quinta-feira, 12 de abril de 2012

WCT BELLS 2012 - MICK ARISES

No 51º aniversário do campeonato mais tradicional do planeta, o título ficou (pela segunda vez) nas mãos do Bicampeão mundial Mick Fanning, que venceu o careca sanguinolento na final, mesmo com este último de posse de uma nota 10, após mais um de seus "muito+altos+aereos+reverses+sem+mãos+na+borda" voltando literalmente no zero.

Os finalistas. Mick & KS. Foto: © ASP / Robertson.

O campeonato ficou longe da qualidade de onda prometida pelas sempre otimistas previsões dos patrocinadores e decepcionou muita gente, já que ficou muito abaixo da qualidade de onda apresentada no ano passado. Mas num evento de CT, o que salva sempre é a qualidade do surf apresentado.



A transmissão em Português foi horrenda, com muitos, mas muitos mesmo, reclamando das sandices ditas na cabine de transmissão. Eu não consegui ouvir mais do que 5 minutos em PT, por isso não tecerei maiores comentários.

Os brasileiros infelizmente não foram tão bem quanto o esperado, mas mesmo nas derrotas o nível de surf tupiniquim manteve-se no altíssimo nível de qualidade estabelecido em 2011.
Inclusive, para os imediatistas de plantão, é sempre bom lembrar que antes de Bruninho dos Santos em 2008, amargamos 6 longos anos de jejum em eventos do CT e não será sempre que teremos um verde amarelo no pódium.
Acho até que já mudamos bastante o estigma e a síndrome de vira lata que por anos perseguiu os surfistas destas bandas. Já esta na mente de todos, inclusive dos juizes, que os atletas brasileiros podem bater qualquer um e apesar de alguns garfos o julgamento esta longe de ser tendencioso, patrioticamente falando.

O alvo dos erros arbitrais desta vez recaiu nos jovens. Pupo e Andino sentiram na pele que antiguidade é posto na ASP e mesmo vencendo na agua, perderam nas papeletas.




BRASILEIROS

Fiz questão de rever todas as baterias dos brasileiros antes de publicar este breve relato, que estava pronto desde o dia da final, mas como teve a festa dos polacos (post anterior) e eu queria fazer esta revisitação as baterias segurei a publicação até hoje.

Alejo Muniz - Não sei ao certo o porque, mas o pessoal que adorava o Alejo ano passado, quando quebrava tudo e todos rumo ao top 10 do mundo, este ano, na segunda derrota, já decreta seu encerramento de carreira, que desaprendeu, que tem que evoluir, que isso e que aquilo...pera lá, né gente? Será que é porque ele é Argentino? O moleque esta machucado desde o Pipemasters e vem tentando se recuperar desde então. Repeti em mais de um fórum que as vezes a mente, a confiança, demora mais que o músculo para se recuperar. Além de que, pelo que foi declarado pelo próprio atleta via twitter, o mesmo fazia sessões intensivas de fisioterapia até pouco antes do embarque para Victória. Ou seja, esta longe de estar no rip de 2011. Acho que há muito chão para decretarmos qualquer coisa em 2012, mas é certo que a performance do catarina argentino será inferior a do ano de estréia. Perdeu para Yadin Nicoll por não achar as ondas, apesar da nota overscorada de seu adversário. Mas não vi seu surf descer de nível como muitos acharam. Ele tem que evoluir é a recuperação da lesão.

Heitor Alves - Também esta retornando de lesão, mas acho que esta num estado de recuperação mais evoluído que Alejo. Perdeu para Jadson pela escolha de ondas, em absoluto pelo surf apresentado, vide primeira manobra do cearense na primeira onda desta bateria. Deve evoluir naturalmente no ranking após o Brasil e algumas canhotas.

