segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CRISANTO, O PRINCIPE HERDEIRO DE MATINHOS, REINA NA ILHA DO MEL

Num mar mexido, mas com tamanho rolou a 1ª Etapa do Circuito Pguá-Ilha do Mel de Surf 2012. Com transmissão ao vivo consegui ver algumas baterias, inclusive a final, vencida por Peterson Crisando, o único da final que nunca venceu uma etapa de WQS (Neco, Jihad e Caetano já e várias). Achei que Neco merecia a virada na última onda, principalmente pela primeira e última manobras, mas se virasse seria apertado. Jihad também surfou muito na final, que teve um vira vira emocionante nos últimos 5 minutos. Caetano Vargas foi o único que realmente não se achou na bateria decisiva. Altíssimo nível para a final, que faria inveja a qualquer etapa do Mundial, de uma belíssima iniciativa tanto no aspecto do surf competição como no caráter de educação ecológica proposto pelo evento. Parabéns a todos os envolvidos! 

Segue release da Agência Ehcom, Assessoria de Imprensa Oficial do Campeonato. Fotos de Guto Penteado/Shot Spot:


PETERSON CRISANTO VENCE 1ª ETAPA DO CIRCUITO PARANAGUÁ-ILHA DO MEL ECO DE SURF 2012

Realizado neste final de semana, no canto esquerdo da Praia Grande, evento marcou a volta do Paraná ao cenário do surf nacional e atraiu mais de 30 atletas profissionais .



O paranaense de Matinhos Peterson Crisanto mostrou por que é considerado um dos destaques da nova geração do Surf brasileiro e foi o vencedor da categoria Profissional da 1ª etapa do Circuito “Paranaguá-Ilha do Mel PRO-AM Eco de Suf 2012”, realizado neste final de semana, na Ilha do Mel.


O evento marcou a volta do Paraná ao cenário do surf nacional e reuniu mais 70 atletas amadores e 32 atletas Profissionais - como o catarinense Neco Padarataz, que garantiu a segunda colocação (12.82); e Caetano Vargas, atualmente o paranaense mais bem colocado no ranking nacional (5º). Há quatro anos o Paraná não sediava Competições de surf.


“Esse campeonato foi muito importante para mim, para entrar no ritmo de competição e ir preparado para Bali”, afirmou o matinhense Peterson Crisanto, que embarca na segunda-feira (01) para a Indonésia, onde irá representar o Brasil – e o Paraná - na disputa do título mundial Pro Junior que acontece entre os dias 06 e 17 de outubro. “Além disso, foi um prazer imenso ver que o nosso Estado está voltando com força total ao cenário nacional, abrindo portas para nova geração“, completou.



Peterson também levou a maior nota desta etapa: 9.17 na semifinal, a poucos minutos do final da bateria – o que lhe rendeu aplausos e garantiu a vaga na final da categoria. O campeonato teve outras emoções para Peterson: na primeira bateria, o atleta quebrou sua prancha ao tentar um aéreo reverse cinco minutos antes do final da
bateria. Sem desistir ele saiu da água, pegou uma prancha reserva e voltou para o mar a tempo de pegar sua última onda e garantir pontuação de 10.46. (nota: vale lembrar que o mar tinha um tamanho e varar a arrebentação não estava nada fácil, palmas para Crisanto!).

COMPETIÇÃO MARCA VOLTA DO PARANÁ



O gerente geral do Circuito e representante da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), Klaus Kaiser, disse que o Paraná sempre foi reconhecido no surf nacional pelas suas ondas e pelos seus atletas, entre eles, Peterson Rosa, Bruna Schmitz, Jihad Khodr. “A Federação Paranaense de Surf vive uma nova fase e a retomada dos campeonatos no estado dá uma injeção de ânimo nesta nova geração que está nas categorias de base”, afirma Klaus.


Neco destruiu tudo que viu pela frente, os juizes não acharam o mesmo na final


Já o presidente da Federação Paranaense de Surf, Jorge Batista, disse que a meta para o próximo ano é preparar equipes amadoras e profissionais para representar o Paraná em competições nacionais e internacionais. “Vamos concentrar nossos esforços nas categorias de base, trazendo excelência para o esporte e buscando incentivo financeiro - de empresas públicas e privadas - para que tenhamos cada vez mais atletas levando o nome do Paraná através do surf”, ressalta Jorge. Ele ainda diz que, o fortalecimento das associações de surf locais é fundamental. “A Associação de Surf de Paranaguá foi uma das grandes batalhadoras para a realização desta etapa”, elogia o presidente da Federação.
PRESERVAÇÃO



Durante o Circuito Paranaguá-Ilha do Mel Eco de Surf 2012 foram desenvolvidas ações para  conscientização ambiental de crianças e adultos. Estudantes da Universidade Federal do Paraná Litoral (UFPR-Litoral) e a Associação dos Surfistas de Cristo (ASCPR) promoveram palestras e atividades para estimular o cuidado com o meio ambiente e a reciclagem, ensinando às crianças como montar brinquedos com o reaproveitamento de resíduos.


patrocinador, competidor, político, Puga, o Interminável


O catarinense Neco Padaratz, um dos maiores nomes do surf brasileiro e o primeiro bicampeão mundial consecutivo de surf (WQS) – conta que há 20 anos não surfava na Ilha do Mel e que ficou impressionado com o estado de conservação do paraíso ecológico. “Ações de conscientização, principalmente com o apoio dos surfistas que são grandes parceiros da natureza, é fundamental para a proteção do Litoral do Paraná para as futuras gerações”, enfatizou Neco Padaratz.

RESULTADOS

O campeonato contou com a categoria Profissional (PRO) e outras oito categorias amadoras: Interna, para surfistas da Ilha do Mel e de Paranaguá; Junior, participantes que completam 18 anos em 2012; Mirim, até 16 anos; Iniciante, menores de 14; Universitário, para surfistas que estão cursando faculdade; e Curitiba, para surfistas residentes na capital. Surfistas nascidos em 1976 participaram da categoria Master, enquanto os atletas com mais de 40 anos correram a Gran Master.

Os resultados completos estão disponíveis em www.pugasurfshop.com (Ao Vivo).

Crisanto, o campeão...se tiver etapa em Matinhos o circuito é quase dele...




Confira os campeões de cada categoria:


§ PRO Masc. - Peterson Crisanto (13.03)
§ Interna – Nilton Haluche (9.00)
§ Junior – Raul da Silva (8.67)



§ Mirim – Aminandes Pamplona (7.17)

§ Iniciantes – Mateus Prado (8.27)
§ Universitário – Marcelo Saporski (10.17)
§ Curitiba – Guto Scavazza (9.16)
§ Master – Sandro Rohden (6.54)
§ Gran Master – Rodrigo Munhoz (7.53)
A competição foi apresentada pelo Bar e Restaurante Toca do Abutre, com patrocínio da loja Puga Surf Shop, South To South e apoio das Fundações de Turismo, Cultura e Esporte e da Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário