domingo, 18 de setembro de 2011

1º DIA WT TRESTLES - MUITO MERRECA

No WT NY li e ouvi muitos reclamarem que depois das condições épicas do Tahiti as disputas em ondas de um metro, mesmo que bem alinhadas, não tinha graça alguma.
Naquele momento discordei, inclusive escrevi que é necessário ter "pistas" diferentes para eleger o real campeão mundial de surf, que deve ser o atleta que consiga surfar melhor em diferentes condições, que consiga se adaptar melhor que os outros.
Mas hoje vendo as sofríveis condições do primeiro dia de competições do WT Trestles, tenho que dar o braço a torcer, realmente não teve graça alguma.
As series demoradas tornaram as disputas sonolentas e mesmo as baterias com brasileiros não conseguiram prender a atenção do mais aficcionado fã do esporte.


Merrecas em Trestles Foto: site do campeonato.


A previsão realmente não é das melhores, e este domingo pode ter sido um dos melhores dias de ondas até quarta feira.
Logo no inicio os juízes deram a indicação do tom dos julgamentos. Exatamente como fizeram ano passado, quando valorizaram mais o surf de linha do que o "above the lip". Lembram que o KS tava voando a torto e a direito até a fase dos 12 e ficou furioso ao perder para Owen? Os juizes deram a letra para ele e o careca venceu.
Neste evento, não obstante estarmos diante de uma das ondas mais high performace do mundo, aereos não valem tanto quanto uma boa rasgada. Gosto de quem mescla os dois estilos, mas, aparentemente não é o que os juízes estão querendo ver.


A transmissão http://www.hurley.com/hurleypro/live-portuguse.cfm, esta horrível.
Em inglês ficou sem som quase o tempo todo, e em português os mesmos puxa saquismos de sempre, com exceção do André (não sei o sobrenome dele) ex pro carioca, que até tentava contrariar os juízes, mas logo depois da mordida, assoprava, falando que respeita o trabalho dos juíze s, que não é juiz e tal.
Temos que acabar logo com isso, o cara que é juiz esta sujeito a criticas e reprovações, não concordo com a nota dada, qual o problema de se falar isso?
Eu também não sou juiz, mas surfo há mais de 20 anos e posso ter minha opinião sobre o julgamento, ainda mais quando são evidentes os empurrões dados pelos juízes a determinados atletas.
Palmas para a iniciativa de entrevistas em português na areia. Mas podiam ter pego alguém melhor para fazer isso. Faltou criatividade e espontaneidade nas entrevistas.


Brasileiros


Tudo mudou de ultima hora e aquela previsão que fiz perdeu-se por completo, já que todos os confrontos tupiniquins mudaram.
O dia começou com Jadson André encarando Joel Parko e Travis Logie.
Novamente Jadson ganhou mas não levou. Parko pegou a melhor onda da bateria, mas sua onda da virada foi ridícula e não daria a virada em ninguém. Isso sem falar que as ondas do Jadson não foram devidamente valorizadas. Mesclou direitinho aéreos com rasgadas e batidas mas não convenceu os juízes.


pelo jeito a idéia dos armários colou. Problema para eventos móveis. Foto: site do campeonato


Heitor foi outro prejudicado pelo julgamento, embora a distancia que Jeremy Flores abriu garantiria a vitória mesmo que tivessem dado a nota correta para a melhor onda do Heitor. Foi o 7,6 melhor surfado que já vi, dois aéreos diferentes completados com perfeição no inicio e fim da onda, com rasgadas como recheio.
Esta bateria ainda tinha J. J. Florence que, como todos os estreantes, caiu para a repescagem.


J.J. como todos os estreantes, surfou bem, mas foi mandado para repescagem. WT não adianta surfar bem, tem que surfar muito. foto: site do campeonato.
Raoni foi talvez o brasileiro melhor julgado hoje. Não passou sua bateria porque se empolgou após duas manobras iradas, caindo na terceira, se voltasse tinha passado. Taylor levou com Bede em terceiro. Raoni esta surfando muito mais solto e veloz desde que garantiu sua reclassificação. Que continue assim, afinal temos outro corte no final do ano.


ao contrário de NY, Mineiro foi o único brazzo a passar direto para a terceira fase. Foto: site do campeonato.
Adriano de Souza e Gabriel Medina praticamente duelaram homem a homem, já que Dusty não achou nada. Adriano mostrou a Gabriel que no WT o buraco é mais embaixo e surfou muito para levar sua bateria. Até porque se assim não fosse, Medina teria levado, pois lutou até o fim e acertou tudo que tentou, a diferença ficou na escolha de ondas. Adriano soube escolher as melhores e levou. Mas foi uma bela estréia do Freak. Como a competição deve ser quase toda disputada em merrecas, azar de quem for enfrenta-lo nas próximas fases.


Miguel estreiou surfando bem, mas não o suficiente. Foto: site do campeonato.


Em seguida, Miguel Pupo demonstrou aos babacas do Fantasy que não é versão pobre de ninguém e também surfou muito em sua estreia. Pecou um pouco nas finalizações, após iniciar espetacularmente suas ondas. Alejo também surfou muito bem, o problema foi que Julian Wilson estava com a macaca e fez mais de 16 pontos nas suas duas primeiras ondas.


Gringos


Bom, como falei, empurraram o Joel para a segunda fase e fizeram o mesmo com Owen e KS. KS sofreu a virada de Machado na ultima onda, e veio na onda imediatamente atrás. Deram a virada para ele, mas quem levou mesmo foi o Machado. Owen também virou sobre Pat Gudauskas na última onda, e levou por 0,30 pontos.
Julian Wilson e Josh Kerr confirmaram a excelente fase que vivem e Michael Bourez surfou muito nas merrecas e não reclamou desta vez, acho, porque o som falhou na hora da entrevista.


Julian Wilson foi o destaque gringo deste domingo. foto: site do campeonato.
Espero que a transmissão melhore no decorrer da semana, coisa que as ondas não farão, segundo a previsão apresentada durante a transmissão.

BATERIAS DA SEGUNDA FASE:

MICK FANNING X ROB MACHADO
ADRIAN BUCHAN X CONNER COFFIN
BEDE DURBIDGE X TOM WHITAKER
DAMIEN HOBGOOD X ADAM MELLLING
ALEJO MUNIZ X J. J. FLORENCE
GABRIEL MEDINA X TRAVIS LOGIE
KIEREN PERROW X TIAGO PIRES
RAONI MONTEIRO X KAI OTTON
JADSON ADNRÉ X DUSTY PAYNE
HEITOR ALVES X MIGUEL PUPO
CHRIS DAVIDSON X DANIEL ROSS
PAT GUDAUSKAS X FRED P

Nenhum comentário:

Postar um comentário