Miguel Pupo - O jovem Pupo foi garfado. Isso é um fato. Ele virou na última onda contra CJ, com um belo aéreo de manobra inicial e finalizando legal, merecia a nota da virada e os juizes não deram porque não quiseram eliminar um campeão mundial tão cedo no evento. Agora é inevitável analisar que Miguelito cometeu ao menos três erros graves no decorrer de sua bateria. Num mar com séries demoradas, cair na segunda manobra de uma onda com tamanho foi fatal, o mesmo eu diria para as quedas na finalização de duas ondas razoáveis, cujos décimos poderiam decidir o heat a seu favor, independente da decisão arbitral. Falta só a sintonia fina. Pupo ainda nos dará muitas alegrias em 2012. Podem anotar.




Jadson André - É impressionante como um surfista pode fazer uma manobra tão bem e outra tão mal. Jadson enquanto de costas para a onda, consegue bater tão bem quanto qualquer outro, indo sempre na orelha das benditas, com pressão, e muitas vezes colocando a prancha em ângulos pouco aconselhados pelos médicos ortopedistas, contudo, quando é para rasgar, ou dar qualquer manobra de borda o potiguar simplesmente não consegue a mesma eficiência. Parece que ele sempre opta por rasgar no meio da parede, raramente chegando ao lip, tornando a manobra plasticamente feia e ineficiente. Mesmo tendo uma das melhores batidas e floaters do negócio quando se trata de backside, Jadson tem facilmente o arsenal mais fraco de costas para a onda do Tour. Evoluir é necessário. Fez uma bateria brilhante contra o Cearense Voador, mas errou feio na sua bateria da terceira fase contra Owen ao ser tão seletivo. Pegou 2 ondas durante a bateria toda e quando pegou sua segunda onda, caiu na primeira manobra e o australiano magrelo veio na detrás marcando a maior nota do heat. Mesmo com o gringo sendo overscorado (5 e bordoada com 1 batida foi sacanagem) Jadson precisava de pouco no final, mas as séries não vieram...Boa aposta no RJ.

Raoni Monteiro - Perder para o campeão é sempre melhor, ou menos pior. Pois Raoni não só perdeu apenas para o campeão, como perdeu por pouco, dando um belo susto no Mick "Babuino Albino" Fanning. Bateria para rever. Aula de como surfar Bells médio e perfeito. Arrisco dizer que cometeu alguns dos erros de Pupo. Logo após a primeira nota 9 do adversário, na melhor série da bateria, Raoni caiu logo na primeira manobra. Considerando que na onda seguinte o local de Itaúna fez um 9,20 numa onda menor e com menos potencial, fico imaginando o que não seria da bateria caso não ocorresse a queda que mencionei. Pecado mesmo é um atleta do nível de Raoni ter que buscar no próprio bolso recursos para correr o Mundial. Acho que a Abrasp podia criar um relacionamento mais estreito com órgãos governamentais para no futuro subsidiar atletas de nível mundial que por acaso fiquem sem patrocínio. Atletas olímpicos tem este tipo de apoio e todos nós sabemos que não há falta de grana, basta o pessoal roubar menos...

Gabriel Medina - Ele próprio resumiu bem seu erro nas redes sociais, ao se xingar de Burro. Não diria que foi burrice, mas excesso de respeito, ou imaturidade, o que seja, fato é que bastava Gabriel, de posse da prioridade remar na frente de CJ na última onda e veríamos Medina muito mais a frente no ranking. Afirmo que Gabriel perdeu a bateria para CJ, mas CJ não venceu. Pois surf por surf, o local de Maresias mostrou muito mais que o floridiano compeão mundial de 2001. A fúria nos olhos do garoto após a derrota denota como sua gana de vencer continua intacta e este período de vacas magras era esperado por todos, menos por ele, o que entendo ser um belíssimo sinal de amadurecimento. Medina vai levantar muitas sobrancelhas em 2012...vai vendo.




