quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ESPERANDO POR PIPELINE

Este Pipemasters 2011 não definirá o título mundial, já entregue duas vezes para o KS no episódio mais constrangedor da história da ASP, mas além de ser a etapa de maior prestígio do circuito mundial, ela ainda definirá quem leva o Rookie of the Year, quem serão os Top 32 e principalmente, reputações.

Pipeline é o lugar para se construir ou para se destruir uma reputação. A temporada não começou lá essas coisas, mas se o mar subir de verdade, alguns moleques terão pela frente a chance de se provar e calar a boca de muitos gringos que adoraram apontar o dedo para a nova geração brazuca e dizer, só são bons em beach breaks, ou alimentar ainda mais estes dizeres.

foto: surfline.com

Temos história nas ondas grandes como nação, mas em Pipeline nossos competidores nunca conseguiram fazer grandes apresentações, salvo honrosas exceções. A nível de resultado no tradicional evento havaiano temos a final com o Pepê Lopes em 76, semi do Bronco em 94, semi do Herdy em 96, semi do Renan Rocha em 2000 (com Herdy em 5º surfando muito), e semi do Paulo Moura em 2004, mas apenas o primeiro e os dois últimos resultados foram em Pipe de verdade.

Entre os moleques o único que não precisa provar nada é John Florence. Todos os demais ainda precisam construir uma reputação em ondas de verdade.

Desde que perdeu para Jadson na final do WT SC o careca criou esse papinho chato de que "se fosse em Pipe ou Chopes seria diferente".

No meu modo de ver, o que KS insistentemente (sempre que perde para brasileiros) tenta dizer quando afirma que "gostaria de enfrentar os brasileiros em Pipe ou Chopes" é o reconhecimento de que perdeu uma parte de seu reino. Em beach breaks, onde já foi rei, de onde veio aliás, o careca sanguinolento não manda mais, lá quem manda é um bando cangaceiro repleto de moleques com menos de 25 anos. 

Mas também é a afirmação de que em determinadas condições o rei quer provar sua majestade. Põe a prova sua coroa em Pipe porque ali, o malicioso hendecampeão sabe que não será derrotado por um bando, sabe que poucos moleques terão um relacionamento intimo com a canhota mais assustadora de Oahu. 

Pipeline é onda de pouquíssimos Reis. É necessário domar a danada para se dar bem no lugar, não adianta, tem que ter intimidade, se sentir bem para ir bem. J. Florence é príncipe ali, mas a rainha pode se engraçar com Owen, Gabriel, Miguel, Alejo, Mineiro, Jadson, assim como pode esmaga-los. Os estragos que o temperamento de Pipe podem causar são grandes e podem ser permanentes.

Por fim, acho que quando o careca perde em ondas de fundo de areia para um brasileiro e afirma que se fosse em Pipe seria diferente ele espera que um brasileiro NÃO seja capaz de fazer com ele o que AI fez no vídeo abaixo. O careca na sua zona de conforto, surfando perto de seu melhor, colocando todos os outros 3 competidores em combinação, toma uma virada histórica, com 3 ondas espetaculares de Andy Irons.

Eu acho que ele pode se surpreender...ai ele finalmente terá que mudar o discurso. Não estou afirmando que os brasileiros irão bem na próxima etapa do WT, mas após 3 vitórias em ondas totalmente diferentes, alguém pode me culpar por ter esperança?





nesse link tem a mesma final onda a onda:

http://youtu.be/JYvfpAQbMw4

Nenhum comentário:

Postar um comentário