sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CIRCUITO MUNDIAL ASP - EFEITO MEDINA

Na novíssima tabela do World Ranking, famoso Ranking Unificado da ASP, que conta os 8 melhores resultados de cada atleta nos últimos 12 meses, com pontos obtidos em todos os campeonatos da ASP, qualquer que seja o nível WS, Prime ou WT, Gabriel Medina aparece entre os Top 10, na nona colocação.


Diante dos resultados do rapaz isso nem chama tanta a atenção na tabela quanto a coluna de grana arrecadada em 2011. Medina só ganhou menos que KS e Owen neste ano.

Medina é o exemplo do melhor que um atleta vindo da rotação pode fazer. Principalmente em pontos e grana. A ASP agradece. Foto: http://quiksilverlive.com/profrance2011/liveHD.pt.html
Isso deve dizer algo sobre os planos da ASP sobre a unificação de rankings, a valorização ($) das Etapas Star (6 estrelas) e Prime e a distribuição de grana entre os atletas, já que os dois melhores do WT e o melhor do WS e Prime (e agora WT) lideram a lista da premiação.

Lembro das reclamações do Bobby Martinez sobre as novas regras do circuito, sobre como um cara que não estava no WT poderia estar na frente dele no Ranking Unificado. Não vejo a confusão que ele afirma. Vejo que se ele tivesse investido em alguns Primes e 6 estrelas estaria, no mínimo, com o bolso cheio.

Apesar das críticas ao novo sistema da ASP, penso que há vários pontos positivos a se levar em consideração ao analisa-lo. Por exemplo Bobby reclamava que um cara que entra na rotação do meio do ano não tem chance alguma de título e não há razão disso acontecer.

Eu já penso que caras como Medina, Pupo, Kolohe, ou qualquer moleque desses que quer chegar no WT para apontar o dedo para KS, Parko, Taj, e cia e se candidatar a um título mundial, ganha, ao entrar na rotação do meio do ano, a chance de se ambientar ao circuito por meia temporada antes de se jogar na batalha para valer na temporada seguinte.

Além disso, como comprova-se pela coluna de premiação recebida do Ranking Unificado, a rotação semestral da a chance de caras que estão se destacando no WS e Prime de fazerem uma boa grana enquanto aproveitam para garantir seu seeding pontuando em etapas do WT, muito mais valorizadas, melhorando suas chances de um bom posicionamento no mutante e, na minha opinião, cada vez mais interessante sistema de Ranking Unificado da ASP.

Outra vantagem de se refrescar o sangue no meio do ano é que os novos integrantes do WT, muito provavelmente não estão nem ai para a disputa do título daquela temporada, permitindo estreias e disputas contra os medalhões com menos pressão, com possíveis modificações na disputa, tornando-a mais interessante. O que me leva ao próximo tópico.

Chama a atenção também no site da ASP a notícia de que a corrida pelo título Mundial de 2011 não acaba em Peniche. Ou seja, Medina impediu a possibilidade do careca ser campeão ainda no Velho Mundo, com a disputa durando ao menos até a etapa de São Francisco.

No que concerne as novas regras de Ranking (polemicas de julgamento são outro papo), creio que anda tudo como o planejado. Claro que sempre haverá espaço para melhoras e alguns ajustes, segundo declaração do Renato Rickel, já estão sendo pensados.

Por fim, são excelentes as previsões para os primeiros dias do Rip Curl Pro em Peniche, Portugal. As disputas podem iniciar já no primeiro dia do prazo. Deverá haver ação no Trials já na madrugada de hoje, 14/10.
Para ver ao vivo basta clicar neste link: http://live.ripcurl.com/?aid=1758&q=Tip2Tip

Vídeo das Finais do Quiksilver Pro France e um sobre o que se pode esperar de Peniche:




esse é ainda melhor, tem as notas 10...bem no finalzinho, vejam que Adriano já (ou seria ainda?) era assunto...


5 comentários:

  1. Quanto ao assunto ranking unificado, os competidores e quem acompanha o surf em geral, devem lembrar-se que uma das prioridades dessas mudanças era a de valorizar os primes e os 6 estrelas forçando de certa forma a presença dos tops nesses eventos paralelos, que provaram serem importantes na hora da degola. Agora, Bob Martinez deveria saber dessas intenções da ASP sobre esse novo ranking e correr atrás ao invés de ficar se achando privilegiado por ser estrela no WT... afinal a entidade rege um orgão profissional, então ele deveria trabalhar mais e parar de reclamar pois foi essa opção profissional que ele escolheu. O sol esta aí para todos e pra quem quiser descansar nos louros da fama, vá fazer free surf. Na real é o seguinte: Se vc quiser se manter nos tops tem sim que participar dos primes e 6*. Pô!!! do que esses cara reclamam? Estão no topo do surf competitivo, podendo estar disputando mais campeonatos consequentemente engordando mais a renda (afinal, são $ 100.mil dólares no prime..) além de manterem o rip competitivo... pra que ficarem quase dois meses as vezes sem competir? Os tops devem sim prestigiar os eventos da ASP. É isso aí!

    ResponderExcluir
  2. Nem digo os tops do WT participarem dos 6 estrelas, mas dos Prime com certeza.
    Inclusive, acho que tem uma regra obrigando-os a participar de no mínimo 2 Primes, sendo um na sua região e outro fora, algo do tipo, vou tentar saber melhor e te falo...
    abç

    ResponderExcluir
  3. Gilvan, colei uma pergunta respondida pelo Sunny Garcia, arespeito disso lá no trombone de vara, dá um clik lá e confere. abçs e tanks pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Castro,já dei o retorno lá no blog do trombone. Aliás, o tom da pergunta foi bem pertinente. Agradeço à vc a interação.

    Surfocrata, com certeza já lí algo sobre o mínimo de participação dos Tops nos primes e creio que vc está certo. Tô de acordo em relação a prioridade do prime e descarte do 6 estrelas.

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado heim, tb escutei essa da obrigaçao, mas nao tinha ja até esquecido.

    E soltasse o verbo heim Gilvan! Curti!

    Po, a gente que mal (bom, pelo menos eu) sabe enterrar de verdade a rabeta na hora de uma rasgada, que surfamos ondas bem mediocres, nao ganhamos nem 10% do que esses caras ganham e etc e tudo mais, estamos aqui amarradoes e felizes da vida po! Esse Bobby é um vacilao!!

    ResponderExcluir