Adriano de Souza - O vice-líder do Mundial de Surf de 2012 perdeu a chance de liderar o certame ao trocar de tática em sua bateria contra Josh Kerr. Os juízes estavam valorizando o surf de manobras bem definidas e a bela linha adotada pelo Guarujaense em Bells (vide primeira onda de Mineiro e Kerr nesta bateria). Mas ao ver que também soltavam notas para os aéreos estratosféricos do australiano (mesmo em ondas mais curtas, não obstante estarmos em Bells, mas vai entender...) resolveu arriscar e se deu mal (parafraseando meu amigo blogueiro Trombonera do trombonedevara) . Devia ter se mantido firme às suas convicções em especial ao surf que vinha dando muito certo no campeonato até ali. De qualquer sorte Mineiro sai da Austrália em posição ainda melhor do que a de 2011 e defenderá seu título da etapa brasileira do mundial com unhas e dentes até porque se gamou no gostinho da liderança do CT e certamente quer mais...se cuida Careca...sua batata esta assando.

FINAIS

Nenhuma surpresa na primeira semi final, com o KS eliminando seu companheiro de equipe Jeremy Flores (alguém viu a cutucada do Mimi no KS via twitter, após ver o careca pegar carona no Jet para trocar de bóia, o francês não perdoou e falou "eu tive que sair nadando, mudaram as regras?"), aliás, surpresa mesmo foi o francês ter chegado até aqui. Deu uma sorte danada na bateria de JJ. Quem disse que vencer o Pipemasters não gera frutos eternos? Na minha opinião a sensação havaiana virou na última onda, mas os critérios estavam rígidos e estabelecidos, Jeremy é mais antigo no tour e na dúvida fica o mais velho. Tipo a nossa CBF, saca?

Agora a segunda semi final foi uma batalha de titãs onde qualquer um podia sair o vencedor. Amigos de infância e competidores ferrenhos, havia muito mais do que um lugar na final em jogo ali. E ambos deram a vida em cada manobra. Só que o dia era de Mick e ninguém venceria ele antes da final.




A final, para muitos foi espetacular, eu não achei tudo isso, mas foi incrível ver o careca sanguinolento perder uma bateria mesmo com um 10 no bolso. Já falamos deste 10...

Mick, em minha opinião tem um dos estilos mais legais de se observar, além de atacar as ondas com uma vontade e força igualável por poucos no circuito atual. Talvez Kong e Rosa atacassem as ondas com mais fúria, mas nenhum dos dois tem o estilo do babuíno albino, tão pouco os títulos mundiais do malandro.
O jeito de rasgar a onda de Parko, por exemplo, é muito mais estiloso, mais clássico. Mick é mais bruto, cru talvez, começando a rasgar antes mesmo de chegar ao lip, como se quisesse impedi-lo de quebrar. Numa onda como Bells, isso conta muito. Pensando agora, Mick merecia em seu cv uma vitória em Sunset. 



Enquanto escrevia essas mal traçadas linhas lembrei-me de uma análise dos top 44 da Fluir, onde compararam o careca sanguinolento a Superman e AI a Lex Luthor. Pois penso ao contrário, até porque sou fã de HQ e sei que os vilões, muitas vezes aos olhos do público geral, são grandes heróis, enquanto os verdadeiros salvadores da pátria são párias da sociedade. 



Pois acho que a careca do KS revela mais do que parece, a apesar da carinha de bom moço ali de bom mesmo só tem o surf e todos os outros top 32 são os "heróis" tentando "livrar" o mundo do surf das garras do maldito sanguinolento. Obviamente que isto é uma brincadeira, até porque poucos (nenhum?) surfistas foram tão salutares para o esporte quanto Robert Kelly Slater.



Na final viu-se duas táticas bem distintas, KS pouco seletivo e Fanning calmo e escolhendo muito bem suas ondas. KS caiu demais na final, eu diria. Mas não foi por isso que perdeu. Acho que sua onda logo após a nota 10 foi mal jugada e ali ele já viraria a bateria. Mas não seria justo pelo que Mick apresentou não só na final, mas como em todo o evento. E acho ainda que não seria justo com a onda. Presentear o campeão com o título após uma única manobra, sendo que a onda oferece ao menos 300 metros de pista para as mais diversas manobras e uma onda com 3 ou 4 delas é considerada curta. 



Não discuto o 10 do careca, até porque o Mick também foi overscorado na sua primeira onda. Mas gostaria de colocar na mesa a seguinte questão. Sem dúvida, esses aéreos do KS em finalizações são impressionantes. Mas não se pode negar que o careca os tem repetido, utilizado a vera para sair de situações complicadas em heats (mesmo na final, antes de acertar, errou um).

Pergunto, se o camarada começa a repetir muito a mesma manobra ele é penalizado com diminuição das notas, não é? Bom, os aéreos do careca são excelentes, fato, mas os do Jadson também o são e perdem muito mais nota que o careca. 



Isso sem falar que a bem da verdade KS se jogou do lip em direção a base da onda, "voando" de verdade, poucos centímetros acima da onda e alguns metros para frente dela, apesar dele ter achado que foi um dos mais altos de sua carreira, comentário que me levou as gargalhadas.

Vejam bem, não estou dizendo que ele não voou alto, voou sim. Mas não para CIMA da onda, mas para baixo, do lip a base, como disse. O do Pupo de backside foi mais alto, analisando a prancha SOBRE O LIP, por exemplo, mas o do careca foi muito mais plástico, daí o 10, imagino. 



Vitória merecida de Mick.



Acho que era isso. E que venha o Rio.




RESULTADOS:



Rip Curl Pro 2012

1 Mick Fanning (Aus)
2 Kelly Slater (EUA)
3 Jeremy Flores (Fra)
3 Joel Parkinson (Aus)
5 Josh Kerr (Aus)
5 Owen Wright (Aus)
5 Kai Otton (Aus)
5 Jordy Smith (Afr)
9 Adriano de Souza (Bra)
9 John John Florence (Haw)
9 Brett Simpson (EUA)
9 CJ Hobgood (EUA)
13 Raoni Monteiro (Bra)
13 Gabriel Medina (Bra)
13 Jadson André (Bra)
25 Alejo Muniz (Bra)
25 Heitor Alves (Bra)
25 Miguel Pupo (Bra)

Ranking do World Tour 2012 depois de duas etapas

1 Kelly Slater (EUA) - 13.200 pontos

2 Adriano de Souza (Bra) - 12.000 (e chegando...)

3 Taj Burrow (Aus) - 11.750
3 Mick Fanning (Aus) - 11.750
5 Joel Parkinson (Aus) - 11.700
5 Jordy Smith (Afr) - 11.700
5 Josh Kerr (Aus) - 11.700
8 Owen Wright (Aus) - 10.400
9 Jeremy Flores (Fra) - 8.250
10 John John Florence (Haw) - 5.750
13 Heitor Alves (Bra) - 4.500
13 Miguel Pupo (Bra) - 4.500
19 Raoni Monteiro (Bra) - 3.500
25 Gabriel Medina (Bra) - 2.250
25 Jadson André (Bra) - 2.250
32: Alejo Muniz (BRA) - 1.000

fonte: waves

PARA DIRIMIR DÚVIDAS:

40 comentários:

  1. concordo com quase tudo...e minha discordância é sobre comparar os aéreos "dos outros" com este do KS na final. a meu ver a distância ou altura (que define o nível de dificuldade da manobra)devem ser medidas do momento em que a prancha para no ar (no ponto mais alto) até a aterrissagem. e os juízes foram felizes no julgamento. se não for assim o critério, um aéreo pra frente (sem subir nada além do lipe) numa bomba buraco de 10/12 pés caindo no ZERO naõ tera´valor algum, o que seria um total absurdo. aloha remuska!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. belo ponto de vista...por isso que falei que não discuto o 10 do careca...foi foda o aereo...
      o que discuto é porque o Jadson perde nota ao repetir manobras e o KS (e vários outros) não, entende?
      O critério para o 10 é outro assunto...
      Aloha!

      Excluir
    2. realmente não acho que seja repetido...o giro até é repetido, mas o aéreo como um todo não o é, pois a altura da queda é diferente, maior, e isso torna a manobra diferente a meu ver...mais alta ou mais longa ao menos...este aéreo é o maior que ele já deu...e mesmo que repetido, merece 50 notas 10 se executado desta forma em 50 vezes...quando alguem completar um desses vai ganhar 10, e quando fizer de novo e de novo, vai ganhar tantos 10 quantos bastem para a alegria da galera...aloha!

      Excluir
    3. ae já discordo...se o Jadson, Mineiro ou mesmo o Kolohe e Kerr acertar um desses leva 8,5 no máximo, 9 ou mais se tiver mais manobras...numa manobra só duvido mto...talvez o Medina (vide França contra o velho Knox 2011)...tem que ter moral...kkkk
      abç

      Excluir
    4. "se" é nota musical...mas "se" algum desses (aliás até eu) acertar um aéreo desses com certeza darão o 10. e mais uma vez defendo o 10 do aéreo do careca sanguinolento, que foi bizarro simplesmente pela altura da queda, e pela queda ter sido no zero(!!!!). ele "caiu" de uma altura de uns 2,0m ou mais (arrisco uns 2,5m ou até mais - vide imagem congelada - a lateral - do canal), e nessa linha de raciocínio, acho mais fácil voltar de um aéreo voando uns 4,0m e caindo meio no floater (rampa bem favorável para aterrissagem), como são todas as aterrissagens do WT, do que esse do careca caindo no zero. ô aereozinho pol^mico..kkk..abç

      Excluir
    5. kkkk "SE - do verbo NUNCA" né? O aereo não é tão polemico quanto a falta de critério para a concessão das notas...vai da cara do cliente...se for careca ganha 0,5 ponto a mais, se tiver olhos azuis, 1 a mais...se for orelhudo 1 a menos e assim vai...kkkk
      e o principal, se for patrocinado por 1 das 3 grandes leva 0,25 a mais desde o drop...

      Excluir
    6. aí eu já discordo...até porque aquela nota do KS que era p ser a segunda maior lá pelos 9 ao menos tb não veio, veio um 8,07 salvo engano...ou seja, que a marca da roupa de borracha tenha elevado a nota do surfista eu concordo (ao menos na final), mas que A careca atraia notas altas eu já discordo, já O careca as arranca na marra.

      Excluir
    7. pra tu ver como essa discussão é antiga. Lembro de uma entrevista do KS logo antes dele conquistar o título de 98, antes de suas férias, pré AI, noutro século! E nela ele dizia que concordava que eventualmente recebia notas a maior por ser quem ele é (ainda de cabelos), mas ao mesmo tempo recebia várias a menor tbém por ser quem é, pois em tese ele teria que ter um mínimo de performace, saca?
      E acho que rolou isso, especialmente na onda imediatamente após ao 10, onde o 8,07 não refletiu o real valor de uma onda muito bem surfada pelo sanguinolento...
      As vezes ele arranca mesmo...concordo...mas não desfinco o pé do meu argumento inicial.
      Ok, o aereo é irado. Mas é repetido. (e não foi alto, foi p frente, KS só falou aquilo porque é politico e quer substituir o Obana dia desses...)
      Se pra outros a repetição gera pena, para o sanguinolento também devia gerar...

      Mas como diria Mestre Adler, subjetividade é isso ae...

      abç

      p.s: lá no trombonedevara discutiu-se isso uns meses atrás, lembra Edu? Vcs perceberam a reação da galera?
      Isso com certeza influencia os juízes...não passou da hora dos caras ficarem isolados, ouvindo apenas e tão somente uns aos outros?

      Excluir
    8. sobre o KS falar que foi o mais alto que já deu, acho que não é por ele ser político ou sei lá o quê, mas sim pelo impacto que ele sentiu quanto aterrissou, ou ainda pela eventual vertigem que ele pode ter tido naquele momento...kkk

      Excluir
    9. KKKK...é isso mesmo...as vezes esquecemos que esse careca já esta a mais de 1/4 de século nessa brincadeira...já temos quase 20 anos do seu primeiro mundial, pode?
      Esquecemos que o malandro tem 40 de idade e quase o mesmo de experiencia...ninguém vai de encontro ao público, muito menos os juízes...aqueles urros podem e devem ter influenciado...e o careca sanguinolento não é 11 x world champ de bobeira...malandro que só levantou os bracinhos num claim discreto mas eficiente...kkk
      por isso mencionei abaixo que os juizes deviam ficar isolados, ouvindo as próprias vozes e olhe lá...

