domingo, 4 de março de 2012

WT 2012 - MALDITOS ARBITROS!


Taj Burrow levantou o caneco da primeira etapa do WT 2012. 
Numa final muito polemica o australiano derrubou o melhor surfista do campeonato, Adriano de Souza. 

Adriano de Souza. Esse menino só nos dá orgulho! Outra final. foto: http://quiksilverlive.com/progoldcoast/2012/photos%2c161.pt.html



Antes de falar desta bateria e da polemica em si, gostaria de demonstrar alguns dados colhidos pelo providencial heat review. 

Notas acima de 9 do campeonato: 
  • Fase 1 - 6º Bateria - KS, Tubão no inicio, finalizando com reverse; 10º Bateria - Bourez, tubão de saída e bofetadas; 12º Bateria - Florence + Snapper rodando;
  • Fase 2 - 2º Bateria - Taj, 2 fortes no outside (a segunda espetacular, bem na cara do Dane) e mais 5 bem definidas no inside; 5º Bateria - Jordy, 5 manobras fortes, nada demais (8,5 tops); 7º Bateria - Kerr, tubão de inicio e 2 boas;
  • Fase 3 - 10º Bateria - Wilson exagero, foi um 7 alto, na moral, depois de uma primeira manobra fortissima, outras 4 convencionais. Wilson de novo e outro exagero, iniciou forte de novo e só (quem joga truco sabe o quanto vale a primeira). Dolly, digo, Melling pelo critério da bateria era um 9 mesmo, até melhor do que os 9 do Julian, as 2 primeiras foram iradas;
  • Fase 4 - 4º Bateria - Taj, 4 manobras, primeira e última estúpidas!;
  • Fase 5 - 3º Bateria - 10 do Parko, talvez a analogia mais interessante com o 9 da final. Era onda de inside também, e com 6 manobras, como a do Taj. Só que enquanto Burrow repetiu 3 vezes a mesma manobra, parko veio variando com mais força e velocidade, além de iniciar forte e finalizar forte;
  • QUARTAS - 1º Bateria - Adriano,  aéreo monstro no inicio, finalizando com outro; 
  • FINAL - Taj, sem manobras fortes de inicio, sua primeira mais ou menos foi a terceira, quando emendou mais 5 boas, embora convencionais, com a última sendo um reverse. (7,5 ou 8 tops).


Conclusão: Mudança de critério injustificada. A exceção da nota 9,43 de Taj Burrow na final, em todas as outras notas acima dos 9 pontos deste campeonato o surfista começou com uma manobra forte ou um tubo.




Como no futebol, árbitros (perderam a moral para serem chamados de Juizes) deviam aprender a não se complicar. 

Se durante todo o evento, inclusive no dia da final, o critério para uma nota excelente (acima de 9) era começar forte e finalizar forte, porque muda-lo na final? Ou melhor na semi final, já que o 8 alto do Taj é uma piada, não contou com manobra forte de inicio e acabou valendo um décimo a mais que o 8 alto do Jordy Smith, muito melhor surfado, com mais variedade e criatividade.

A bateria final foi surfada bem por ambos os atletas, o que destoou foi a nota 9 do Taj, se ela fosse adequadamente julgada, como uma das melhores do dia, diga-se, seria uma nota 8, ou 8,5 talvez, o que quer dizer que a última onda do Adriano, nota 7 e pouco, que achei justa, seria mais do que suficiente para lhe garantir a vitória.




A exemplo do que já ocorreu aqui no Brasil (Owen x Mineiro), nos EUA (Mendes x Gudauskas) os juizes acham que sabem o que o público quer. Acham que o público, leigo ou não, quer ver o seu atleta, do seu país, erguendo a taça. Tolos!

O verdadeiro esportista quer ver a lisura do esporte, quer ver o melhor vencer. Quer presenciar a conquista que só o esporte pode oferecer e garanto que a grande maioria, apesar de torcer para um ou outro atleta, não se importaria com o resultado hoje, desde que o melhor tivesse vencido.

