terça-feira, 11 de outubro de 2011

WT FRANÇA - CREPE COM MARMELADA

Com a intervenção da natureza o campeonato acabou mesmo sendo dividido e hoje foram para a agua as fases 4 e 5. Uma neblina sinistra entrou no meio da primeira bateria do dia e forçou o adiamento do Quik Pro por 4 horas.
Parece que durante este tempo de paralisação os caras mudaram todo o palanque para outro banco de areia, que proporcionava ondas melhores. Mesmo assim o mar esta longe do um metrão e meio previstos. Tinha um metro servido e olhe lá.

o que é isso ASP? Que papelão! foto: edu do http://trombonedevara.wordpress.com/2011/10/11/dessa-a-gente-ja-enjoou/#comment-1294.
Teve gente que não entendeu porque apostei no Taylor nesta. Sorte, achei que o cara chegou longe neste campeonato e continuaria com sorte e continuou só que não nesta bateria. Michel passou mas ele continua parecendo fazer força demais nas manobras, parece que da cintura pra cima é um manobrão, mas da cintura pra baixo, prancha inclusa, é uma manobrinha.

Michel Bourez compete em casa, faz cara feia, mas não assusta ninguém. Talvez o Knox e só. Foto: site do campeonato.


A segunda bateria da fase 4 entre KS, Medina e Ace foi no losers round na acepção da palavra, com a lesão de Jeremy os dois primeiros desta bateria estavam diretamente classificados para as quartas.
Acho que exemplificou como NÃO se deve julgar uma bateria. Acabou sendo uma vergonha para a ASP, e a vitória moral do brasileiro, na minha opinião, deve ser encarada como mais um  incentivo para Gabriel Medina ripar com o careca nas quartas. Voltando a disputa, com a possibilidade de se rever a bateria toda o resultado divulgado é um atestado de  incompetência dos juízes. Critérios jogados no lixo.
A vergonha começa com a comparação das duas primeiras notas, do KS e do Medina. 7,5 pro careca numa manobra só, um aéreo relativamente alto, sem grab. Até aí tudo bem... mas 7,53 na do Medina é chamar os espectadores de burros, duas manobras e um aéreo que sozinho devia valer 7,5 tbém, ou seja, 0,03 por duas outras (variar é critério, né?)manobras bem executadas. Lamentável.
E depois o esculacho, uma boa manobra para iniciar e duas passando para aproveitar ao máximo uma onda fechada, 8,33 para o KS. Valia no máximo um 5,5. Os requintes de crueldade continuaram quando achataram a nota de uma esquerda esmagada pelo Gabriel até a beira e finalizou com chave de ouro ao darem 0,10 a menos do que precisava ( e 1,0 ponto a menos do que valia) na onda que seria da virada.
No fim, foi tudo em vão. Faltou sensibilidade e inteligencia até. A lesão de Jeremy fez com TODOS soubessem que os dois primeiros estariam nas quartas. Ace nem parecia estar na bateria, que diferença faria se KS terminasse em segundo? Não iriam se enfrentar novamente nas quartas? vai entender...
Segundo Tiago Camarão, (futuro integrante do WT) via twitter, "ninguém estava ligando pra ver quem ia pras quartas! Todo mundo quer ganhar e ninguém quer perder, isso é bom pra auto estima, é EGO!"
Pode ser, mas espero que Medina olhe o lado positivo da coisa. Foi tão escrachada a parada que até o careca sabe que perdeu...o brasileiro deve usar isso na revanche. Quem ganhar esta deve ganhar o campeonato.
Só pra exemplificar o quão escrachada foi esta bateria, nem o mala do Jake "Sloth" ´Patterson se aguentou, deixou uma piadinha no final. "aquilo não foi um 8,33".



o hermano catarina esta quebrando e pode cavar um lugar nos top 10 no seu ano de estréia. Nada mal. Foto: waves.com.br

É muito legal ver como o Alejo vai fazendo sua bateria, vai construindo o resultado, independente de quem seja o adversário, ele faz o jogo dele. Nesta bateria contra Jordy e Julian, ele seria a aposta mais arriscada. Foi lá, fez um surf bonito e eficiente e levou. Não canso de elogiar o ano que este catarinense tem feito. Alejo pode ser Top 10 no ano de estreía? Seria interessante...
Estou achando o surf do Jordy Smith estranho, tem arriscado voar cada vez menos e suas rasgadas ainda arrancam uns ponstinhos dos juízes, mas sabemos que esses caras enjoam rápido e de uma hora para outra.
Wilson tentou buscar Alejo, mas não teve sorte. Quebrou a prancha de forma bizarra durante a bateria.

Taj dominou a última bateria da fase.
Me decepcionei um pouco com o Owen e me surpreendi com o Damien. Enquanto o primeiro não se achava o segundo estava surfando fluido e estiloso, legal de ver.

Repescagem

Taylor voltou a surpreender e eliminou Ace numa bateria bem morna (quase tudo ficou meio xoxo depois da bateria entre KS e Medina). Ace quebrou a prancha da mesma forma bizarra que o Julian.
Paralisaram o evento para analisar as condições e retornaram para finalizar a fase, como dito, em outro banco de areia.

Jordy x Owen. Bateria importantíssima para a corrida ao título. Deve ter sido a bateria com a maior média de altura da história do circuito. Jordy, logo na primeira onda da bateria voltou a voar, queimando minha língua. Mas falando a verdade esta foi a primeira bateria em que o sul africano mostrou surf de vice campeão do mundo. Enquanto isso estranhamente, Owen não estava encaixando, mesmo pegando várias ondas não conseguia fazer a nota para virar.