      Excluir
    10. @Surfocrata Apr 13, 2012 11:39 AM

      para discordar disso tem que ser muito ingenuo..

      no forum da surfermag, logo no segundo dia do evento, a galera ficou indignada com as notas que estavam soltando para os locais. E alguns ja cantaram a jogada, com comentarios do tipo "po, desse jeito nem precisa perder tempo colocando os surfistas na agua, é so pegar todos os australianos, tirar no palitinho e dar o trofeu pra ele"

      mas é o lance das opinioes, que entra no campo da subjetividade, bla bla bla

      respeito.

      Excluir
    11. acho que só se eles, juizes, ficassem isolados entre si inclusive, pois se ficassem juntos iam ouvir os urros dos colegas julgadores...kkk

      Excluir
  2. Concordo com o raimfons,

    coisa linda.

    Po, na epoca que começaram a tesourar o Jadson eu fiz a seguinte pergunta, "se fosse o Dane que estivesse mandando aereos com a mesma constancia que o Jadson sera que as notas iriam cair de 8 pra 4??"

    Bom, e agora, vao tesourar o Sanguinolento tb? Espero que sim, pois vai ficar muito entediante ver 10 saindo toda hora que o sangui mandar a manobra. Acredito que vao ajustar a escala sim, mas vai ser de 10 para 9.3, 8.8, 8.6. E nao de 10 para 8 para 5.5,6, como fizeram com o Jd.

    Isso ae
    que venha Rio!

    E po, gostar do estilo do Fanning heim? Tem maluco pra tudo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Trombonera...gosto não se discute, só se lamenta...mas em ondas de volume, como Bells, Vila, etc... esse cara mete a prancha nas danadas de um jeito que nunca vi...não sei como as bóias não quebram durante as rasgadas...
      exemplo de atleta e de surfista...na minha opinião...
      kkk
      abção

      Excluir
    2. Gostaria de acreditar que farão assim Trombonera...mas duvido...vai depender mto do momento da bateria e do campeonato...se for nota para virar a bateria os caras vão soltar tudo e mais um pouco...acho...
      O que queria ver era o Jadson ser valorizado...um dos melhores aerialistas competidores do mundo esta sendo perseguido pela ASP. A OAKLEY devia tomar partido dessa porra...

      Excluir
    3. Assino com o Ivo, em matéria de aéreos o Potiguar sempre é mal julgado, será que é pq ele é brazuca?( ai vão dizer que é teoria da conspiração) se ele fosse um aussie isso mudaria? Com relação ao KS independente de todo o conhecimento técnico e a sua experiência, enquanto ele tiver no tour as suas notas sempre serão bem julgadas (vide frança na bateria de 3 contra o medina e em S.francisco contra medina e pupo), e não é só ele, pois nessa etapa teve o bede contra o andino e por ai vai e isso estraga ai vai ter uma galera dizendo mais tem a subjetividade ou tem a escala de notas para cada tipo de onda...ai chego a conclusão que não sei nada sobre o surf! Inclusive isso afasta pessoas que mesmo não praticando o surf...que gostam do esporte e tentam aprender(só citando um caso tenho um amigo que disse que não ia mais assistir as etapas, pois não entendia como uma manobra em que o cara dá um salto da onda e caia sobre a prancha recebia uma nota menor que uma cara que só deslizava pela onda mudando a direção heheheh ele tv falando da final mineiro x taj.

      Excluir
    4. Bem lembrado Raimfons...esta falta de critério e excesso de subjetividade acaba afastando os "leigos" e "entendidos" já que se mistura muito gosto pessoal com análise ampla, que é o que pretendo fazer aqui...

      abç

      Excluir
  3. Ótimo texto Surfocrata!

    Santos Surfer

    ResponderExcluir
  4. A mão na borda faz toda diferença nos aereos discutidos aqui... Prestem muita atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado...caso o grab seja considerado um facilitador (e acho que é)...
      mas o subjetivismo leva em consideração a plasticidade, não?
      um grab slob ou um stalefish são complicadores e "embelezadores" (tipo cerveja gelada) da manobra...

