sexta-feira, 9 de setembro de 2011

4º DIA WT NY - BEHOLD OWEN!

E numa sexta feira de sol e ondas de um metro bem formados foi paga a maior premiação da história do esporte.
Owen Wright devolve na mesma moeda a derrota sofrida na última etapa, no Tahiti.
Apesar das várias criticas a realização de uma etapa em ondas de qualidade duvidosa, por motivos exclusivamente capitalistas, particularmente, acho positiva esta diversidade de ondas num circuito mundial.
Sob o aspecto esportivo os melhores atletas, aquelas que conseguem se adaptar mais rapidamente devem ser premiados e chega a ser ironico que em ondas de 10/12 pés e de 2/4 pés os personagens acabem sendo os mesmos, Owen e KS.
Haverão aqueles que acham que os melhores devem ser sempre desafiados em condições extremas, mas entendo que surfar cracas de 10/12 pés numa semana e dar todo tipo de piruetas em 2/4 pés na semana seguinte é um desafio e tanto para qualquer um.

Meus palpites novamente foram sabotados pelos juízes que descaradamente empurraram Taj Burrow para as semi finais. A nota 9 do Taj mal vale 8 e a nota 8 que deram para Jadson valia ao menos 8,5, além de terem achatado as outras ondas do brasileiro.
Alguém no twitter falou em "não deixar dúvidas", acho que acertou na mosca.
Além de Jadson ter saído de sua caracteristica voadora, pequenos desiquilibrios entre as manobras do potiguar teriam contribuido para a derrota.
Foi uma derrota parecida com aquela do Mineiro para o próprio Taj na primeira etapa do ano. Daquelas injustas, doloridas e que acabam ajudando mais do que prejudicando.

Alejo e Heitor cairam na terceira das quartas e fizeram uma bateria bem morna, com vantagem para Alejo, sendo que Heitor teve várias chances de virar, mas acabou arriscando muito e caindo.

Na primeira semi, KS mostrou um sangue frio danado, após ficar atras de Taj nos minutos finais e precisando de nota alta. O careca veio numa direita e aplicou o aereo mais alto da competição, com um grab mínimo, só percebido no replay. Acho que foi a primeira vez na história que um cara faz uma nota 10 com uma única manobra na onda, e esta manobra não sendo o tubo.
Taj não deve ter acreditado e acredito que seja o maior fregues da história do KS no circuito.

Na outra semi, Alejo foi muito mal julgado em sua melhor onda, mas acho que pouco adiantaria, já que Owen realmente achou as melhores e não deu muita chance. De qualquer forma foi uma grande participação do catarinense que já faz um podium no seu ano de estreia e caminha a passos largos para ser premiado como rookie do ano. Precisa melhorar um pouco o ingles das entrevistas e parar de falar like. Vicio de linguagem de vários brasileiros, diga-se. Só assim cairá no gosto da Nike como principal atleta da marca no mundo. Vai longe esse moleque hein?

Na final repetida, como Neco x AI e Nunes x Hoy já fizeram antes, o desafio em finais de Owen x KS ficou empatado, com uma vitória para cada um.
De repente Owen é que é a grande ameaça aussie na corrida ao título mundial e não Joel. Acho que estava olhando para o australiano errado.
Pela quantidade de cameras, equipe de produção e narradores foi um excelente campeonato, ainda mais considerando o rabo de ter ondas.
E agora todos se mandam para Trestles onda a trupe brasileira ganha dois reforços de peso, Medina e Pupo, é como se a seleção canarinho recebesse reforços na metade da copa.
Será interessante.

4 comentários:

  1. Eh, eh, usa o freio ai,meu camarada. Para de puxar a brasa p/nossa sardinha.Muito bom seus coments só o do ALEJO, que figura mais desanimado nos heats deecisivos, só feijão com arroz, podendo socar quem aparecer pela frente. O Owen, entrou e já detonou a primeira que subiu boa. Dai prá frente, vc sabe, juiz julga bem neguinho ESTRANJA né! Alejo, já deve saber disso, aquelas voadinhas no inside estavam uma...pena que ele não tenha mais go for it. é isso, a nova molecada, vem aí, vamu assistir. Dôtor, vc viu a nova Fluir. PT falando dos moleques.Iraaaaado! pô quase fui pra Zimba, ver o Rabuja, hoje. Bom findi camarada!

    ResponderExcluir
  2. Grande Castro. Pois é meu irmão, não tem mais como não puxar a sardinha pros brazzos. A parada é que estão quebrando demais irmão. Garfaram o Jadson em NY. Eu achava que ele era o cara pra ganhar, mas ta valendo ele vinga em trestles. E o Alejo, caraca! Ta surfando como veterano. As vezes esqueço que é só o primeiro ano dele. E agora tem Medina e Pupo. De boa, com a galera que já tava no tour, Mineiro, Heitor, Raoni, Alejo e Jadson, mais esses dois, nosso time ficou enjoado. Não é?
    Se tu for pra Zimba, manda meu abraço pro Rabuja!
    abç

    ResponderExcluir
  3. bem lembrado o detalhe de que "ondas de 10/12 pés e de 2/4 pés os personagens acabem sendo os mesmos, Owen e KS" eu adiciono ai o Jadson e o Josh Kerr que mostraram atitude em chopes gigante e sao voam nas merrecas.

    ResponderExcluir
  4. Pode crer. Inclusive acho que Jadson leva um campeonato este ano. Não tenho bola de cristal, mas algo me diz que vai rolar...

    ResponderExcluir