O sabor que fica é amargo, poderia ser doce. Malditos Árbitros!

BRASILEIROS

Adriano de Souza - Esta mudando a forma de um planeta observar o surf do Brasil e seus atletas. Garra, determinação, confiança...esta tudo ali. Se continuar com esse fogo, arrisco dizer que chega a Bells para tomar a liderança (que lhe seria de direito) do circuito. Fez sua segunda final neste evento, na última vez que o mar ficou realmente bom neste campeonato de Souza estava na final. Covardemente foi lhe tirada a vitória hoje, mas tenho certeza de que vai levar essa etapa um dia. 
Teve vitórias significativas neste campeonato. Marcou território ao barrar o rei dos 6 estrelas Andino, deu 2 tapas com luva de pelica na cara de um de seus mais mais ferozes adversários, Owen e finalizou abotoando Kerr numa clara inversão de papéis, explico, durante anos os surfistas tupiniquins foram acusados de serem previsíveis e repetirem sempre os mesmos movimentos, nesta semi, o brasileiro era a estrela criativa enquanto o gringo era o one trick poney. Até Sean Doherty conseguiu ver a diferença entre os caras e fazer seu único comentário coerente em quase 10 dias de transmissão, um record! 




Miguel Pupo - Outro que sofreu com o garfo arbitral. Venceu sua bateria da quinta fase contra Ace Buchan, mas não levou. Ace recebeu um empurrão nota 7 com 3 manobras. Teve revista especializada que chegou a elogiar a atuação do australiano, dando-lhe uns km/h a mais do que realmente conseguiu fazer, mas a verdade é que Pupo levou aquela bateria e do jeito que vinha era bem capaz de apavorar Burrow nas quartas. 
Quando falei dos top 34 disse que um dos poucos pontos fracos do surf do jovem Pupo era seu backside. Ainda acho isso. Acontece que o ponto fraco do moleque bate o ponto forte de muito operário do tour. Tomara que me surpreenda novamente em Bells.

Heitor Alves - Com o surf de costas para a onda no nível de excelência que sempre o caracterizou, começou bem 2012 com um nono lugar. Esta é a analise de resultado do cearense. Mas a bem da verdade Heitor pouco mostrou após passar (e muito bem) por Jeremy Flores na terceira fase. É admirado por todos do circuito, especialmente de costas para a onda. Tem que querer mais em Bells.




Raoni Monteiro - Iniciar o ano sem apoio é dureza. Vida que segue, Monteiro começou mostrando experiência para barrar dois moleques na primeira fase. Na terceira fase, contra Jordy Smith, só achou uma boa faltando 7 minutos para o fim, e mesmo precisando de pouco, foi bloqueado pelo sul africano na onda em que acertou um lindo aéreo. Alguém avisa ao Eike a oportunidade de fazer $$$ que ele contrata Raoni na hora...

Gabriel Medina - Pressão! Ela muda as coisas...Medina confessou que se sentiu um pouco nervoso, apesar de ser uma pessoa naturalmente calma. Surfou bem na primeira fase, mas Raoni competiu melhor e na segunda fase acabou perdendo para Yadin Nicoll por puro acidente de percurso, já que o australiano não fez nada demais e Medina acabou com a melhor nota da bateria. Aguardo grandes coisas do Medal ainda na ilha continente...




Alejo Muniz - Estava um pouco preocupado com o catarinense. Sua lesão do ano passado o impediu de competir em Noronha. Mas Alejo chegou nos cascos em Snapper e continua com a linha e estilo impecáveis. Falhou na parte tatica neste evento, especialmente naquele capitulo "Malandragem e afins". Faltou malandragem para o jovem Muniz na sua bateria da segunda fase contra o sul africano Travis Logie, após ter sido surpreendido na bateria da primeira fase pelo compatriota Heitor Alves. Se ele tivesse feito um movimento para esquerda durante o drop da última onda de sua bateria contra Travis, teria colocado o adversário em interferencia e passado o heat. Reclamou, mas não adiantava...

Alejo aprendeu uma coisa ou outra sobre malandragem nesse evento. foto: http://waves.terra.com.br




Jadson André - Evoluir é preciso. Jadson provou que é capaz disso. Desde que começaram a criticar aspectos de seu surf, o incansável potiguar só faz evoluir. O backside de Jadson em ondas gordas ainda precisa de reparos, principalmente cutbacks, snapback e rasgadas. Enquanto sua batida de costas para onda esta entre as melhores do circuito, as demais armas do arsenal estão demasiadamente fracas. Completou as melhores manobras de sua bateria de estreia, mas sempre em ondas curtas. Fez uma bateria equilibrada contra Jeremy na segunda fase, mas um canudo deu a vitória ao francês. 

GRINGOS

Taj largou na frente e como de costume é um dos candidatos óbvios ao caneco. Mudou de equipamento e todo mundo esta falando que ele esta surfando melhor. Não vi diferença alguma, sinceramente. Nem entendo porque estão todos falando mal das Firewire. Quando Taj começou a usa-las todo mundo só sabia elogia-las, foi o polaco pegar umas do Mayhem para surfar e pronto... ouro virou chumbo. 
No fundo, no fundo, pouco tem a ver com a bóia, mas sim com a $$$$ do contrato de exclusividade. 




Joel fez o primeiro dez sem tubos desde Medina em Imbituba 2011. Foi pisoteado por Jordy Smith, mas até ali estava com o surf mais bonito do evento.

Jordy Smith esta com aquele estilinho esquisito, mas esta com mais vontade do que em 2011, olho nele em Bells. Foi garfado na semi final...




Josh Kerr, muitos acham que ele é só aereo, o verdadeiro e único one trick poney. Concordei com essa maioria até o ano passado. Kerr mostrou que pode entubar em qualquer tamanho e parou de alisar as ondas até o aereo, incluindo belas rasgadas e batidas a sua rotina. Venceu o careca e ganhou moral, mas Mineiro mostrou que ainda falta algo para ser um top 5.

João João - na segunda bateria dele neguinho já mostrava video com "melhores ondas de JJ em 2012", tenha dó! Foi bom ele perder logo na terceira fase. Para sair um pouco do foco pós temporada havaiana (onde ele quebrou muito, mas muito mesmo). Se chegar em Bells anonimo pode sair campeão.

KS continua? com certeza. foto: http://waves.terra.com.br
Careca Sanguinolento - O Surf Competição aguarda uma decisão do Sr. Robert Kelly Slater. O atual campeão do mundo continua o mesmo...talvez melhor. Ele já venceu mundiais começando a temporada mal, começando bem, nem começando...então a derrota nas quartas não quer dizer nada...deve ir a Bells normalmente, e ninguém estranhara se balançar o sino de novo.



Resuldado do Quiksilver Pro 2012

1 Taj Burrow (Aus)
2 Adriano de Souza (Bra)
3 Jordy Smith (Afr)
3 Josh Kerr (Aus)
5 Kelly Slater (EUA)
5 Owen Wright (Aus)
5 Adrian Buchan (Aus)
5 Joel Parkinson (Aus)
9 Miguel Pupo (Bra)
9 Heitor Alves (Bra)
13 Raoni Monteiro (Bra)
25 Gabriel Medina (Bra)
25 Jadson André (Bra)
25 Alejo Muniz (Bra)


Taj começa 2012 na frente. Providencial para o patrocinador dele este resultado...não?. foto: http://waves.terra.com.br

16 comentários:

  1. alem do mais Taj perdeu um pouco o controle na ultima manobra. Quando brasileiro ou surfista "sem nome" faz isso, os comentaristas na hora ja começam a falar que nao vai sair nota pq nao executou a manobra com controle.

    Isso ae coleca, malditos juizes!

