sábado, 1 de outubro de 2011

PRIME AZORES - FINAL

O mar piorou muito para as finais e dificultou muito a vida dos atletas.
Como esperado Heitor preferiu não forçar a lesão no joelho, focando para o WT Francês que esta a poucos dias de iniciar. Desta forma, Miguel Pupo teve seu caminho facilitado para as quartas.

Na bateria seguinte Jay Quin decidiu o título Europeu a favor de Romain Cloitre, ao derrotar Alain Riou de forma convincente.

Tiago Camarão mostrou força e influencia ao barrar o atleta WT Brett Simpo. Força porque surfou bem e influencia porque sua nota 6 com uma manobra só denota simpatia dos juízes para com o brazzo, coisa não muito comum de acontecer. Aliás, coisa que só começa a acontecer quando os juizes já reconhecem o atleta. Perceba nunca há overscored de atleta desconhecido.

Camarão foi visivelmente prejudicado na semi final do prime Azores. De qualquer forma descartou 488 pontos e colocou no lugar 4225 e aumenta consideravelmente suas chances de integrar o WT em Snapper 2012. Foto: reef.com

Na última da fase 5 kolohe Andino liquidou Travis Logie com uma ajudinha dos juízes que achataram a nota da melhor onda do sul africano.

Ontem acabei agourando Miguel Pupo sem querer. Perdeu indevidamente para Nat Yeomans na fase 4 e por uma bobeira perdeu novamente para o ianque nas quartas. Pupo era o cara para vencer este evento, mas são essas imprevisibilidades que fazem do surf  um esporte tão apaixonante.

Na segunda das quartas Jay eliminou o bravo Leo Neves. O mar estava muito mexido para as pesadas passadas do carioca. Perdeu precisando de pouco mas fez um belo quinto lugar, descartando 700 pontos e somando 3120 pontos. Sobe no ranking.

Na terceira Camarão eliminou Fred P, numa bateria em que não competiu tão bem, deu um molezinho para Fred ao perder a prioridade numa onda fraca. Mas o havaiano não achou grandes coisas e Brasil nas finais.

Na última da fase, para minha surpresa, CJ surfou muito para eliminar Kolohe, embora tenha achado a melhor onda do CJ overscored (talvez para compensar a nota ínfima dada para o melhor aéreo da competição ainda na fase de 3 atletas) e a melhor do Andino underscored.

Na primeira semi Nat continuou caindo pouco da prancha e competindo muito bem para eliminar Jay Quinn da competição. Nat não gostou muito de ser considerado um underdog, apesar de estar fazendo seu melhor resultado em anos.

Na segunda a simpatia dos juízes por Camarão acabou. Numa bateria muito disputada, Tiago precisava de 5,17, CJ pega uma onda fechada e consegue aplicar duas manobras, leva um exagerado 6 e pouco. Tiago vem na imediatamente atrás e aplica duas fortes e diferentes recebendo apenas 6,17, que seria suficiente para a virada, não fosse o 6 e pouco que o CJ recebera.
No finalzinho, Tiago quase comete interferência. A situação foi igualzinha a que ocorreu entre Alejo e Jordy nas quartas de Snapper. Tiago tinha a prioridade, mas esse privilégio acaba com a busina de fim da bateria. CJ dropou na busina, ou seja, a onda era dele, Tiago tentou interferir, e se a onda fosse de potencial poderiam ter anotado interferência contra Tiago.
Tiago ficou revoltado, com razão. A empurrada ocorreu na onda do CJ super valorizada e na do Tiago desvalorizada.

Os juízes deram a vitória a CJ. Clifton James não precisava disso, mas agradece os 6500 pontos que lhe colocam novamente na briga por uma vaga no WT de Snapper 2012. foto: espn.go.com

Numa final norte americana, dois goofy footers disputaram os 6.500 pontos.
Nat Yeomans acho que foi o cara que menos caiu da prancha no campeonato e estava levando o evento até que os juízes resolveram premiar CJ por todas as notas baixas recebidas por ele e seu irmão nos últimos meses.
Um aéreo mais baixo e menos complicado do que aquele que lhe valeu 7 na fase 4, na final valeu 9 (peso da final deve ser diferente) e uma onda pior do que a 6,17 do Camarão na semi final, na final valeu 8,5.
Confesso que não foi o final que este evento merecia. Os juízes podiam ter deixado o surf falar.
Parabéns para a organização e o pessoal de transmissão, que nos presenteou com uma das melhores transmissões do ano. Humilhou a transmissão de vários WT, RJ incluso.

Parabéns ao colega Edu do blog: http://trombonedevara.wordpress.com/ que acertou na mosca, ONTEM, em nosso bolão, a vitória do Clifton James.


1 C.J. Hobgood (EUA)
2 Nate Yeomans (EUA)
3 Thiago Camarão (Bra)
3 Jay Quinn (Nzl)
5 Leo Neves (Bra)
5 Miguel Pupo (Bra)
5 Kolohe Andino (EUA)
5 Fred Patacchia (Haw)

11 comentários:

  1. Pois entao heim! Levei o caneco! Quero a cochinha sem essas frescuras de catupiry, paçoca de verdade, nada de paçoca de rolha. E tubaina de 600ml por favor!

    Po mais que marmelada esse evento heim?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o premio tá reservado aqui o Rio.
    Sabe que acho que os juizes estão desaprendendo a julgar em ondas ruins. É impressionante os casos duvidosos em ondas de qualidade discutivel (adriano x owen por exemplo). Ali no Prime, acho que eles tentaram usar a lei da compensação para dar uma força pro CJ, que foi mal julgado pacas este ano.
    A onda mais mal julgada, sem dúvida foi aquela do camarão. Aquele 6,17 valia ao menos 2 pontos a mais. E não dá nem pra falar que o Tiago deixou dúvidas, todos perceberam que a nota veio baixa demais. Parabéns aos locutores que enfatizaram bem isso (bom pros babaovos que narram aqui no Brasil aprender como se explica algo para o publico leigo, enfatizando, não tratando como idiota, como se nada tivesse acontecido de errado).
    Mas os brasileiros tem que se ligar mais nessa regra da prioridade pós busina de fim de bateria. É o segundo da nova geração que quase dança nisso.

    ResponderExcluir
  3. Essa da prioridade ao final da buzina eu tbem desconhecia mas, pelo que ví e, como foi citado pelo surfocrata, os mulekes e tbem marmanjos parecem desconhecer essa regra. Cadê os "managers" pra darem esta orientação a seus apadrinhados?

    Já assisti muitas garfadas em campeonatos mas esse prime foi o primeiro que me fez ter vontade de não acessar mais sites pra ver uma competição da asp. Mas creio que isso foi momentâneo; vou continuar torcendo muito pra que esses jovens talentosos vençam e convençam dentro desse tour de pedras, onde não adianta apenas surfar bem pra ganhar... os garotos terão de extrapolar sempre, em qualquer condições, pois só assim essa corja que lida com resultados e patrocínios terão as mãos atadas e serão obrigados a abrir as portas de vez.

    Sim, esse foi um campeonato caprichado em todos os sentidos mas aconteceu o que eu temia: os encarregados de valorizarem o evento foram os que jogaram o trabalho pra baixo, com seus critérios de julgamento duvidosos que os locutores gringos tinham a capacidade de tentar justificar. O famoso caso do "batom na cueca"....

    ResponderExcluir
  4. não se preocupe Gilvan, do jeito que esse nosso pessoal esta surfando, o garfo terá que ser cada vez mais escancarado e uma hora não terá como frear a galera.
    Valeu pela transmissão, para que os caras daqui aprendam como deve ser feito. Não farão de uma hora para outra, mas ae cabe a nos reclamarmos e compararmos.
    Poderemos sempre falar, lembram do Prime de Trestles e do Prime dos Azores?

    ResponderExcluir
  5. Sobre a transmissao, uma vez batendo papo com um amigo eu disse mais ou menos isso pra ele.

    Cara, acho que a grande diferença entre uma transmissao de brasileiros e uma gringa (veja bem, nesse nosso caso aqui dos azores foi tb uma transmissao gringa, pois portuguesese sao gringos tb) Mas enfim, disse pro meu amigo que os gringos eram como tenistas e os brasileiros como futebolistas fominhas. Quando a bola chega pro tenista ele faz o serviço mandando a bola rapidamente para o outro lado. Ja o jogador de futebol quando recebe a bola pega ela e quer driblar o time todo ate fazer o gol.