Julian Wilson não deu chances a Damien Hobgood na última da repescagem. Bateria quase sem importância, mas foi legal ver o Hobgood tentando aéreos impossíveis.

ATUALIZAÇÃO DO BOLÃO

Graças a Mick Pikon e ao nevoeiro poderei rever meus palpites, fiquem a vontade para fazer o mesmo:

Quartas

MICHEL BOUREZ X TAYLOR KNOX
KS X GABRIEL MEDINA (A REVANCHE)
ALEJO MUNIZ X JORDY SMITH (A REVANCHE II)
TAJ BURROW X JULIAN WILSON

Mantenho a opinião de que Taylor já foi longe demais no campeonato e leva um honroso quinto lugar para casa. Michel leva a primeira.

A segunda bateria da quarta fase deste Quik Pro esta na boca do povo. Papelão, não tem como negar. O lance é ver o quanto isso afetará Medina e de que forma. Se ele absorve o golpe e entra achando que pode ganhar duas seguidas do KS ou se entra abalado, achando que não importa o que faça, darão apenas as notas suficientes para não ultrapassar o careca. Torço para o surgimento de algum bom senso na cabine dos juízes.
Não preciso nem dizer como seria legal para a corrida ao título se o careca não passar das quartas neste evento, mas a credibilidade dos julgadores esta abalada, e não podemos dizer que o surf falará mais alto. A derrota do Owen pode ajudar...Medina leva.

Alejo x Jordy. Smith mostrou o surf que o fez famoso em apenas uma bateria, talvez na mais dificil delas. Alejo deve ter o sul africano entalado desde as quartas de Snapper. Naquela Jordy ganhou por pouco, espero que as coisas mudem para amanhã. Mas aposto no Jordy.

Taj Burrow e Julian Wilson farão a última das quartas. Vou torcer para o Taj para ajudar o Alejo na disputa do rookie of the year. Tem tudo para ser uma das melhores do campeonato, acho que dá Julian.

Semis

Empolgado após a vitória incontestável sobre o careca, Medina ignora a presença do Tahitiano, e repete a média acima dos 19 pontos.
Jordy tinha dado sorte de passar contra Alejo e vai de kombi para Portugal.

O surf de Medina hoje me fez mudar de opinião. Acho que Gabriel leva, e vc? foto: waves.com.br (acho)


Medina x Wilson. Bela final. Dois exímios voadores, já fizeram final neste ano, em Portugal. Medina nem lembra disso, só quer saber de surfar e voar, mais rápido e mais alto. Leva o evento, a chave de cidade e a receita secreta do crepe sem marmelada.
E tenho dito!

7 comentários:

  1. "Se ele absorve o golpe e entra achando que pode ganhar duas seguidas do KS ou se entra abalado, achando que não importa o que faça, darão apenas as notas suficientes para não ultrapassar o careca."

    Hehe, adorei essa frase, tive que parar de ler e vir comentar!

    ResponderExcluir
  2. Po, o Taylor me surpreendeu tb ganhando do Ace.

    Vou refazer o meu entao.

    Michel bate Taylor
    Medina derruba careca
    Alejo se vinga de Jordy
    Taj ganha notas altas e passa por Julian


    Medina continua seu show, Taj continua a ser supervalorizado. E Michel e Alejo ficam em terceiro.

    Na final Medina nao consegue encaixar muito bem os aereos, Taj surfa bem, ganha o evento e ninguem se lembra que ele foi empurrado contra Travis Logie e deveria estar fora do evento ha muito tempo...

    ResponderExcluir
  3. Palpites interessantes. Se tu estiver certo, os próprios juízes irão buscar o Taj na beira da agua e traze-lo pro pódium. hehehe
    acho a marmelada de hoje vai repercutir mal, mesmo entre os gringos, e amanhã os caras vão pensar duas vezes antes de exageram na nota de algum figurão do circuito.

    ResponderExcluir
  4. Caracas, tá ficando bom o blog, claro sempre foi. Hô Dôtor, pare de falar dos juizes, senão vc vai comer fogo. E outra o evento é da QUICKSILVER!!!! Ma que bela final vc aprontou hem!!!! Há dei uma butucada na situação do Senhor dos Titulos e nosso Medina, que vimos ao vivo.
    abçs e saúde.

    ResponderExcluir
  5. valeu Castro!
    Cara, concordaria contigo se não rolassem as mesmas papagaiadas nos eventos de outros patrocinadores...e desta vez meu brother, nem os gringos patrocinados pela marca engoliram as notas...
    abç

    ResponderExcluir
  6. Alguma coisa está mudando. No Tahiti, a Quick venceu, na NY, a Rip Curl venceu, e no Hurley a Quick venceu. Mas prá cima de madame, nóis brasa sempre temos de surfar o mais e mais. Senão neguinho entrega tudo pros ianques, seppos etc.
    Há, falar dos juizes, desperta a ASP E VC FICA MARCADO.Eles não aceitam.Afinal são a toda poderosa.Qualquer critica a ela é multa.
    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Isso o Andy adorava fazer, ele da Billa geralmente ganhava os eventos da quik e da rip curl, aquele no japão, 3x esse da frança, os search, bells e os pipemasters.
    Velho, 5 anos de faculdade, mais 10 de profissão, se vierem me multar sem o devido processo legal, ampla defesa e contraditório, tiro até a alma dos caras na minha ação de regresso. Como Deus não da asa a cobra, isso nunca vai rolar...infelzimente...hehehe

    ResponderExcluir