terça-feira, 1 de novembro de 2011

WT SF - PRIMEIRO DIA


Após um campeonato como o de Peniche, ficamos muito mal acostumados. Aquelas ondas próximas a beira, rodando convidativos tubos em águas esverdeadas...definitivamente não rolam em qualquer lugar.

Ocean Beach em São Francisco, pelo que vi no webcast, parece muito com várias praias do sul do Brasil. Inclusive pela cor da agua, distancia até a arrebentação e correntezas, ficando devendo apenas na temperatura da agua (falaram que nem estava tão gelada assim). Já vi dias iguaiszinhos nas praias de Navegantes e Cardoso em Sta Catarina.

Ocean Beach teve seus momentos durante o dia. foto: http://live.ripcurl.com/?aid=1966

Realmente foi um contra senso esta etapa “search” neste local. As etapas “search” tinham um carater meio off road, picos pouco explorados ou se conhecidos, de nível internacional. Em SF não é nem uma coisa nem outra. No final das contas, acabaram procurando mesmo foi público. Para uma metrópole, poucos se disponibilizaram a ver ao vivo os melhores do mundo em OB.

Posso estar enganado, mas achei KS meio emotivo, não sei se é por conta da decisão do mundial, onde ele quer "acabar o serviço", como definiu em entrevista, ou se é pelo aniversário de um ano da morte do ex rival e amigo AI. Seja como for, estou com a impressão que o KS vai ganhar o título e anunciar a aposentadoria ao som de Letf my Heart in SF. 

BATERIAS

Adam Melling se surpreendeu ao passar direto para a terceira fase, barrando o figurão do circuito, Parko. Taylor "Dercy" Knox também estava nesta. Ele e Joel esperaram demais enquanto o sortudo do Melling ia trocando notas. Zebra. Má notícia para os brasileiros próximos a bolha do ranking.

Adriano começou atrás mas foi se levantando durante a bateria, demonstrando precisão nas manobras e boa forma para dar a volta pela praia para retornar ao pico. Jadson parecia que ia levar, mas não voltou das manobras quando precisava. O mesmo aconteceu com Dane Reynolds.

Taj, se piloto fosse, seria classificado como leão de treino. É um cara super rápido quando não vale nada, e geralmente fez merda na corrida. Eventualmente até ganha uma ou outra, mas treina melhor que corre. Taj virou uma bateria no soar da buzina hoje contra JJ e Dan Ross. Queria ver se fosse o KS...Florence surfou bem, mas tem que aprender a fazer ao menos duas boas, ou uma mediana, se fiar num 3 para ganhar a bateria no WT é loucura.

Jordy foi o melhor do dia. foto: http://live.ripcurl.com/?aid=1966

Jordy Smith se fosse brasileiro seria Jorge Silva e teria o apelido de Lacraia. O sul africano estava com a macaca hoje, qualquer que fosse o adversário ele passaria por cima. Perdeu para o saca na semi de Santa Cruz e veio mordido para São Chico. Dusty Payne estava na agua, mas não achou nada, Saiu antes do fim após ver um tubarão no outside (descreveu algo em torno de 15 pés, segundo pessoal do twitter), enquanto Tom Whitz, substituto de Heitor e CJ, estava negociando a entrada nos EUA no aeroporto. Surfista sofre. Olho no Afrikaner. Estava como pinto no lixo nas águas geladas de SF.

Fred P achou um 8,5 logo de cara na bateria mais chata até ali. Owen pegou várias e caiu em quase todas e o  convidado Dillon Perillo não gostou do curso para virar picolé. Como bem lembrou Ader Oliveira no twitter, faria muito mais sentido a Rip Curl colocar Jesse Mendes como convidado nesta etapa do que estes reconhecidos free surfers. Bruno (convidado para o WT anterior) justifica o convite por ter tudo a ver com supertubos, mas Jesse esta bem no ranking, na boca do tour e uma forcinha do patrocinador principal não faz mal. Mole da marca na real.


O careca vence seu 11º caneco se passar mais uma bateria.
foto: twitter

KS surfou com tranquilidade sua bateria de estreia. Não há muito mais a se dizer do careca, se der um azar animal de perder na próxima, precisa que Owen e Adriano cheguem a final para precisar de pouco em Pipe, ou seja, é dele e ninguém tasca. Kai até tentou mas nem ameaçou. O outro convidado, quando acabou a bateria acertou uma batida...ou seja, não justificou o convite.
Ninguém tinha conseguido arrancar um 8 dos juizes. KS fez, mas foi exagerada a nota. Qualquer uma do Jordy era melhor que esta...KS se emocionou ao lembrar que pode vencer o título exatamente um ano após a morte de AI. Pode ser teatro, o careca maligno tem recursos que até Deus duvida. Tem que vender o peixe dele, certo?

Pat Gudauskas foi outro que se surpreendeu ao passar para a terceira fase, não que estivesse surfando mal, mas achei que Julian estava numa fase incrível e se alguém tinha chance de bate-lo, este seria Tiago que vinha embalado da final dois dias antes. Teve que surfar muito, porque Julian deu trabalho, mas saiu do melhor tubo do dia e mandou a estrela aussie para a repescagem junto com nosso amigo portuga.