    Na minha opiniao o mais chato das transmissoes brasileiras é que o papo nao flui, parece uma guerra pra ver quem fala mais, briguinha de ego, o cara quando tem a bola, ou melhor, a fala, nao para nunca é um saco! Ja os gringos tem essa manha de fazer a coisa fluir, o papo vai de um lado pro outro e volta do outro pra um e todo mundo se diverte.

    Tenho que acrescentar que o Occy é uma excepçao a esta regra, pois quando ele ta na cabine 85% do tempo é ele quem fala e a coisa fica chata.

    Alias, a transmissao Julio Adler e Sifu em noronha teve uma repercursao bem positiva eu acho que por causa disso tb, os dois bateram um papo tranquilo onde ninguem queria falar mais ou melhor, simplesmente falaram e foi show.

    é isso ae
    valeu

    ResponderExcluir
  6. Concordo 100% contigo. Escrevi umas 3 ou 4 vezes aqui no Blog sobre isso, só lembrei dessas duas, depois da uma lida pra ver o que acha:

    http://surfocracia.blogspot.com/2011/08/estatisticas-das-transmissoes-on-line.html

    http://surfocracia.blogspot.com/2011/09/papo-de-boteco-transmissoes-de-surf.html

    Além disso, acho que as transmissões gringas transmitem um algo mais de seriedade, não tem aquele tom de empolgação a la Galvão Bueno, tá ligado? Sem falar que interatividade é legal, mas não precisa ficar o tempo todo lendo msg da galera.
    abç

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos...por ainda estar em extase ao assistir esse dia de rock in rio ao lado de minha esposa, vejo que... cacete!!! detonautas me surpreendeu!!!!!.... que show.... sei que talvez, isso nada tem à ver com nossos gostos pessoais, mas, na sequencia do titãs com o grupo portugues chutes e pontapés... caramba!!! fiquei embasbacado e ... tomei outras vodkas,,, agora verifico o belo show do evanescense..... e, acredito que, como bom rockandroller quero acrescentar que o nosso rock and roll da baixada santista se fez representar pelo Gloria... seu estilo "limkpark" não deve afetar vossas opniões (escrevi o portugues correto?...rs)..

    Outro dia conversamos... tenho ainda na minha idéia que certas coisas surpreendem,,, e nós estamos aqui pra presenciarmos essas realizações, (acho que ainda não seria o efeito da wodkca)... Acho que esse dia do rock in rio serviu pra provar que, titãs... (queria ver o raimundos com rodolfo), raimundos... quantos outros não faltaram....

    Mas obrigado por esse espaço... e me comentem sobre suas bandas.... ( ainda adoro bad flag)

    ResponderExcluir
  8. Ainda sob efeito.... vejo system of down esbanjando seu hardcore metal.... com uma tecnica.... cacete!!! com um talento!!!! ... e o cara veio de camisa social, talvez algodão italiano.... surpreendeu geral (pra mim, pelo menos). Agora sinto que estou a assistir algo
    parecido a um grande festival de rock.... Desculpem a ocupação do espaço....

    ResponderExcluir
  9. To vendo também. Tinha reparado isso também, ainda mais comparando com alguns modelitos utilizados em outros show... roupa sem frescuras, afinal o cara esta ali para cantar, não é? Demais o som dos caras!

    ResponderExcluir
  10. Amigos, voltando ao tópico "Transmissôes", tá show as imagens do quiksilver pro france... tomara que isso seje modelo daqui em diante.

    Edu e Ivo, esse Julio Adler é um dos caras mais sérios dentro da mídia do surf; mesmo assim é irreverente, crítico e tem muito conhecimento pra se debater... o grande problema, é dar o microfone pro cara... Ele toma conta rs.

    ResponderExcluir
  11. po, sou bem mais o Julio Adler tomando conta sozinho do microfone do que esses caras que estão fazendo as transmissões do WT em portugues...

    ResponderExcluir