domingo, 22 de maio de 2011

KS COMENTA O REGRESSO DO SURF AOS LUGARES SEM ONDA

Li ontem, no globo.com, que o KS teria reclamado do regresso dos grandes campeonatos a lugares sem ondas, como RJ, NY.
Falei disso ontem, grana manda, sempre mandou e sempre mandará.
O KS, malandro que só, não reclamou propriamente dito, ele ponderou, que é necessário para o crescimento do esporte este regresso aos grandes centros, visando uma aproximação maior do público e indústria. Grana, lógico.



Foi certeiro ao falar que o campeonato em NY estará flat e será uma merda, não obstante o maior premio da história do surf profissional, um milhão de dólares. Ele já surfou lá algumas vezes, durante sua carreira amadora, já que a organização do surf nos EUA é por costa, o pessoal da costa leste (ks) e o pessoal da costa oeste e tem campeonatos na costa leste em tudo que é canto, carolina do norte, NY, Florida, e assim por diante.
O KS ponderou, por fim, que talvez seja necessário uma mescla das coisas, ou seja, algumas etapas em ondas ruins, mas próximo ao público e outras em lugares de Dream Tour mesmo, como Indo, Fiji, Polinésia, etc.
Pode ser, mercadológicamente isso acabará acontecedo de uma forma ou outra.
Mas acho que a ASP deveria focar numa vocação que o surf praticamente iniciou, Transmissão pela Internet.
To achado que até ta demorando pra neguinho achar um jeito de cobrar para transmitir ao vivo pela net.
A qualidade já esta boa pra caramba e as transmissões estão cada vez melhores, menos monótonas, diga-se.
Pois na praia, entre uma onda e outra não há mto que se fazer, ou ver, talvez observar as gatas, comer uma parada, ouvir um som, enquanto que em casa, durante a própria transmissão há replays rolando solto, análise de manobra quadro a quadro, e algumas com cameras de altíssima definição, ou seja, show garantido, entretenimento puro.
Isso é algo a ser pensado pelo pessoal que faz campeonato aqui no Brasil.
Algumas semanas atras, eu estava totalmente de molho, pé pra cima em casa, sem nada pra fazer. Nas mesma data estava rolado o prime de Trestles e o Super Surf lá no Rio Grande do Sul.
Poxa, cara, de boa, mas dava vergonha de ver a transmissão do Super Surf, ainda mais se compararmos a transmissão lá na Califa. Aqui tinhamos UMA CAMERA, uma é sacanagem! Num mar gigante, ressaca, os surfistas longe pra burro, o locutor que não tem nada a ver com isso, falava, "Ó lá, fulano, desce a ladeira...bate no lip..." e o coitado do cameramen, da-lhe correr de um lado pro outro, atras do surfista e nós aqui na telinha, "porra, acha logo o cara", nisso o locutor, fala "manobra, incompleta"...e nós aqui, PQP!!!!
Desisti da transmissão no momento em que o campeonato na califa começava. Primeiro pelo show dos brasileiros na prova e segundo pela qualidade da transmissão.
Não sou puxa saco de gringo, nem de americano, nem nada disso, mas cara, eles sabem fazer um show, uma transmissão, replay, comentários, e principal, levam o surf a sério, como esporte mesmo.
Equanto nas nossas transmissões em portugues, neguinho ainda se perde mto na tal da interatividade, que é legal, mas não é tão legal assim, não precisa ficar lendo as merdas que neguinho escreve a toda hora.



De qualquer forma, o KS tá certo ao reclamar, acho que se a transmissão for boa, o WT nem precisa ser feito em praia com acesso, leva os caras de Helicóptero, hehehe, não é pra tanto, mas o que quero dizer é que o Surf chama mais a atenção em ondas boas, é até mais fácil de entender o esporte, não há tanta loteria, nem tanta tática, o surf é definido na onda.
Num pico com altas, em 30 min tem onda suficiente pros caras pegaram 2 boas e fazerem de tudo nela, deixando o trabalho mesmo pros juizes.
Enquanto em mar ruim, é sorte, loteria, diminuindo o esporte e a qualidade do atleta.
abç

Nenhum comentário:

Postar um comentário