Matt Wilko e seu traje/alegoria espanta tubarão, juntamente com Michel Bourez, QUEBRARAM neste heat. Surfaram ao menos 2 ondas excelentes cada. Raoni não se achou hora alguma, embora o mar, engrossando, fosse bem ao seu estilo. Wilko levou, por pouco.


Considerando o tamanho da cidade (e da praia) em SF a quantidade de público é um fiasco. foto: http://live.ripcurl.com/?aid=1966

Logo antes de iniciar a bateria entre Perrow x Medina x Pupo, testaram uma sirene de alerta terremoto ou algo do tipo. Pelo twitter, o pessoal informou que gelou com a parada. A bateria meio que retomando do susto, começou morna, ninguém achou nada demais nos primeiros 10 minutos. Até Gabriel acordar e começar a descer a porrada nas ondas de OB. Seu backside esta muito afiado e impressionou (manobras que, Occy, Cauli e T Carroll aplaudiriam). KP até achou um bom tubo, mas nada que assustasse. Pupo achou uma mediana e nada mais. Deve estar contando as 90 mil verdinhas ainda...acorda para a fase 2.

Bede e Ace, a exemplo de Wiklo e Bourez, travaram uma dura batalha, com vantagem para os goofies. Ace mereceu a vitória, surfou muito as direitas, mas a diferença de 0,07 beirou o ridículo. Bede é o primo pobre dos caras, é Pipemasters mas não tem moral para ganhar meio ponto e virar a bateria, mesmo quando merece. Ace levou. Travis também estava nesta, mas se perdeu na correnteza e não achou nada.

Pouca gente deve ter apostado em Davo nesta bateria, pois ele começou melhor e soube fazer um segundo score para eliminar dois dos caras mais perigosos em condições como aquelas de OB. Mick e Dammo são capazes de achar boas ondas muito facilmente. Até rolou isso, mas faltou outra boa para somar.

Na última da fase, uma bateria de ninguém, faltando 4 minutos a maior nota era um 5, Alejo em terceiro precisava de 6 baixo para virar. Esperava mais, especialmente do Josh, que junto com Pupo, foi muito bem em Santa Cruz. Alejo no finalzinho achou uma esquerda, acertou a primeira e arriscou numa junção nervosa uma bonita manobra, virando uma bateria praticamente perdida, mesmo com a má vontade dos juízes. Simpo até achou um tubão e um cut back após a buzina.

REPESCAGEM

Owen me pareceu nervoso, não aparentava nas entrevistas ou algo assim, mas no surf mesmo, caindo da prancha mais do que o normal para este ano, liderou a bateria toda, mas sempre por margem pequena e perigosa, ainda mais para um wild card que não tem absolutamente nada a perder. Deu um belo susto no magrelo que perdeu menos tempo que seu adversário varando a arrebentação.

Owen passou pela repescagem e ainda briga com Mineiro pelo (vice) Mundial. foto: http://live.ripcurl.com/?aid=1966
Joel também tomou um belo susto do outro wild card. Mar difícil pra burro nesta hora, correnteza dos diabos só para se manter no pico. Joel perdeu mto tempo na arrebentação. Quase perdeu para a correnteza. Achou justo o que precisava faltando 3 minutos e nem tentou voltar lá para fora. Foram tensas as baterias dos aussies.

Na terceira, pelo visto, Tom Whitaker foi confundido com um terrorista qualquer e não conseguiu chegar no campeonato. A notícia é que se enrolou em LA, vai saber...a questão do Jessé me veio na memória de novo, com certeza ele (nem sei se ele esta na area, mas deve estar proximo, competiu no Prime), aproveitaria bem melhor os pontos do que o Taylor Clark, piazão rabudo de 16 anos, que entrou no lugar do australiano retardatário. Enfim, o moleque correu atrás, mas pouco fez para assustar Julian Wilson, que liderou a peleja toda.

E para encerrar, Bourez x Ross. O tahitiano lutou até o fim, mas Dan Ross aproveitou melhor as oportunidades. A disputa pelo título esta praticamente decidida, mas a briga pelos top 10 do ano ainda esta em aberto e derrotas como esta de Bourez podem ajudar as pretenções de caras como Alejo.

BATERIAS RESTANTES DA FASE 2:

BEDE DURBIDGE X DANE REYNOLDS
MICK FANNING X KIEREN PERROW
JOSH KERR X TRAVIS LOGIE
DAMIEN HOBGOOD X BRETT SIMPO
MIGUEL PUPO X KAI OTTON
RAONI MONTEIRO X DUSTY PAYNE
TIAGO PIRES X JOHN FLORENCE
TAYLOR KNOX X JADSON ANDRÉ

Mineiro continua no embalo e vai para terceira fase. foto: http://live.ripcurl.com/?aid=1966

Nenhum comentário:

Postar um comentário