quinta-feira, 21 de junho de 2012

RIO + 20 - FÓRUM BRASILEIRO DE SURF E SUSTENTABILIDADE

Neste dia 20/06/12, durante a RIO + 20 realizou-se o Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade.
No estilo encontro livre representantes de diversos estados brasileiros apresentaram suas idéias, reinvidicações e soluções para os problemas enfrentados em suas praias.



O Comitê ainda esta no inicio mas demonstra muita vontade e deve ganhar muitos adeptos rapidamente.
Durante as apresentações foi curioso perceber como os problemas se assemelham entre as praias. O desrespeito às regiões litorâneas circulam entre a especulação imobiliária, desmatamento irregular das áreas de restinga e poluição de areias e aguas, entre outros problemas.
Várias idéias e soluções foram apresentadas, sendo que para várias delas basta um pouco de educação e boa vontade para serem levadas a cabo, a exemplo do bem sucedido processo de replantio da vegetação costeira aqui na região oeste do Município do Rio de Janeiro, graças a mobilização de Abilio Fernandes, Presidente da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.



Abílio, aliás, nos presenteou com uma das melhores palestras da noite, lembrando episódios importantes e vitórias da comunidade surfística contra tentativas de destruição do patrimônio ambiental da humanidade como ocorreu na Prainha - RJ, onde, caso nada tivesse sido feito, ao invés do Parque Municipal teríamos alguns espigões enfeiando a paisagem.

Apesar das vitórias do passado, foi lembrado de como, hoje em dia, mesmo com as facilidades de informação, é difícil a mobilização e concientização social de todos, mesmo aqueles que dependem daquilo que se pretende proteger.



Ao menos 4 denuncias importantes foram apresentadas durante o fórum:

  • O pessoal da http://www.preserveassim.org/ denunciou que os degetos da dragagem da baía de Guanabara estão sendo jogados logo a frente do litoral do Município de Niterói o que tem provocado uma queda drástica na qualidade das aguas da região, prejudicando não só os surfistas mas todos que dependem e utilizam as praias da região para lazer e/ou trabalho;
  • Os representantes de Pararucu - CE, Vinícius Grauçá e o Mozart, além de demonstrarem como estão se articulando e organizando no litoral cearense, alertaram que a ganancia e a irresponsabilidade estão ameaçando uma das energias mais limpas existentes, a eólica. Não obstante tratar-se de energia limpa, os empresários e investidores do setor estão instalando as torres de captação sem critério algum, ameaçando a restinga, as dunas e o meio ambiente da região. Além da poluição visual, as torres necessitam de constante lubrificação, deixando resíduos perigosos no local de instalação;
  • De Macaé, norte do estado do Rio de Janeiro, veio o alerta para o http://sospraiadopecado.org.br/, onde os problemas apresentados, infelizmente, se repetem, com a especulação imobiliária desenfreada e os riscos à restinga local;
  • Por fim, do sul foi apresentado mais um triste caso de morte em redes de pesca irregular. Foi lida a carta da mãe da surfista Renata Turra Grechinski, de 23 anos que morreu presa numa rede de pesca a 40 metros da praia, no litoral sul do Paraná, http://www.facebook.com/events/178185262290065/.
No fim do encontro, foi feita a cerimonia de troca/energização de areias numa grande e bonita concha do mar, além da assinatura de todos no cartaz a Onda Perfeita que todos um dia pretendem surfar.



Uma iniciativa linda! Dará resultados...aliás já deu, mostrou como os surfistas podem auxiliar, ou melhor, ajudar a nortear as politicas de uso e preservação de espaços públicos importantissimos, nossas praias.

Parabéns aos participantes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário