quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UM ANO SEM A.I.

Lembro bem da minha reação. Fuçando a rede, foi no globo.com que vi a notícia. A chamada era meio seca, cruel até. "Campeão de surf morre aos 32 anos". Meio sem acreditar muito na nóticia, enquanto clicava para saber mais, minha mente vasculhava quem tão novo era campeão de surf e podia ter morrido.

Confesso que não lembrei de ninguém especificamente, tão pouco imaginei que A.I. seria o falecido.
Imediatamente enviei um torpedo para um amigo: "Andy Irons Morreu". Não deu nem 5 minutos veio a resposta. "Hã? Como assim morreu?".

A.I. * 24/07/78 - 02/11/10 +. Foi vítima das drogas. Mudou algo? Passou da hora, não acham? foto: grindtv.com

Como eu, ninguém acreditou direito que assim, sem mais, nem menos uma pessoa da grandeza de A.I. tivesse sumido da face da Terra.

Axel Irons olha para KS: "conheço esse careca de algum lugar".
Foto: twitter
Doeu mais com a surpresa, como se fosse alguém da família. Afinal todos conhecíamos tão bem sua história, sua família, seus feitos, que era como se realmente fizesse parte do nosso dia a dia. A iminencia do nascimento de seu primeiro filho era um drama a mais na história.

99% do mundo do surf aguardava ansionsamente seu retorno de corpo e alma a corrida ao título mundial. E a vitória no Tahiti, embolsando o careca no caminho, parecia que tinha acendido algo dentro do havaiano e tudo indicava que 2011 em diante havia a chance de vermos a Fenix do Kauai levantar voo.

Após a novela da autopsia, que nem precisava ser revelada para sabermos a verdade, ficou uma sensação de culpa, de que algo podia ser feito, de que Andy podia ser salvo. Estão cegos aqueles que acham que isso não existia, ou que acabou após a morte do campeão.

Drogas, infelizmente, são uma realidade no surf, e podem levar mais talentos bruscamente. E é bom que se aprenda algo com o episódio de Irons.

A morte é assim. Uma porta, o fim aqui e o inicio de lá. Fica a saudade de um grande campeão, um grande ser humano. Os espiritualizados acreditam que mortes como a de Andy são um atraso, mas Deus é Pai e tenho certeza que a evolução virá e todos que sentem sua falta, um dia o encontrarão novamente...



Andy Irons from Billabong on Vimeo.


Atualizando: Outro angulo da foto do Axel com o KS. Ainda vai rolar um filme hollywoodiano da história AI x KS. Esta foto, furtada do twitter de Giovanni Mancuso.
E para finalizar um texto do próprio careca sobre Andy, sua relação com ele e este primeiro aniversário da morte de seu único real rival: http://www.theinertia.com/surf/kelly-slater-remembers-andy-irons/

Nenhum comentário:

Postar um comentário