      Excluir
    2. putz, realmente, essa discussao da pano pra manga.

      Eu como nao tenho surf pra mandar aereos, me baseio pela plasticidade, pois nao manjo se a mao na borda aqui ou ali é um facilitador ou complicador.

      Para mim pelo menos, cabe somente esperar a galera que manja destrinchar essas manobras.

      Excluir
    3. o "Bob Burn" no skate não usa as mãos na borda, e as notas são mais altas sempre que acertadas as manobras...e ele voa inclusive mais baixo do que a concorrência...ele é o único, ainda exemplificando, que faz a tranposição (primeiro salto) na mega rampa sem as mãos no sk8...e só ali já ganha relevantes pontos...com estes aéreos do KS acho que ocorre o mesmo na interpretação dos juízes e na minha tb...só que inversamente ao skate, no surf quando se cai no zero é 10, e no skate é hospital...

      Excluir
    4. Bom, de skate confesso que meu conhecimento se limita ao Downhill, o olhe lá...kkkk
      Mas acho que o Bob se dá bem mesmo é na troca de base...cuja naturalidade impede que se perceba o movimento...enfim...

      agora qto ao grab, acho que influencia mesmo e mto...
      num aereo mto alto, ou com vento, é quase impossivel completar sem um grabzinho...

      agora esse slob, que é usando a outra mão, ou o stalefish que é usando a outra borda, esses são complicadores.
      Imaginem o seguinte: vc sai num aereo, e suas pernas estão girando a prancha no sentido anti-horário e seu tronco gira no sentido horário para fazer o grab na outra borda, saca?

      nossa, dificil até de imaginar...

      o kolohe acertou um desses em trestles ano passado, olha o link:

      http://youtu.be/7eBP_A9LTP0

      sinistro manééééé!!!!!

      Excluir
    5. http://www.youtube.com/watch?v=7eBP_A9LTP0

      Excluir
  5. Parabens, otima as suas textos e analises.
    Gostava tambem de conhecer sua analise tambem do Tiago Pires e seu futuro no WT com estes novos atletas com performances tao altas.
    PS: o futuro portugues no WT passa pelo Vasco Ribeiro?
    Abrç
    Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo...vou começar a fazer isso sim...foi mal...
      vou incluir nosso amigo Saca nas análises sim...
      meu amigo...vcs estão bem daqui uns 3 u 4 anos viu?
      Sou fã da Onfire e da SurfPortugal, sempre as adquiro qdo acho por aqui, e acompanho os sites e tem mto moleque bom vindo...aquele menino que competiu em Peniche 2011 (Antonio acho), mto bom, atirado p burro...
      Vasco entra no CT em no máximo 2 anos, e tenho dito!
      abç

      Excluir
    2. acho muito mais difícil o aéreo sem as mãos...as mãos na borda dão segurança ao surfista é óbvio, e dão um estilo dependendo da posição das mãos...mesmo sem vento, o cara "segura" a tábua com o pé...tô falando de aéreo...e não daquelas rodadinhas 360 que quase toda a molecada dá em marolas de meio metro

