quinta-feira, 9 de junho de 2011

O MELHOR SURFISTA DA MINHA PRAIA

Sou paranaense, e aprendi a surfar na praia de Pontal do Sul, hoje balneário do município de Pontal do Paraná.
É o local do continente onde a maioria das pessoas que visita a Ilha do Mel embarca.
Comecei a surfar em 1989/1990, mas por uns 2 anos só surfava no verão, minha mãe não deixava eu descer sozinho de Curitiba. Depois que veio a liberação matriarcal todo fim de semana ia para "Pontalera". Pontal é uma onda mamão, mas bem de outside, costumo falar que aprender a passar arrebentação em Pontal me credencia a passar arrebentação em quase qualquer lugar. A melhor condição ocorre com ondulação de sul com vento nordeste, gera uma correnteza danada, mas fica perfeito. Onda boa mesmo tem na ilha e pela proximidade, as vezes acordando cedo, dava para surfar na ilha de manhã e almoçar em casa. A noite rolava os clássicos churraswar, churrasco com jogo de war, que podia virar a noite. Hoje em dia pelo que soube virou churraspoker.
Sempre existe O surfista, em cada local. O Sifu falou esses dias que o melhor surfista da praia dele é o Trekinho. Bom, na minha praia o melhor surfista era o Grilo.

Leandro Breda. Foto: menor idéia


Leandro Breda, qdo comecei a surfar, já era campeão estadual, tinha patrocinio e realmente surfava mto.
Sempre foi um cara simpático e apoiava a toda molecada, seja incentivando a ir numa onda, vibrando com uma manobra ou simplesmente trocando uma idéia.
Lembro que qdo moleque eu e um amigo de infância, o Gil, jogávamos bola na casa em frente à do Grilo, e as vezes iámos lá filar uma água ou um pão. Bons tempos.
Não posso dizer que sou amigo dele, somos conhecidos, mas sempre que nos encontramos ele faz questão de me cumprimentar e me impressiona lembrar do meu nome até hoje, mesmo ficando mais de 10 anos sem nos ver. Questão de educação e berço, claro.
Grilo pode até não saber, mas influenciou toda uma geração, não só de Pontal do Sul, mas acho que de todo litoral do Pr e de Curitiba.
Ele fundou uma marca chamada Cruel Maniac. Faziam roupas iradas para skate e surf. Eram as melhores bermudas de água da época. Tinha um bonezinho da Cruel que literalmente TODOS tinham. Construiu uma pista de skate lá em Pontal mesmo, do lado de uma sorveteria que era o ponto de encontro da galera e onde instalou uma pequena loja. Patrocinava campeonatos, surfistas e skatistas, e era uma marca com ótimas sacadas, até porque era feita por surfista/skatista para surfista e skatista.
Mas a grande sacada dele, e foi justamente o que acho que influenciou toda uma geração, foi a criação de um festival de música Punk/Hardcore chamado Chacina.
Putz, como era irado. Lembro dos primeiros, moleque ainda. Lembro de algumas bandas, Monkeybrains, Pogoball, Resist Control, Os Cabeloduro, Ratos de Porão, entre várias outras que tocaram lá.


Atualização tardia - sobre o video acima - as vezes não custa comentar, não é? - se ouvir a primeira música o youtube abrirá, automaticamente, janelas que lhe permitirão ouvir várias outras músicas desta banda.
Agora. Se tu for malandro mesmo, baixa o realplayer, faz o downloud desta e outras faixas, converte p mp3 e tens um album inteiro dos caras à disposição...né? Devesa que me deu a letra...valeu Beto!

A primeira Chacina, salvo engano, rolou em 1992/1993 em  Pontal mesmo, acho que rolou lá por uns 5 anos, talvez mais, depois teve um em Curitiba no local onde funcionou por mto tempo o Juizado Especial, e teve em Guaratuba e Itapoá. O mais irado, na minha opinião, rolou num inverno frio pra burro, junto com a festa do camarão em Pontal, tinha umas ondas na época e rolou bem estilo festival dos anos 70, numa tenda armada na beira da praia, com o visual da Ilha do Mel ao fundo.
Não vou afirmar que gosto deste estilo de música por conta do Grilo, mas que influenciou, isso é certo, e não só a mim, mas como vários amigos meus. O primeiro cara que me mostrou Bad Religion foi o Grilo, Pennywise também, isso bem antes de eu ouvir falar de filme de surf, Momentum e afins.
Hoje, Grilo mora em Floripa, pai de Yago Dora, jovem competidor que esta nas cabeças dos rankings amadores de SC e do Brasil e encabeça o Aprimoresurf, visando passar para a molecada tudo que aprendeu no surf competição, filma-los e demonstrar onde e como podem melhorar e principalmente prepara-los para a vida no circuito mundial. Se houvesse esse trabalho 10 anos atrás, Fabio Silva não teria largado o WCT, por exemplo, e acho sinceramente que é o caminho a ser seguido. Se realmente queremos dominar o circuito e o mundo do surf, não será só talento, será sim, mto trabalho, treino e evolução.
Leandro é um exemplo, perseverante e empreendedor, era o melhor surfista da minha praia, influenciou a minha geração e continua dando um exemplo positivo para a nova geração, sempre vivendo do esporte.
Parabéns Grilo.

3 comentários:

  1. POIS BEM.... GOSTARIA DE SABER COMO ESTA A MAE DO GRILO. ERA UMA AMIGA MINHA MUITO QUERIDA. FOMOS UM DIA COMPRAR UMA CACHORRO ROTTWEILER JUNTOS, QUANDO ELA CUIDAVA DA LOJA CRUEL NO SHOPPING OMAR... ALGUEM SABE COMO ESTA ESTA. MEU E-MAIL ekazmierski@bol.com.br - ate mais Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elias aqui é a Leny mãe do grilo e vó do Yago vou te adicionar no face pra gente manter contato a cachorra está ótima mora em cascavel e está muito linda cuida da casa que é uma beleza grde bj da tia

      Excluir
  2. Leandro Breda "O Grilo"... quebrava as ondas de Pontal...
    Parabéns a família e ao filho... futuro campeão mundial de surf...
    Junto na torcida!!
    Marcelo Percegona (Paranaguá/Pontal do Sul)

    ResponderExcluir