quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ULTIMO DIA WT TRESTLES - KS E OWEN DE NOVO!

Pela primeira vez na história dois surfistas se enfrentam em 3 finais consecutivas.
Na negra entre Owen Wright e Kelly Slater, a vitória ficou com o americano.
Acho que após o WT RJ esta etapa foi a mais controversa em relação a notas, especialmente as do Mr. Slater. Fora várias as notas overscoradas do careca, mas Owen, Joel e Taj receberam sua cota também.
KS mesmo contanto com uma mãozinha extra continua demonstrando ser o melhor do mundo. Owen parece ser o único adversário a altura no ano. foto: site do campeonato.

O dia começou com a repescagem que antecede as quartas de final. E logo na primeira bateria, Heitor Alves mostrou suas armas contra Taj Burrow, que competiu muito mal nesta bateria, diga-se.
E esta foi a única "surpresa" da fase. Josh passou por Jeremy, Damien realmente levou uma surra de Fanning e Julian Mordido Wilson passou por Ace.

Na primeira das quartas tivemos Adriano de Souza e Heitor Alves. Foi uma bateria meio devagar, chata até. Na última onda Adriano precisava de uma nota 7 e recebeu 0,20 a menos. Achei o resultado justo, pois faltou a Mineiro uma maior variedade de manobras nesta onda derradeira para conseguir a nota que precisava. Uma pena, após a discussão de ontem, tudo que todos, menos Slater, queriam era uma semi KS X Mineiro, sem falar que esta começando a ficar difícil para o brasileiro, faltam apenas 4 etapas para o título e com Owen e KS dominando como estão é provável que a disputa do mundial se resuma a estes dois gringos. Atualizando: Mineiro é o brasileiro melhor colocado no ranking, mas perdeu para todos os brazzos originais de 2011, ou seja, aqueles que estão no tour desde o inicio do ano. Quem diria que brasileiros fossem o maior obstáculo ao primeiro título mundial de um brasileiro.

KS e Josh fizeram a segunda das quartas. KS no final da bateria realmente quebrou, mas suas notas iniciais foram muito acima da realidade, o que tirou o australiano do sério, culminando na interferência premeditada na última onda do careca. O público até achou que era brincadeira, mas era sério, Josh chutou o balde. Martinez esta fazendo escola, cada um de um jeito, mas seus discípulos estão mostrando as garras.

Owen e Mick empataram, e achei que a nota de Owen na última onda foi exagerada, o que foi determinante para o resultado final, já que valeu a maior nota da bateria. Este deve ser o ano mais irregular de Fanning que merecia melhor sorte, vamos ver se ele se levanta na Europa, lugar em que sempre conquista bons resultados.
Julian Wilson vai aprender. Olho nele quando isso ocorrer. Foto: site do campeonato.

Joel e Julian foi uma revanche para o jovem aussie que ontem chegou a reclamar dos juízes pela virada que tomou de Joel, porque achava que a fase de 3 atletas é justamente onda tem que se arriscar mais, e a virada veio após uma série de rasgadas. Julian não deu muita chance, o que demonstra que com a motivação correta será difícil segura-lo. Joel se encontra em situação semelhante a de Mineiro no mundial, ou acorda logo, ou só ano que vem.

A primeira semi marcou o melhor resultado de Heitor no circuito mundial. E ele surfou de igual para igual com o careca alien. Acho que cometeu um erro crucial ao começar a dividir o pico com o careca. Se tinha a prioridade tinha que tirar esse doce da boca do floridiano. De qualquer sorte foi o primeiro pódium do cearense. Parabéns.
Owen, em seu segundo ano completo esta disputando o título. Foto: site do campeonato.

A segunda semi foi um anticlimax danado, devido a interferência anotada contra Wilson logo na primeira onda. Vejo de dois modos a situação. Primeiro, me parecia uma direita, ou seja preferência de Wilson, que se insistisse na onda, poderia provocar uma interferência dupla e igualar a peleja. Segundo, mesmo optando por liberar a onda, não vi prejuízo para Owen na esquerda. Acho que a ASP gostou dessa história de finais Owen X KS.

A final foi bem disputada. Owen esta com um backside de dar orgulho a Occy. Se Mineiro tem a melhor cavada de front do tour, a melhor de back pertence a Owen. E o problema do australiano começou justamente quando surfou uma direita logo após o KS.
A onda do americano era menor e nem achei que Kelly tenha surfado tanto assim. Owen veio na imediatamente atrás, onda maior, surfou na linha, mesclando com modernidade na finalização. Resultado 8,5 pro careca e 7 e pouco pra Owen.
A partir dai o australiano teve que correr atrás do prejuízo, e quando finalmente virou, KS veio na onda seguinte e desta vez sim, surfou sem deixar dúvidas e revirou a parada. 2X1 para KS.
Acertei meu bolão em cheio, quanto ao vencedor, e realmente o alien pretende encerrar a contenda antes de Pipe.

Resultado:

1 - Kelly Slater
2 - Owen Wright
3 - Heitor Alves
3 - Julian Wilson

Corrida pelo Título 2011:


2011 ASP Mens World Title
 1  Slater,Kelly44950  
 2  Wright,Owen39900  
 3  Parkinson,Joel35400  
 4  De Souza,Adriano31950  
 5  Kerr,Josh30800  

Nenhum comentário:

Postar um comentário