Num mar mexido, mas com tamanho rolou a 1ª Etapa do Circuito Pguá-Ilha do Mel de Surf 2012. Com transmissão ao vivo consegui ver algumas baterias, inclusive a final, vencida por Peterson Crisando, o único da final que nunca venceu uma etapa de WQS (Neco, Jihad e Caetano já e várias). Achei que Neco merecia a virada na última onda, principalmente pela primeira e última manobras, mas se virasse seria apertado. Jihad também surfou muito na final, que teve um vira vira emocionante nos últimos 5 minutos. Caetano Vargas foi o único que realmente não se achou na bateria decisiva. Altíssimo nível para a final, que faria inveja a qualquer etapa do Mundial, de uma belíssima iniciativa tanto no aspecto do surf competição como no caráter de educação ecológica proposto pelo evento. Parabéns a todos os envolvidos!
Segue release da Agência Ehcom, Assessoria de Imprensa Oficial do Campeonato. Fotos de Guto Penteado/Shot Spot:
PETERSON CRISANTO VENCE 1ª ETAPA DO CIRCUITO PARANAGUÁ-ILHA DO MEL ECO DE SURF 2012
Realizado neste final de semana, no canto esquerdo da Praia Grande, evento marcou a volta do Paraná ao cenário do surf nacional e atraiu mais de 30 atletas profissionais .
O paranaense de Matinhos Peterson Crisanto mostrou por que é considerado um dos destaques da nova geração do Surf brasileiro e foi o vencedor da categoria Profissional da 1ª etapa do Circuito “Paranaguá-Ilha do Mel PRO-AM Eco de Suf 2012”, realizado neste final de semana, na Ilha do Mel.
O evento marcou a volta do Paraná ao cenário do surf nacional e reuniu mais 70 atletas amadores e 32 atletas Profissionais - como o catarinense Neco Padarataz, que garantiu a segunda colocação (12.82); e Caetano Vargas, atualmente o paranaense mais bem colocado no ranking nacional (5º). Há quatro anos o Paraná não sediava Competições de surf.
“Esse campeonato foi muito importante para mim, para entrar no ritmo de competição e ir preparado para Bali”, afirmou o matinhense Peterson Crisanto, que embarca na segunda-feira (01) para a Indonésia, onde irá representar o Brasil – e o Paraná - na disputa do título mundial Pro Junior que acontece entre os dias 06 e 17 de outubro. “Além disso, foi um prazer imenso ver que o nosso Estado está voltando com força total ao cenário nacional, abrindo portas para nova geração“, completou.
Peterson também levou a maior nota desta etapa: 9.17 na semifinal, a poucos minutos do final da bateria – o que lhe rendeu aplausos e garantiu a vaga na final da categoria. O campeonato teve outras emoções para Peterson: na primeira bateria, o atleta quebrou sua prancha ao tentar um aéreo reverse cinco minutos antes do final da
bateria. Sem desistir ele saiu da água, pegou uma prancha reserva e voltou para o mar a tempo de pegar sua última onda e garantir pontuação de 10.46. (nota: vale lembrar que o mar tinha um tamanho e varar a arrebentação não estava nada fácil, palmas para Crisanto!).
COMPETIÇÃO MARCA VOLTA DO PARANÁ
O gerente geral do Circuito e representante da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), Klaus Kaiser, disse que o Paraná sempre foi reconhecido no surf nacional pelas suas ondas e pelos seus atletas, entre eles, Peterson Rosa, Bruna Schmitz, Jihad Khodr. “A Federação Paranaense de Surf vive uma nova fase e a retomada dos campeonatos no estado dá uma injeção de ânimo nesta nova geração que está nas categorias de base”, afirma Klaus.
| Neco destruiu tudo que viu pela frente, os juizes não acharam o mesmo na final |
Já o presidente da Federação Paranaense de Surf, Jorge Batista, disse que a meta para o próximo ano é preparar equipes amadoras e profissionais para representar o Paraná em competições nacionais e internacionais. “Vamos concentrar nossos esforços nas categorias de base, trazendo excelência para o esporte e buscando incentivo financeiro - de empresas públicas e privadas - para que tenhamos cada vez mais atletas levando o nome do Paraná através do surf”, ressalta Jorge. Ele ainda diz que, o fortalecimento das associações de surf locais é fundamental. “A Associação de Surf de Paranaguá foi uma das grandes batalhadoras para a realização desta etapa”, elogia o presidente da Federação.
PRESERVAÇÃO
Durante o Circuito Paranaguá-Ilha do Mel Eco de Surf 2012 foram desenvolvidas ações para conscientização ambiental de crianças e adultos. Estudantes da Universidade Federal do Paraná Litoral (UFPR-Litoral) e a Associação dos Surfistas de Cristo (ASCPR) promoveram palestras e atividades para estimular o cuidado com o meio ambiente e a reciclagem, ensinando às crianças como montar brinquedos com o reaproveitamento de resíduos.
| patrocinador, competidor, político, Puga, o Interminável |
O catarinense Neco Padaratz, um dos maiores nomes do surf brasileiro e o primeiro bicampeão mundial consecutivo de surf (WQS) – conta que há 20 anos não surfava na Ilha do Mel e que ficou impressionado com o estado de conservação do paraíso ecológico. “Ações de conscientização, principalmente com o apoio dos surfistas que são grandes parceiros da natureza, é fundamental para a proteção do Litoral do Paraná para as futuras gerações”, enfatizou Neco Padaratz.
RESULTADOS
O campeonato contou com a categoria Profissional (PRO) e outras oito categorias amadoras: Interna, para surfistas da Ilha do Mel e de Paranaguá; Junior, participantes que completam 18 anos em 2012; Mirim, até 16 anos; Iniciante, menores de 14; Universitário, para surfistas que estão cursando faculdade; e Curitiba, para surfistas residentes na capital. Surfistas nascidos em 1976 participaram da categoria Master, enquanto os atletas com mais de 40 anos correram a Gran Master.
Os resultados completos estão disponíveis em www.pugasurfshop.com (Ao Vivo).
| Crisanto, o campeão...se tiver etapa em Matinhos o circuito é quase dele... |
Confira os campeões de cada categoria:
§ PRO Masc. - Peterson Crisanto (13.03)
§ Interna – Nilton Haluche (9.00)
§ Junior – Raul da Silva (8.67)
§ Mirim – Aminandes Pamplona (7.17)
§ Iniciantes – Mateus Prado (8.27)
§ Universitário – Marcelo Saporski (10.17)
§ Curitiba – Guto Scavazza (9.16)
§ Master – Sandro Rohden (6.54)
§ Gran Master – Rodrigo Munhoz (7.53)
A competição foi apresentada pelo Bar e Restaurante Toca do Abutre, com patrocínio da loja Puga Surf Shop, South To South e apoio das Fundações de Turismo, Cultura e Esporte e da Secretaria de Meio Ambiente de Paranaguá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário