quarta-feira, 25 de maio de 2011

SERMÕES DA IGREJINHA DE ITAÚNA

Bom galera, acabou agora pouco a 11ª bateria do primeiro round do Coca-Cola Oakley Saquarema WQS Prime, evento que oferece $250.000,00 de premiação com o campeão levando 6500 pontos e 40 mil verdinhas pra casa.
6500 Pontos equivalem a um terceiro lugar numa etapa do WT.
Saquarema, não tem jeito, é pico gringo, amanheceu flat, zerado, zerado mesmo. Fizeram uma reunião as 6.30 da matina e decidiram aguardar a mudança da maré, pois o swell era certo e o mar iria reagir durante o dia, e dito e feito, por volta de 10 hrs da manhã já viamos series de meio metro entrando no point (segundo meus informantes, ratos de praia do Rio de Janeiro, na capital não tinha nem metade disso neste mesmo horário). E o mar foi reagindo bem durante o dia, com ondas de pouco mais de um metro sendo devidamente destruidas pelos tops.

Baterias

Quem caiu mais cedo acabou se dando mal em comparação a galera que só precisou surfar a tarde, porque o mar foi melhorando. Prova disso foi a eliminação precoce de uma das esperanças locais, Leonardo Neves, bi-campeão (tem esse hífem? eita lingua dificil) brasileiro e ex integrante do WT. A bateria foi mto apertada e Leo acabou precisando de mto pouco para desbancar Jay Quinn, que passou em segundo. Em primeiro ficou Michel Bourez, que não aparentou sentir a lesão que o tirou da etapa do WT no meio da bateria contra o Mineiro.

Na segunda bateria, uma batalha de gringos, levou a melhor o frances Marc Lacomare, goofy dono de um surf bem power, se o mar subir aqui em saqua pode dar problema. Em segundo passou o australiano Yadin Nicol, que esta atras de outro bom resultado para se firmar entre os que entram no WT pós corte do meio do ano. Ele já tem um vice campeonato no prime de margareth river. Eliminados o Polinésio Alain Riou, por menos de meio ponto e o ex campeão mundial junior Maxine Huscenot, da França (se não me engano ele é das Ilhas Reunião).

Na terceira, numa das mais disputadas até agora com diferença de menos de um ponto entre o primeiro e o quarto colocado, levou a melhor Lincoln Taylor e Ben Dunn, deixando o havaiano Granger Larsen e o americano Chris Waring de fora. Essa eliminação do Granger pode ser boa pros brasileiros, pois ele é um dos que estão perto da vaga pro WT pós corte.

Na quarta, 3 brasileiros contra o haviano Tonino Benson. O mar já apresentava boas condições no point de Itaúna, com ondas de um metro abrindo para ambos os lados. O havaiano surfou bem, mas ficou em quarto, com a disputa ficando mesmo entre os brasileiros. Pior para o integrante do WT Heitor Alves, que perdeu a vaga para Simão Romão por uma diferença de 0,60 pontos. Em primeiro passou Bernardo Miranda. Cumpre mencionar que os resultados foram apertados, mas não vi nenhuma divergencia de opinão do público e juizes, as notas estavam condizendo com o surf apresentado.

Na quinta aconteceu um SHOW, com letras maiusculas mesmo, de Jadson André, o cara tirou um 9,17, um 9,03 e descartou um 8,63. Foi disparado a melhor apresentação até agora, a facilidade do Jadson de voltar de aereos extremamente dificeis ainda na primeira sessão da onda só ratifica o que já falei dele, ainda vai ganhar uma etapa do WT esse ano. Em segundo lugar ficou o australiano Stu Kennedy (olho nesse moleque), deixando de fora o paulista David do Carmo em terceiro com o conterraneo Thiago Camarão em quarto. Foi uma pena pros dois, mas mais pro Thiago, que vinha de um pódio no prime da California. Melhor sorte pra ambos em Imbituba. O mar essa hora pra mim já estava de gala. Pico de qualidade é outra história.

