sábado, 22 de outubro de 2011

WS ARPEX - IN LOCO e BOLÃO

Mundial de surf novamente na cidade maravilhosa. Após dois dias segurando o inicio, a ondulação prevista finalmente deu as caras na quinta feira. Desde então os organizadores do campeonato tem realizado dias longuíssimos para poder finalizar o evento no domingo, como previsto.

A estrutura é praticamente a mesma de sempre, não tem muito espaço no Arpex para se inventar. O diferencial deste evento é o mix de várias modalidades e música, já tradicional nos eventos no Arpoador. O nome do evento podia ser menos enrolado, Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf. O detalhe é que o evento da semana que vem é o Quiksilver apresenta Arnette Pro Jr.



Como ninguém me paga nada para ficar dizendo nomes de marcas apresentando outras marcas, chamarei este WS de Quik Pro e quando falar do Pro Jr, falarei que é o Arnette Pro Jr e pronto.

Para quem gosta de surf, ver um evento deste nível ao vivo é um prazer inenarrável. Até porque não é apenas ver o surf, é perceber todas as nuances que envolvem o evento.

Por exemplo é ver o experiente ex-Top do WT Dino Andino roendo as unhas em todas as baterias de seu filho, Kolohe, que quase mata o velho do coração virando baterias nos últimos minutos. Ouvir a torcida e o desespero do irmão do Wigolly Dantas e do pai de Kiron Jabour, tentando indicar onde vem as melhores ondas, com gritos e gestos. Presenciar grandes encontros e reencontros de verdadeiras lendas do surf nacional bem na sua frente e claro, encontrar alguns amigos e beber aquela gelada na areia vendo alguns dos melhores surfistas do mundo destruindo.

Luke Davis, Kolohe e Dino Andino, comprimentam Tiago Camarão. Só vi que o brasileiro estava na foto em casa.

É ainda, ver e perceber que além dos parentes, esposas e namoradas quem mais torce para os atletas são os próprios colegas de profissão, que vibram na área dos atletas ou em grupos espalhados pela praia, em cada onda completada, como se fosse um gol.

Aliás cada vez mais essa história de gringos e brasileiros, nós contra eles, esta no passado. Os jovens prós, geração internet, são integrados, amigos, independente da origem, batem papo, e se divertem, pelo menos até o soar da buzina, quando ninguém é mais amigo de ninguém, como deve ser. Na realidade, são todos pros viajando o mundo juntos, se puderem fazer isso se divertindo, melhor. Certo eles...

COMPETIÇÃO

O Arpoador é um palco tradicional do surf competição do Brasil. É uma boa onda. Um point break de esquerdas que proporciona muitas manobras, ideal para competição. O único problema é a sua inconstância. 
Este evento deu sorte. Sempre falo aqui e vou continuar falando, grandes eventos de surf no Rio de Janeiro devem ser moveis. Com uma grande e recortada costa a cidade do Rio teria muito mais a oferecer em termos de onda se o evento fosse móvel.

O nível técnico de um 6 estrelas a esta altura do ano é algo impressionante. Achei que valorizaram demais alguns aéreos mas no geral o julgamento esta muito bom, especialmente para quem vem quebrando lá de fora variando as manobras, 8 altos e 9 foram soltos aos montes. Ficarei nos destaques apenas, pois se for falar bateria por bateria faltaria espaço aqui no blog e paciência do leitor.


Hizu esta quebrando o Arpex. Foto: surfocrata

Até este sábado os destaques de presenciei foram: 

Hizonume Bettero, as longas esquerdas do arpex se encaixam como uma luva no surf do ubatubense que fez algumas das maiores médias do evento;
Halley Batista mesmo sendo eliminado, esta surfando muito, tomara que mandem ele para o Hawaii;
Kolohe Andino, competidor nato, vi ao menos duas viradas do californiano até agora e um fissurado, tanto na sexta quanto no sábado surfou antes da bateria, devolveu a lycra e voltou para a vala ao lado do evento e quanto acabava o campeonato era um dos primeiros a pular das pedras e crowdear o Arpex.
Thomas Hermes, a hora que esse catarinense começar a voltar mais dos aéreos malucos que tenta será ruim dele ficar fora do WT por muito tempo.
Keanu Asing, melhor backside atack do sábado.
Willian Cardoso, infelizmente um dos brasileiros com mais chance de entrar no WT no próximo corte não conseguiu aproveitar as duas etapas em casa e é destaque negativo, mas tenho certeza que irá para os eventos restantes com a fúria do panda.
Tiago Camarão, suas baterias estão sendo uma disputa pela segunda vaga. O paranaense radicado em São Paulo (sempre quis escrever isso, hehehe) estabelece desde logo um bom ritmo em suas baterias e deixa o pessoal comendo poeira. Deve entrar no WT no próximo corte e será um dos que mais aproveitará os tubos do tour. Essa galera que nasce no interior do PR é boa de prancha. Tinga é de lá também.
Jesse Mendes, cada vez que vejo esse moleque parece que esta surfando mais forte, com mais agua saindo de suas manobras. Evolução a olhos vistos.
Ricardo dos Santos, os melhores aéreos que filmei foram dele. Mesmo estando merreca para seus padrões, continua no evento e quebrando.
Pedro Henrique, fez uma bateria perfeita contra Leo Neves. Seu 8,5 foi o pior julgamento que vi hoje. Merecia 9 alto ou mais.
Filipe Toledo, esta no mesmo ritmo de Kolohe. Tem passado baterias aqui no finalzinho, mas sempre com muita competência nas suas finalizações.
Tiago Guimarães, é da mesma geração que Jesse, Ian, Filipe e cia. Esta passando dificuldades por falta de apoio, o que não lhe impede de quebrar e muito, umas das ondas melhor surfadas do sábado foi dele.