    ResponderExcluir
  2. Valeu parceiro Trombonera...tava lendo a resposta do careca a sua pergunta...(http://trombonedevara.wordpress.com/)

    a resposta deixa no ar um pouco do sentimento de saco cheio que o KS tem da rotina. Mas uma vez iniciado o evento o careca se transforma...

    no sanguinolento...


    abção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, achei interessante a palavra que ele usou, "jaded" na verdade "pretty jaded" e confesso que nao conhecia a palavra, pesquisei e decidi usar estafado, talvez fuja um pouco do significado mas acho que no final o sentimento é esse que vc falou, de saco cheio!

      E vi materia na waves que o careca falou que nao sabe se surfa Bells. Acho que se a previsao de ondas for ruim ele nao vai mesmo. Pois nao deve ser facil se transformar no sanguinolento sem a ajuda de Netuno!

      Excluir
    2. Pois é brother...uma coisa que talvez role, senão pelo KS, pelo patrocinador dele, seria se sacrificar e ir, mesmo não estando a fim, por conta do delicado momento que o surf esta passando e a necessidade que o esporte tem de ter TODAS as suas estrelas competindo...

      a quik não esta num barco muito melhor que a billa, e seria de bom tom, pra não falar bom senso, que o KS compareça...

      por outro lado, KS é um notório egoista. Ele mesmo já se autocriticou falando que vencia 25 mil dolares num campeonato e não pagava o jantar de ninguém...
      lembra aquele episódio com o Sunny (entre mtos) e aquele campeonato especial nas Mentawaii?...campeonato daqueles que distribuia grana pra galera e distribuiria ainda mais se o sanguinolento fosse...o KS cagou pro evento e o Sunny disparou, Kelly é o cara mais egoista que conheço...

      a conferir, né?

      abç

      Excluir
  3. Pois é a cada novo evento tento entender como funciona a avaliação dos juízes da ASP e sinceramente, ainda não consegui, pois em um evento agem de uma maneira e em outro as mesmas manobras são avaliadas de forma diferente somente para as estrelas do tour. Comecei a assistir os eventos ano passado e ainda estou aprendendo , pois gosto de competição seja o esporte que for, dessa maneira, estou muito a vontade para falar que enquanto não houver uma ASP mais idônea, com maior lisura - A coisa fica escancarada demais - principalmente, com os brasileiros e com os não australianos , isso pra mim é o maior mal para evolução no esporte ( se é que pode ser considerado um esporte?), pois a maioria acha subjetivo, na minha opinião acho que é sim um esporte. Sendo assim fica difícil a cada evento mudar a avalição e o que é pior independente de torcer pelo brasil sem ufanismo você já sente que os caras formam uma máfia no palanque, e que se estiver na bateria Taj, Parko, KS as avaliações já mudam e isso é muito ruim para a evolução do surf.

    ResponderExcluir
  4. estamos juntos nessa amigo...

    eu, voce e um monte de gente não consegue entender o que se passa na cabeça daqueles caras...todo mundo é otário e só eles é que são malandros, sabe?

    Não sei se tem a ver com nações e preconceito, ou com políticas...
    Mesmo porque o juiz brasileiro deu 9,5 para a onda do Taj.
    Creio mais em interesses de uma combalida firma de surf e ver sua marca no topo do pódium...

    abç

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito revoltado com a nota do Taj...mas fazer o que agora é tentar manter o ritmo, esse ano com os holofotes voltados para o Medina to sentindo que é como a pressão do titulo mundial em cima do Mineiro deu uma aliviada e deixou ele mais leve, mas tb com mais sangue nos olhos...esse texto deveria ser enviado pra ASP pra pelo menos eles se tocarem que não estão conseguindo fazer a gente de trouxa...

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rafa...pensei nisso também...menos pressão com mais determinação. Adriano estava com a macaca neste evento a ponto dos gringos estarem apontando ele como favorito...foi o melhor do campeonato, fácil!
    e agora o lance, como vc falou, é otimizar o momento.
    Adriano e Miguel são os caras que vão chegar em Bells com mais moral (talvez o KS e Joel tbém, né? kkkk pelo histórico no pico)

    abç

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo,

    Antes de mais, deixa-me dizer-te que é bom ter mais um bloggeiro a opinar na internet!

    Deixa-me dizer-te que, na minha opinião, estás a misturar coisas que não podem ser misturadas. As condições de mar estiveram sempre diferentes, logo, o critério muda de dia para dia, por vezes até, no mesmo dia! E quando o critério muda, os surfistas são informados, garanto-te. Se não havia tubos no último dia, o critério não podia ficar parado para entrar nas notas excelentes por causa disso..

    Dá uma olhada neste post para perceberes melhor o que estou a dizer http://linhadeonda.blogspot.com/2012/02/partilha-de-uma-dica-no-julgamento-de.html

    Um abraço!

    Diogo Alpendre
    www.linhadeonda.blogspot.com
    www.surfportugal.pt

    ResponderExcluir
  8. Grande honra receber aqui no blog um comentário do Mestre Alpendre.

    Li seu post e o divulguei no twitter, excelente, por sinal.
    Concordo que o critério deve mudar (e muda) durante o evento, inclusive no mesmo dia e que os atletas devem ser avisados da mudança e os motivos da mesma.

    Mas neste caso específico duvido muito que tenha havido esta mudança oficiosa de critério.

    E continuo com a opinião de que houve exagero na nota 9,43 do Taj, já que ela não se compatibiliza com qualquer outra nota acima de 9 do evento, nem mesmo aquela obtida por Adriano no dia da final e em condições de mar se não identicas, mto parecidas a da final.
    Não combina com as outras notas porque em todas elas houve o "money turn" na primeira ou no máximo segunda manobra enquanto que na malfadada onda da final a primeira manobra de impacto só ocorreu no quarto movimento, ou seja, em outra seção da onda que não o outside ou a primeira seção, entende?
    Achei a onda do australiano espetacular, como várias outras dele, mas essa não valia o que foi anotado.

    Acho que não há qualquer critério que justifique uma nota maior do que 8 para aquela onda, de modo que acho justo afirmar que o resultado final não foi correto, o melhor não venceu, acho inclusive, pela reação nos videos, nem o Taj achava que tinha levado.

    minha grande dúvida, em verdade, recai no motivo pelo qual a nota recebeu 1 ponto inteiro a mais do que realmente merecia?
    Nem claim houve...kkkk

    grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc brasuca, neste final dado ao Alpendre. Tem mais um blog irado dos portuga que questiona e releva a vitória do Burrou. Logo lhe passo.Enqto isso prá mim a transa tá no poder das Marcas, o tal pico do pais q rola e sua torcida e na sandice da ASP em deixar a coisa rolar entrar nesse tunel de situações. Pupo e Mineniro, na terra dos Koalas e cangurus foram peixinhos garfados, fisgados, sei lá a citação pro acontecido. Surf é Surf. Dropa ou não dropa! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falasse tudo Castro, aqui e la na Castro Zone tb.

      Excluir
  10. Hoje não é o 15 de outubro, mas é o dia dos mestres aqui no Surfocracia...
    Mestre Castro falou e disse!

    ResponderExcluir
  11. ae Castro, tentei fazer um comentario la na Castro Zone mas nao rolou, escrevi as letrinhas codigo umas 10 vezes e sempre falava que estavam erradas!

    Bacana seu texto, falasse tudo!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto, bela síntese do campeonato. E o mais importante, não caiu na armadilha fácil da patriotada ou complexo de vira-lata: Os juízes forçaram a barra pra quem é do país, como tem acontecido em muitas outras etapas. Concordo que no total Mineiro foi muito melhor do que Taj durante o campeonato. Agora é aguardar a próxima etapa

    ResponderExcluir
  13. Valeu Angelo.
    Pois é, WT, digo, WCT agora só em Bells, mas dia 12 já começa um 6 estrelas do Mundial Star (vai voltar a se chamar QS mais dia menos dia) lá na terra dos onitorrincos...brasileirada ta chegando com tudo. Camaras, Willian, Jano, Guigui, Hermes, enfim...a trupe toda...
    será top!

    ResponderExcluir