      Excluir
  6. Top o post Lends!
    Eu que estava sem saber o que aconteceu nesta etapa, tive uma excelente descrição!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. É bom sim conhecer sua analise do Saca. Apesar de parecer que ele tá "cansado" e desmotivado de correr o WT. Parece q ele próprio sabe q suas hipótese q continuar no Tour são poucas.
    Após a 1ª etapa WT regressou a casa sem correr o prime e 6* lá no OZ... Em minha modesta opinião devia ter ficado e correr esses eventos e treinar junto dos melhores do mundo para Bells.
    O António (não conheço)... acho que queria dizer do Francisco Alves?? q correu em Peniche. A nível internacional perdeu direto todas até hoje incluindo na Austrália ja este ano.
    Acredito q o Vasco e Frederico Morais quem tem + chance.
    Vamos ver se Vasco consegue esta semana ser campeão pelo ISA no Panamá esta próxima semana, foi vice na ultima.
    PS: Acredito q este ano o mineiro se conseguir bom resultado no RJ fica boa posição p titulo. O Medina e Pupo vao dar mtas alegrias a nos todos nos próximos anos sem duvida.
    Abr
    FTMorais
    Portugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, concordo contigo, ano passado o Saca tbém dispensou dois Primes aqui no BR após o CT e no final do ano teve que correr atras do prejuizo. Não acho que ele não tenha chances, até porque é dos mmelhores em esquerdas tubulares (KS que o diga)...mas de fato, não tem se mostrado ao mesmo de antes...
      Sim, me referia a este mesmo...bom, se dependesse de resultados em competições, Danilo Couto e Rodrigo Resente não seriam dos mais respeitados big riders do mundo...a escola lusitana é das melhores, mas commo todas, necessita de renovação, por isso o mencionei...achei atirado pacas...
      O Frederico eu vi pouco, um ou dois videos mas sei que quebra...já o Vasco, sou fã do surf...é um Tiago melhorado...

      Excluir
  8. porra, excelente analise....discordo quando tu compara o aereo do careca com os do jadson..porra, o do careca foi foda....discordo tb com o surf do fanno...acho sem graca e previsivel...concordo com vc que a transmissao em portugues tava um cu...os caras se perdiam nas ondas...tinha nota pra sair e eles nao sabiam..se enrolavam nos replays...ficavam falando merdo...o paulinho isso, o edinho aquilo.....falavam que o slater comeu a pamela anderson e tal....porra faz tempo isso....

    alohaaa GD!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DSC!

      Veja bem, como tentei esclarecer a nosso amigo anonimmo, que desconfio que more no Recreio dos Bandeirantes, em hora alguma comparei as manobras, ou falei que o 10 não era merecido.

      Apenas questionei o fato da manobra estar sendo repetida pelo careca sem qualquer penalização arbitral, já com o Jadson...

      qto ao Mick, gosto é gosto...sou fã desde antes do Fanning The Fire, embora sua sessão em J Bay ainda seja das minha preferidas...

      Excluir
    2. Entao, penso que vao começar a descontar pontos desse aereo logo logo. Uma coisa natural, pois o careca dominou a manobra, e daqui a pouco vai mandar esse aereo e na sequencia 2 ou 3 manobras, batidas, rasgadas quem sabe até outro aereozinho pra finalizar a onda. E ai como fica a coisa? Se em uma onda ele manda um aereo gigante e ganha 10, e numa outra onda manda o mesmo aereo gigante e encaixa outras manobras com pressao, que nota vao dar?

      Tb nao estou falando que nao foi merecido, so estou chamando atençao de que se continuarem a dar 10 a coisa pode ficar estranha.

      Excluir
    3. pensando assim tambem concordo..o careca ja mandou dois, um em NY e esse agora...na proxima que ele tiver perdendo e rolar aquele terralzinho pra direita ja vai ficar todo mundo esperando ele mandar outro daquele..se mandar de novo vale 9,5...o jadson abusou pq mandou uns 500 aereos iguais ne...ai vagabundo nao gosta...

      Excluir
  9. PARA DIRIMIR DÚVIDAS

    https://vimeo.com/40273409

    ResponderExcluir
  10. O mesmo quando o Pat G mandou o rodeo la em chopes, deram 10 na hora, ninguem mais acertou um rodeo, acredito que os proximos 3 ou 4 vao valer 10, depois nao.

    Tb o aereo looping do Novak, daqui a pouco outros surfistas vao dominar essa manobra e mandar no tour, e os primeiros vao ser 10 na certa, e conforme mais gente vai dominando a manobra a nota tem que cair, caso contrario baterias vao terminar empatadas 20 a 20 com 2 aereos pra cada lado.

    ResponderExcluir
  11. Mas teve rodeos e rodeos, né? Lembra aquele do Jordy no primeiro Peniche? Deram a nota, mas foi daqueles "credicard airs", só passava um cartão de crédito entre a prancha e o lip, tamanha a altura atingida...
    abç

    ResponderExcluir