Na sexta bateria Raoni cumpriu o prometido e passou em primeiro com um surf de local, surfando as melhores, com as manobras mais no crítico e no estilo. Em segundo veio o basco Aritz Aranburu (ainda bem que não sou locutor), deixando nosso Ricardo dos Santos em terceiro, por 1 ponto e em quarto Brent Dorrington, australiano que fez pódio aqui ha dois anos, salvo engano.

Na sétima o show man foi Cory Lopez, completou um aereo gigante, uma manobra e ganhou nota, to esperando a Nota Explicativa da ASP, hehehe. Surfou outras ondas mto bem, com mta força nas rasgadas de front nas já excelentes esquerdas do point. Em segundo veio Leandro Bastos, líder do estadual pro aqui do RJ e excelente surfista em condições pesadas, tem vice campeonato em noronha e ganhou um WQS aqui no Arpex ano passado, pode dar trabalho caso o mar suba mais. Essa dupla despachou Davey Cathels em terceiro e Nat Young em quarto. Nat é um cara chato na competição, mas amigo de todos fora dela, é um dos gringos que melhor se dá com os brasileiros do tour. Em duas situações esse ano já se deu bem por causa de brasileiros. No pro junior foi rabeado por Kristian Kimerson e passou uma bateria perdida por óbvia interferencia e em Margareth River, tbém boiou e levou, graças a interferencia dupla que Adriano e Hizonume criaram.

Na oitava o californiano ex WT Nat Yeomans passou em primeiro, surfando com mto power as esquerdas. Em segundo passou o atual WT Matt Wilkinson. Ambos surfaram bem, mas o que chamou a atenção nessa foi o fato do hot pro jr Caio Ibelli ter boiado tanto. Caio, do guarujá, completa qualquer manobra, literalmente, foi capa de revista gringa descendo uma bomba indonesiana e apostava uma cerveja que ele passava com o pé nas costas...o sul africano Shaun Joubert, tbém pro jr ficou em terceiro, mas nenhum deles chegou perto dos dois goofies que passaram. O mar continuava bom.

Na nona, Pedro Henrique, local, não tomou conhecimento de nada, nem de ninguém, fez suas ondas com autoridade. Mini Carroll surfou mto e mereceu. Em segundo ficou o californiano do WT Pat Gudauskas, com o gaúcho Rodrigo Dornelles quase passando em terceiro e o espanhol Gony Zubizarreta (primo ou irmão daquele jogador da seleção francesa campeã mundial de 1998) em quarto. Me chamou a atenção nessa bateria o surf do Pedra. É impressionante a linha do cara. Alguém tinha que contrata-lo pra ser free surfer e surfar onda boa como deve ser surfada. Competição é maldosa pra caras como ele.

Na décima, já com menos luz que o normal, Julian Wilson passa em primeiro, correndo atras do prejuizo, já que está mal das pernas no WT. Perdi outra cerva nessa batera, já que apostei que o Kolohe Andino passava junto com o Wilson...perdeu por menos de um ponto pro insosso Nic Muscroft. Esse é um daqueles que poderia ingressar a lista dos pregos patrocinados. Tem um surf eficiente, mas não chama aos olhos em hora alguma. Queria ver o Kolohe em condições clássicas em Itauna. Fica pra Vila.

Na décima primeira e última, porque o sol não deixou rolar a próxima, com o golden boy de Maresias dando seu show particular e não tomando conhecimento da galera. Ele, o Jadson, o Caio e o Miguel são os caras que estão voltando mais de aereo no mundo, arrisco. Em segundo, após uma dura batalha contra o atual campeão brasileiro, ficou o fenix! Jihad Khodr. Parceiro, gente fina, conheço Jihad desde qdo eu era maior que ele...faz tempo...um abraço pro meu amigo Jamal! Jihad virou contra o Jean com uma onda 8,23 devidamente detonada de backside, que os criticos sempre falaram ser seu ponto fraco. Em último ficou Billy Stairmand, da Nova Zelandia (não foi esse moleque que tirou o KS de Margareth River?).

Amanhã começaremos com a decima segunda. A bateria do mineiro, contra seus amigos, Junior Faria e Gilmar Silva e o Espanhol Hodei Collazo.
O mar vai estar de gala, e tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário