domingo, 6 de novembro de 2011

WT SF - TERCEIRO DIA - K11S, AGORA VALEU! e BOLÃO

Depois de alguns dias off, a etapa do WT em São Francisco retornou ainda de ressaca da notícia de que o anunciado Décimo Primeiro Título do Alien era de mentirinha, graças a um erro de calculo do pessoal da ASP.
Erro, dizem, encontrado por um fã da internet. Colocar a culpa no sistema parece desculpa de banco que cobra errado e coloca seu nome no SPC/SERASA.


calma careca. Agora é teu. Agora valeu. bicho fominha. Foto: twitter


Claro que esta desculpa não cola, nem colou em lugar algum. Errar é humano e reconhecer o erro é o primeiro passo para não repeti-lo. Para mim o assunto estava morto. Como se, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Imagina se o KS ganha o troféu, perde em SF e nem vai para Pipe e só descobre-se o erro ano que vem. Seria muito pior com certeza.


Mas a ASP, no desespero em consertar seu erro acabou errando a mão e causando uma cena feia e constrangedora na segunda bateria da fase 4. 
Ficou evidente que pouco importava o que os meninos do Brasil fizessem, as notas só sairiam num patamar suficiente para não atrapalhar a (re) entrega do troféu para o Careca. Mas já falamos disso.


O dia começou com as duas últimas baterias da fase 3.


Primeiro Josh Kerr deixou Tiago Pires em combinação. Josh esta num momento muito bom, acertou tudo que tentou, mesmo com o mar mexido. 






Depois, uma surpresa, Pat Gudauskas acertou a melhor manobra do campeonato e eliminou Jordy Smith, que vinha quebrando desde a primeira fase, mas se machucou no retorno da manobra e deixou Joel Parko e Josh Kerr com um a menos na última bateria da fase 4.






Fase 4


A fase iniciou com uma bateria de baixo nível técnico. Ninguém conseguiu achar grandes coisas, num mar esquisito, a ponto do surf ultrapassado de Kieren Perrow se destacar e levar a bateria com 10,67. Wilko e Knox não acharam nada...






Em seguida, o embate mais esperado do dia acabou sendo uma decepção. A ASP, diante de seus erros, se colocou numa sinuca danada, já que havia sim uma grande possibilidade do KS perder sua bateria para os dois fenomenos brasileiros e adiar mais uma vez a entrega da taça. 
O surf competição é por natureza, ante a subjetividade de seu julgamento, um esporte polemico. E utilizar-se desta subjetividade para esticar as notas de um atleta em detrimento de outros é uma facada no coração da legitimidade do surf competição.
Pior ainda, é tratar seus milhares de fãs como idiotas. Como se não conhecessem o esporte que amam e praticam.


Pupo foi descaradamente prejudicado em sua bateria hoje. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/wct/ripcurl-pro-search-somewhere-in-san-francisco/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49897

A bateria começou equilibrada entre KS e Medina (velhos desafetos já, após 3 etapas no tour juntos) com Pupo sendo mais seletivo. Enquanto Medina parou de achar as boas, Miguelito se levantou com uma esquerda surfada à perfeição. Onda horrivel, transformada em high score. Pena que os juízes, com o cabresto da ASP, soltaram 7,5 para um 9,5 indiscutível.
Logo em seguida o careca veio numa esquerda com tamanho, acertou uma bela bolacha na primeira e ficou meio preso no lip de um floater gigante. Completou. Nota 9 para ele!
Nem vou entrar na discussão "Floater voltou a valer", "viram como o floater do Mineiro valia 8 e tal naquela polemica bateria do WT RJ", e afins, porque tenho certeza que somos melhores que isso e nem vale comparar as ondas, como não vale a pena entrar na discussão do floater.
Por isso afirmo, se aquela onda do Mineiro valeu 8 e tal (e acho que valeu!), essa do KS valeu 9 sim, até porque teve uma bela batida antes, coisa que Mineiro não fez no Rio.
Acho que temos que sair fora dessa polemica urgentemente e focar no real problema. A NOTA DO PUPO.
Isso sim é que foi abuso. Foi nessa onda que me senti tratado como um idiota pela ASP. Da mesma forma que o problema da situação no RJ foi a nota do Owen (realmente achatada).
E para finalizar com chave de ouro o circo armado pela ASP, novamente ignorou-se a bateria seguinte para rolar a mesma babação de ovo ao careca mais vitorioso do esporte. Ele merece essa atenção, com certeza, mas não em detrimento dos outros atletas e do público. Parem o campeonato, portanto, para fazer a festa.



Alejo Muniz não tem nada a ver com as balaiadas da ASP e muito a ver com a disputa pelo Rookie of the Year contra seu companheiro de viagens e equipe, Julian Wilson, que não por acaso é a maior estrela da Nike. Vence-lo neste ano de estréia é o melhor cartão de visitas que Alejo pode dar a seus patrões, que certamente se recordarão disso na hora da renovação do vínculo. Com isso em mente, o catarinense entrou numa das baterias mais disputadas da fase, contra Owen "nº 2 do Mundo" Wright e Brett "lucky dog" Simpo, para ganhar e foi o que fez! Muniz deve ser o brasileiro com o melhor aproveitamento nesta fase NO LOSERS.



