terça-feira, 27 de setembro de 2011

PRÓXIMOS CAMPEONATOS PRIME E 6 ESTRELAS

O WT de Trestles deu a largada para o próximo corte ou como a ASP prefere, próximo rodízio. Após as definições dos top 32 e com as seguidas finais entre KS e Owen o ranking unificado ficou um pouco à sombra da corrida pelo título.
O rodízio não é feito propriamente no meio do ano e mesmo ainda sob os efeitos da ressaca do corte de NY já estamos na reta final para as definições dos top 32 do final do ano, mesmo porque com exceção dos eventos do WT, faltam poucos campeonatos realmente interessantes até o final da temporada.

Willian Cardoso é o brasileiro fora do WT melhor rankeado. foto: wp.clicrbs.com.br

Teremos 3 Primes e quatro 6 estrelas, sendo dois deles na terra brasilis. O primeiro Prime teve seu prazo iniciado hoje.

- Billabong Azores Island Pro 27/09 a 02/10 - PRIME;
- Super Surf de Itamambuca 11 a 16/10 - 6 Estrelas;
- Rio Surf Pro no Arpex, 18 a 23/10 - 6 Estrelas;
- O´Neill Coldwater Classic em Santa Cruz California , 26 a 31/10 - PRIME;
- Fantastic Noodles Pro em Kangaroo Island na Aus (dizem que tem altas ondas lá!) 04 a 09/11 - 6 Estrelas;
- Reef Pro em Haleiwa, Hawaii, 12 a 23/11 - 6 Estrelas;
- World Cup em Sunset Beach, Hawaii, 24/11 a 06/12 - PRIME.

O Ranking Unificado é mutante, a cada mês ele muda, já que contam os 8 melhores resultados dos últimos 12 meses.
Willian Cardoso, na 37º posição, Jesse Mendes na 39º, Junior Faria na 47º e Thiago Camarão na 50º estão na boca do gol e com chances consideráveis de aumentar o contingente brasileiro na elite do surf mundial a partir de Snapper.

Jano Belo foi um dos atletas que mais subiu no ranking unificado no primeiro semestre de 2011. foto: esportesite.com.br


Mas nada impede que, Hizunome Bettero na 52º, Leonardo Neves na 69º, Wiggolly Dantas na 74º, Bernardo Pigmeu na 80º, Jano Belo na 85º, Ricardo dos Santos na 89º, Tomas Hermes na 91º, Leandro Bastos na 94º, Yuri Sodré na 95º, Pablo Paulino na 97º, Jeronimo Vargas na 99º e Jean da Silva na 100º consigam 2 ou 3 resultados e deem o pulo do gato, lembrando que terão 7.000 pontos a serem distribuídos em casa.
Sendo realista, o primeiro grupo luta realmente para entrar em 2012, enquanto o segundo grupo luta para aumentar seu seeding para o próximo ano, quando poderão efetivamente brigar para entrar no WT no rodizio do meio de 2012.

Segue link para ver o Prime de Azores ao vivo: http://www.aspeurope.com/events2011/azores/live.php
Lembrando do fuso horário de 3 horas a mais nas ilhas lusitanas.

5 comentários:

  1. show,

    mais show ainda se a asp fizesse o rodizio mais vezes por ano tornando o tour realmente dinamico. Uns dizem rodizio a cada 3 ou 4 meses, eu acho que tinha que trocar todo evento, ao final de prime ou 6 estrelas que antecede um WT se tem os 32 surfistas que vao estar presentes nesse WT. Para os top10, top 15 nao ia mudar muita coisa, pra galera "da bolha" ia ficar mais tenso, pra surfista de qs ficaria mais facil de entrar e mostrar seu surf no WT. E pra quem fica plugado na telinha curtindo os eventos fica mais legal pois tem uma gama maior de surfista.
    penso eu...

    ResponderExcluir
  2. Ponto de vista interessante.
    Penso que temos que dar um tempo para ver como funcionará este novo sistema. Como insiste o Renato Rickel corte só houve no ano passado quando cortaram de 45 para 32, de agora em diante é rodizio, rotação. Minha primeira impressão é mais ou menos a sua, ou seja, pros top 10, top 15, nao muda muita coisa, ficou mais dificil mesmo para os rookies, tanto para quem quer chegar ao WT como quem estreia no WT.
    Por outro lado, tanto nos primes, 6 estrelas ou mesmo nos WT todo mundo começa na primeira fase, ninguém tem mais arrego, em outras palavras, o primeiro e o último do ranking podem perder de cara, na primeira bateria.
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Pois é, isto mesmo que me deixou chateado. Quando li as entrevistas do Brodie ano passado eu achei que o tour iria ser dinamico, pois era isso que ele falava nas entrevistas (depois acho o link. Mas na verdade nao houve muita mudança, de 45 pra 32 ano passado foi uma grande mudança, ok, mas o tal do rodizio "nao" existe, pois se existisse rodaria os surfistas o tempo todo. Mas trocar os surfistas somente depois de 7 eventos! Nao tem nada de dinamico nisso!
    Mas acho que o caminho é esse mesmo, dar um tempo pra ver como funciona e fazer os ajustes necessarios. Eu acredito que vao mudar pra esse esquema dinamico, acredito e espero, mais espero do que acredito na verdade, hehehe..

    ResponderExcluir
  4. E aí pessoal! Realmente essa dinâmica do circuito tem levantado muita polêmica, alguns acham que inventaram a lâmpada, outros que os top surfers foram prejudicados e muitos acham que a mudança poderia ter sido mais radical, trazendo um maior rodizio de posições, chacoalhando de vez o ranking unificado. Na minha opnião essa mudança veio na hora certa, na hora em que os brasileiros estão chutando o portão pra arrombar de vez a porta. Por tanto acho que por enquanto, do jeito que está, fica ótimo pra brazucada que esta todinha na frente da fila e a partir do ano que vem vai deve estourar dentro do world tour.... Se mudarem agora pra dar ainda uma maior dinamica, corremos o risco de não termos nem tempo de perceber as passagens brasileiras dentro do 1º escalão mundial. Vamos curtir o momento que por enquanto abre todas as perspectivas pros brazilians young guns... (e pq não pros persistentes, como o tenaz willian cardoso que já bate na porta faz anos).

    Legal ter mais esse espaço liberado pelo surfocrata. Valeu!!! ... e achei uma ótima dica essa lista de blogs. Continuem sempre assim.

    ResponderExcluir
  5. verdade, também estou gostando do jeito que está, até porque tudo indica que o time brasileiro deve crescer a cada rotação. Miguel e Gabriel foram apenas os primeiros. Eu consigo ver caras como Willian, Junior Faria, Jesse, Camarão e vários outros quebrando no WT, e brigando por posições abaixo dos top 20, ou seja, fora da bolha do ranking.

    ResponderExcluir