Fazia muito tempo que não via um logo de bebidas numa prancha. Bom  para o esporte. Nic Squires

BOLÃO

Infelizmente ficaram faltando algumas baterias para a definição dos 12 melhores, dificultando o bolão.

Bom, o dia de amanhã começa com a quinta bateria da fase dos 24, Hizonume deve passar, torço para Tomas Hermes, mas é preciso admitir que Mitch Crews é um surfista perigoso. O outro concorrente é Nicholas Squires, que chama mais a atenção pelo patrocínio de cachaça do que pelo surf. Aposto no líder do brasileirão.

Na seguinte deve passar Filipe Toledo e Ricardo dos Santos, na batalha brasileira contra Simão Romão e Thiago Guimarães.

Fase dos 12 - bolão

Na primeira dos 12, Kolohe x Pedro Henrique x Bernardo Lopes. O mar deve baixar um pouco mais em relação ao sábado, com a agua ficando ainda mais gelada. Acho que o gringo passa juntamente com Pedro Henrique.

Kolohe é um cara para se observar aqui e nos próximos eventos. Vai com tudo atras da vaga no WT.

Na segunda, Camarão x Neves x Farney. Camarão deve passar em primeiro deixando a briga pela segunda vaga entre os pesos pesados Farney e Neves. Dificil dizer quem passa, fácil constatar que será na base da porrada. Chuto no Leo Neves.

Na terceira, se minha previsão se confirmar será Asing x Bettero x Ricardo dos Santos. E acho sinceramente que a dupla verde amarelo barra o havaiano. Os dois brazzos indo de frente para o crime deverão saber aproveitar a vantagem.

Na última da fase, ainda contando com uma previsão certeira, será Mendes x Toledo x Hermes. Bateria para fazer filme. Todos voam mais que canário! Acho que Toledo e Mendes passam.

Quartas

Kolohe x Neves - Torcendo para Neves. Mas acho que o fenomeno americano passa mais essa.
Camarão x Pedro Henrique - Camarão esta surfando em nível de WT. Se tudo der errado Pedro passa. Camara portanto na semi.
Hizu x Mendes - Hizu costuma destruir nas primeiras fases. Se tivesse a mesma constância já estaria no WT de velho. Mendes parece ser frio nas suas baterias. Espera quando tem que esperar, corre atrás e marca quando necessário, aposto nele.
Ricardo x Toledo - Desculpem o trocadilho, não me contive. Dois ex companheiros de equipe. Se conhecem de outros carnavais em trips com o Zé Paulo para tudo que é canto. E tudo era para se prepararem para momentos como esse. Toledo esta surfando muito, mas se não houver uma direitinha salvadora, acho que o catarinense leva.

Semis

Kolohe x Camarão - revanche. Podia ser facilmente uma bateria do WT do ano que vem. Camara se vinga e vai pra final.
Mendes x Ricardo dos Santos - Jesse esta merecendo uma final há tempos, assim como Ricardinho merecia um resultado desses. Jesse passa.

Acho que Tiago Camarão leva e voce? Foto: reef.com

Final paulista no Arpex é minha previsão, com o Camarão levantando o caneco.
E tenho dito.

Videozinho:



Seguem fotos menos piores deste escriba nos últimos dias. Os videos vão sair...um dia.


Bruno Galini.

Nathan Brandi

Ulisses Meira

Gilmar Silva

Jack Flinstone

Adilto Mariano

Francisco Bellor

Luke Davis

Filipe Toledo

RIO. sem comparação

Luke Davis

Filipe Toledo

Ricardo dos Santos


Jean da Silva

Aritz Aramburu

Bóia com canaleta do Aritz. Vou fazer uma igual.

Mitch Crews

Marco Polo



Marcio Farney

Nenhum comentário:

Postar um comentário