Na última da fase, Joel Parko e Josh Kerr caíram sem a cia de Pat Gudauskas, que havia se machucado na fase anterior. Parko começou melhor, achou algumas medianas num mar já quase sem condições e estava relativamente tranquilo na liderança quando começou o Kerrzy show, e que show! Virada fácil e candidato real ao título da etapa. Se Josh tivesse feito no ano todo o que fez após o Tahiti estaria disputando o título.



Baterias da fase 5:

TAYLOR KNOX X MIGUEL PUPO
GABRIEL MEDINA X MATT WILKO
BRETT SIMPO X PAT GUDAUSKAS
JOEL PARKO X OWEN WRIGHT

BOLÃO

Bom, a previsão é boa para amanhã, o mar deve subir um pouco e o vento diminuir para o dia final do WT SF.

Na primeira acho que Pupo nem toma conhecimento do velho Knox. Pupo merecia ter passado a bateria contra o careca hoje e chegará instigado nesta.

Aqui uma bateria interessante. No surf Medina é anos-luz melhor que Wilko, mas competição é aquela história, duas melhores em 30 minutos. Acho que Medina passa, mas Wilko é perigoso e é bom leva-lo a sério.

Medina também não gostou nada das suas notas contra KS. Foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/wct/ripcurl-pro-search-somewhere-in-san-francisco/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49897

Brett Simpo nem deve entrar nas geladas águas de OB. Lesões nas articulações são delicadas e acho dificil Pat voltar e apresentar surf para vencer. Já fez muito ao eliminar Jordy com a melhor manobra do evento.

Joel Parko x Owen Wright, a velha promessa contra a nova. Outra bateria interessantíssima. Owen pode confirmar a troca de guarda e consolidar de vez sua briga pelo vice contra Mineiro, mas acho que Joel sem a pressão da disputa do título surpreende.

QUARTAS

Kieren Perrow x Miguel Pupo - Se tudo der errado Kieren assusta mas perde para Miguel e se tudo der certo, Miguel ignora Perrow com sua kombi nova.

KS X Medina - Já um clássico do surf. Bateria para apreciar. KS não é cara que engole derrotas e aquelas da França estão ali, próximas a garganta do careca, o engasgando. A parada é que Medina deixou claro via twitter que não gostou do que rolou na bateria de 3 atletas, onde tbém teve várias notas achatadas. Ou seja. BIG DOG FIGHT! Torço para o Medina, mas o careca conta com a ajuda dos cartolas, então acho que KS na semi.

Alejo Muniz x Brett Simpo - Assim como Wilko, Brett é perigoso. Desde que Alejo entre com o mesmo espírito da fase 4, o americano não atrapalhará. Segunda semi no ano de estréia. Melhor ano (completo) de um brasileiro no WT na história! Outro record para Medina bater ano que vem....

Josh Kerr x Joel Parko - Como falei, acho que Parko pode se beneficiar do alivio da pressão pelo título e passar mais baterias do que se acostumou a passar neste ano. Isso se Kerr não resolver aloprar de novo. Esta numa fase esse Josh que não tenho como apostar contra ele nesta.

SEMIS

Pupo x KS - Agora sim é que quero ver se a ASP tem vergonha na cara ou não. Pupo faz o tubo do campeonato acertando um aéreo muito alto em seguida. Se soltarem a nota correta para esta onda (10) Pupo leva, senão, garfado KS faz mais uma final. Sou um eterno otimista, por isso Pupo na cabeça.

Alejo x Kerr - Alejo terá que fazer algumas notas 8 para se garantir contra Kerr. Tem chance, mas o normal é Kerr levar.

Acho que Kerr leva seu primeiro WT. e vc? Foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/wct/ripcurl-pro-search-somewhere-in-san-francisco/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49897


FINAL

Kerr com a macaca acerta tudo que tenta e leva por 2 décimos de Pupo na bateria final mais apertada da história. 19,97 x 19,95. E tenho dito! 

2 comentários:

  1. bom, meu palpite la no castro zone foi por agua abaixo ainda no rd 3 quando o Jordy perdeu pra um cara na ambulancia.

    vou fazer de conta que nao disse que Jordy levaria essa e refazer meus palpites

    medina deixa o careca com mais uma na garganta, e depois passa voando por taylor nas semis

    alejo perde pra simpo com notas no minimo duvidosas

    parko passa por kerr e simpo

    medina e parko na final

    medina ganha seu segundo WT!!

    festa no brasil, gringos putos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Profeta Edu!!!
    Só errou o Alejo...
    Eu também achava que o Jordy ia longe nesta...surfou mto contra o Dusty e o Tutubarão...
    abç

    ResponderExcluir