas sempre que tinha canudos ele beliscava um pódium (lembra aquele Hossegor que o Teco levou em cima do KS em 94? Tinha tubos, Poto em terceiro), aliás deve ter sido o primeiro a competir com bóias que tinham medidas de meio iguais ou maiores que as de um long board;
    Tony Ray, talvez o pior estilo de todos os tempos, mas se jogava em qualquer coisa, quase ganhou o Eddie;
    Michel Rommelse, tinha até quem gostava, comparavam ele com o Carroll (heresia pura), mas ganhou uma Triplice Coroa, ou seja, CV de respeito;
    Enfim, Kieren mereceu o título e fica a lição que quando há ondas os favoritismos não são tão certos assim.

    Cara, eu hoje posso afirmar, NÃO DISSE? Tenho falado que o berço do Medina é uma das ondas mais poderosas de nosso litoral, com várias excelentes opções em volta e ondas grandes (sendo claro grande para padrões WT, ou seja, 10/15 pés, o moleque um dia pode pegar o gosto e cair em monstros como Jaws, Ghost Tree ou Marvericks, mas vamos com calma) não seria um grande obstaculo, especialmente se contarmos com tubos.
    Se ele achasse outra boa tinha reais chances de deixar Perrow em quinto e ele avançar. Mas tudo tem sua hora e a impressão deixada neste Pipemasters foi pra lá de positiva.

    Quanto aos locais, não sei se pesou a camisa ou eles simplesmente competem mal. Jamie O perdeu numa hora muito ruim do mar, então acho que não teve culpa.
    Agora JJ reprovou na matéra competição. Ainda mais contra o Careca Sanguinolento. KS estava voltando para o Outside, ele nem tentaria pegar a onda que JJ despencou, se fosse defesa de posição até entendo, mas não era.
    Ele tava a fim de fazer mais um canudo, imagino.
    De qualquer sorte, levou a Triplice Coroa, aos 19 anos. Imagina aos 39 (idade do careca)?
    Evan é um bom surfista, mas não passa disso, é um novo Larry Rios, se tentar a vaga até entra para o WT, mas seria fácilmente devorado pelos medalhões do tour, como o Larry foi.
    é isso ae...
    abção

    ResponderExcluir
  9. tb acho que o JJ tava nessa, queria pegar mais canudo, mais um 9, botar o careca na kombi. Ai ai ai.. o KS leu os pensamentos do guri e deu no que deu!

    ResponderExcluir
  10. Nota dez os coments, tbem acredito q João João só queria se divertir e deu mole. Medina se diverte mas tem foco. 2012 vai ser show viver, Gabriel e Pupo, devem redefinir alguma coisa no tour.Aposto nos mulekes sangue bom.Abçs

    ResponderExcluir