terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GRANDE LOOSE PRIME NORONHA

O pessoal teve que se desdobrar pra falar desse Prime...
Quem estava na Ilha teve a chance de ouro de testemunhar um evento abençoado por Netuno e por performaces memoráveis dos atletas, coroando, não por acaso, o melhor, (o PPP - Pupo Papa Primes), mas...
quem não estava nas areias da Cacimba do Padre, não viu absolutamente nada....
A bomba acabou explodindo no colo da Hang Loose, infelizmente.

Ricardo dos Santos, sabiamente, quer se esconder das bobagens da ASP. Atras de cortinas liquidas de preferencia. foto: waves.com


Empresa parceira do surf há muitos anos. Ajudou uma lista interminável de talentos como Gouveia, Padaratz (os 2), Pig, Marcondes, Jr...mas não colaborou ao lançar o video da final com qualidade de transmissão de net, dizendo ser da integra mesmo com pouco mais de 12 minutos de imagens. Ora, no momento em que se detectou o problema e anunciou a questão técnica impeditiva de transmissão deviam ter começado a gravar toda a transmissão, com Sifu, Adler e cia ltda em HD. Será que faltou até essa malandragem?





Até agora não soube de maiores explicações para o primeiro grande mico surfistico de 2012.
Simplesmente no segundo maior evento de surf da América do Sul a transmissão que já não era lá essas coisas (no quesito qualidade e transmissão de imagens) simplesmente deu pau no dia da final, frustrando milhares de fãs do esporte pelo mundo. E põe milhares nisso!

A vocação do surf para as transmissões on line não foi nada aproveitada pela marca que bancou os 250 mil dinheiros. Não consigo nem imaginar o quanto a Hang Loose deixou de ganhar em exposição com a transmissão off line de seu evento. Ao menos 15 países teriam algum motivo para acessar a página da web do evento, fora o Brasil, potencia absoluta no segmento, local que, salvo melhor juízo, deve ser o foco principal do marketing da empresa, enfim...

A culpa pode ser de um cabinho mal colocado. Que seja! Na realidade, ninguém esta ligando para o que deu errado. O que se pergunta é como um evento anual não consegue superar problemas que observa desde a primeira visita as ilhas?

E pela Lei de Murphy, algo que começou tão errado, só poderia dar mais errado...e para azar da Hang Loose a transmissão Off Line rolou justamente num dos melhores campeonatos de surf jamais visto em Noronha, tanto em onda (tamanho, qualidade, constância e mutos outros etc) quanto em nível dos atletas.
As notas foram altíssimas em todas as fases, com recordes sendo superados constantemente.
E com uma equipe de primeiríssima qualidade de prontidão para relatar o show para o mundo todo, em ao menos duas línguas. E isso não é pouco...





Os micos públicos do surf tem que parar! O esporte não precisa desse tipo de mensagem...ainda mais tendo praticamente inventado a transmissão pela web. Há de se zelar melhor pela imagem do esporte.

No primeiro Prime do ano, poucos digeriram completamente o abacaxi servido pela ASP nos últimos tempos. Mesmo numa etapa em que o surf falou alto, não consegui achar algo mais significativo para o contexto do surf profissional do que a declaração do atual terceiro melhor surfista ranqueado no mundo,
 "com esta instabilidade da ASP, acho que não quero seguir o tour...". E o pior, é que Ricardo dos Santos esta coberto de razão.

SURF

Tomando por base apenas os vídeos, e falando um pouco do que realmente interessa, os dias escolhidos, os breaks para esperar a mudança de maré foram acertos da direção da prova que resultaram em show de surf e de notas altas. Pelo visto, quem não estava em kombi tinha chance até o final.

PUPO PAPA PRIMES - Brilhante. O líder do ranking unificado da ASP em 2012 está numa continuação de 2011. A sintonia fina do final do ano passado ainda gera frutos. Pense no que poderia fazer em Pipe se não estivesse machucado. Vitória no momento certo. Chega com confiança redobrada na Austrália. Ainda acho que falta verticalidade no backside do jovem Miguel, mas esta vitória reafirma seu gosto por cilindros e se coloca como ameaça em potencial nas canhotas tubulares do WT 2012.






ORGULHOS CATARINENSES - Jean da Silva e Ricardo dos Santos deram um espetáculo quase tão grande quanto o de suas conterrâneas nas areias do mundo. Vejam bem...eu disse quase.

O ex-campeão nacional, Jean, simplesmente fez sua terceira final (acho) em Noronha. Venceu em 2006. Canhotas rodando são uma das especialidades deste estiloso goofy footer do norte catarinense. Para quem não conhece, recomendo ver alguns dos videos do próprio Jean. Com as novas regras da ASP este resultado o coloca numa inédita vice-liderança do mundial de surf.

Ricardo dos Santos é um prodígio em tubos, mas penso que os surfa melhor quando maiores que 8 pés, Taj que o diga...
Se resolver seguir o tour é ameaça para levar o evento em qualquer lugar com mais de 10 pés, direitas ou esquerdas. Pelo go fo it é o substituto natural de Perrow, e articulado que é poderia também substitui-lo na área política.

CACIMBA = ROCKYPOINT COM GATAS E AGUA DE COCO - Os havaianos foram um show a parte nas ondas da Cacimba. Os caras estavam em casa, numa rockpoint com um visual diferente, com mais mulheres, e altos tubos, o que pedir mais?
Mason Ho é um show man! Pena que não sabe ganhar campeonatos.
Reparem bem aquela onda que o Zietz faz um tubão para a esquerda, sai a uns 100 km/h e amarela de voltar num floater no final. (1 minuto e 36 segundos do video abaixo). É possível  ouvir Irons gritar lá do céu: "O SR. É UM FANFARRÃO!", seguido de outro urro ainda mais forte: "JAMAIS SERÁ!"





PATRO RENOVOU O SURF DO MALANDRO - Me chamou a atenção como um patrocínio muda um cara, esse Jonathan Gonzales, das Ilhas Canárias, acho, é outro homem sob a chancela da Nike. Seu surf esta mais veloz, preciso, menos firulas. Me surpreendeu.

HOMEM DA SEMANA - Bernardo Pigmeu, após anos de apoio para competir pelo mundo, surfou o trials com a prancha branca. Deu seu espetáculo contumaz nos tubos. É bom os empresarios abrirem os olhos. Se alguém der mole o Jamie O vai levar o talento embora para o Pig ajudar a dar asas a grana que a Red Bull manda para o amigo havaiano. Merece, e muito. Pig talvez seja o melhor brasileiro a surfar Pipe de Backside. Solta-lo no mundo para captação de imagens em ondas perfeitas não é uma aposta, mas um investimento...
p.s: Raoni ocuparia esta posição com o mesmo louvor. Outro que perdeu patrô. Chega na Austrália faminto...





CONTINUA FREAK - Medina não foi tão longe desta vez, mas parece que esta andando mais rápido que todos, e ganhando power! Para quem acha que Pupo não precisa ser mais vertical, sugiro observar a forma como Gabriel ataca as direitas.

IMAGENS - Apesar do furo off line, não há nada a se dizer dos profissionais de imagem que foram a Fernando de Noronha. Fotos espetaculares, videos idem. Vejam as galerias de fotos   vale a pena.

BRAZILIAN STORM - Esta ganhando pressão e os dias de céu aberto do circuito mundial, (apesar da ASP), acabaram. Agora sempre haverá um (ou vários) brazzo para apavorar geral, subir no pódium e por a grana e pontos no bolso.





Certamente teria muito mais destaques para listar se tivesse a oportunidade de ver o evento. Rogo para que os organizadores aprendam com os defeitos apresentados e nos surpreendam no próximo ano. A falta de estrutura não é desculpa em nenhum outro lugar do mundo e temos que nos adaptar rapidamente. Já temos mais grana que os gringos, melhor tecnologia, bons profissionais...isso não pode mais ocorrer, pelo bem do SURF.





Resultados:


Resultado do Hang Loose Pro Contest 2012

1 Miguel Pupo (Bra)
2 Jean da Silva (Bra)
3 Ricardo dos Santos (Bra)

3 Brian Toth (Pri)
5 Joan Duru (Fra)
5 Gabriel Medina (Bra)
5 Damien Hobgood (EUA)
5 Wiggolly Dantas (Bra)
9 Mitchel Coleborn (Aus)
9 Raoni Monteiro (Bra)
9 Mason Ho (Haw)
9 Willian Cardoso (Bra)
9 Chris Ward (EUA)
9 Nic Von Rupp (Ale)
9 Yuri Sodré (Bra)
9 Bernardo Pigmeu (Bra)

Galeria de campeões do Hang Loose Pro Contest

2012 - Miguel Pupo (Bra) - na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2011 - Alejo Muniz (Bra) - na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2010 - CJ Hobgood (EUA) - na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2009 - Bruno Santos (Bra) - na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2008 - Raoni Monteiro (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2007 - Aritz Aranburu (Esp) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2006 - Jean da Silva (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2005 - Bobby Martinez (EUA) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2004 - Warwick Wright (Afr) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2003 - Neco Padaratz (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2002 - Victor Ribas (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2001 - Fábio Silva (Bra) na Cacimba com finais no Abras, Fernando de Noronha (PE)
2000 - Guilherme Herdy (Bra) na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2000 - Christiano Spirro (Bra) na praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1999 - Richard Lovett (Aus) na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1999 - Peterson Rosa (Bra) na praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1998 - Armando Daltro (Bra) em Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)
1997 - Marcelo Nunes (Bra) na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1996 - Fábio Silva (Bra) na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1995 - Peterson Rosa (Bra) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1994 - Matt Hoy (Aus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1993 - Joey Jenkins (Eus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1992 - Nicky Wood (Aus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1991 - Nicky Wood (Aus) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1990 - Fábio Gouveia (Bra) na praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1989 - Glen Winton (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1988 - Tom Carroll (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1987 - Tom Carroll (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1986 - Dave Macaulay (Aus) na praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

ASP World Ranking 2012 depois de cinco etapas

1 Miguel Pupo (Bra) – 6.500 pontos
2 Jean da Silva (Bra) – 5.200
3 Ricardo dos Santos (Bra) – 4.611

4 Brian Toth (Pri) – 4.225
5 Joan Duru (Fra) – 4.128
6 Wiggolly Dantas (Bra) – 3.676
7 Gabriel Medina (Bra) – 3.320

7 Damien Hobgood (EUA) – 3.320
9 Chris Ward (EUA) – 3.152
10 Mitchel Coleborn (Aus) – 2.954
11 Mason Ho (Haw) – 2.875
12 Raoni Monteiro (Bra) – 2.400
12 Willian Cardoso (Bra) – 2.400
12 Yuri Sodré (Bra) – 2.400

12 Nic Von Rupp (Ale) – 2.400
17 John John Florence (Haw) – 2.000

Um comentário:

  1. Apenas digo que a Hang loose, que sempre foi uma marca que esteve presente nos melhores momentos do surf brasileiro, dessa vez viu a "História" passar ao lado e perdeu a glória de registrar esse evento com imagens em vídeo que seriam inesquecíveis. Alfio deve estar se "rasgando" pois agiu como um empresário sem visão. Como o "Surfocrata" disse (e eu não consigo me conformar com isso) eles não tiveram a capacidade nem a intuição de se prepararem para um vídeo em HD caso fossem premiados com uma ondulação de gala (oque veio a acontecer). Agora vão ficar com esse acervo de imagens com qualidade sofrível apenas pra servir como lembrança de um fiasco de transmissão.
    Voltando a competição, gostei demais da vitória do Miguelito, torci muito! mas devo admitir: Jean da Silva surfou demais. Estilo e técnica apuradíssimos nos tubos. Se vencesse teria todos os méritos. Agora, Ricardo Santos realmente eleva seu surf quando o mar sobe, acabando por depender muito desse fator quando o assunto é competição.
    Valeu pela análise Ivo! ela já é marca registrada do Blog e as "futuras" serão cada vez mais vistas. Continue a listar os destaques, suas atuações e possibilidades no tour, mas deixe aberto à discussões sempre, rs. Abraço.

    ResponderExcluir