quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FUNDOS ARTIFICIAIS / PISCINAS DE ONDAS - FUTURO DO SURF?

Durante um bate papo com amigos iniciou-se uma salutar polemica sobre nosso querido esporte.
A massificação do surf é uma coisa positiva ou negativa? Não conseguimos uma unanimidade, mas me parece que as opiniões tendem para a resposta positiva.

Em muitos lugares do mundo, o crowd beira o insuportável, prejudicando a pratica do esporte e tornando-o desnecessariamente perigoso. Verdade.

Em contra partida, com a massificação do esporte, a movimentação financeira em torno do surf aumentaria muito, assim como o investimento em tecnologias, tendo como resultado provável a descoberta da piscina de ondas definitiva (KS esta trabalhando nisso, vai sair!) e meios de criação de fundos artificiais com mínimo impacto ambiental.

Aliás, a popularização das piscinas de ondas poderia diminuir o crowd, em especial o de novatos, que aprenderiam na segurança da agua clorada antes de aventurar-se nos domínios de Netuno.

E a aplicação esportiva/comercial das piscinas de onda? Sem fim. Já pensou ver uma final entre Medina e Mineiro em ondas de 8 a 10 pés dentro de um estádio lotado? Com horário para vir as séries a TV perderia sua principal reclamação contra o Surf.



Wavegarden invites pro surfers and kids to test the wavepool from wavegarden on Vimeo.


E o mesmo pode se dizer dos fundos artificiais.
Imagine todo o crowd de fim de semana do Arpex e Itacoatiara juntos. Agora imagine este mesmo crowd espalhado em 20 picos diferentes distribuídos pela reserva da Barra da Tijuca e pela região oceânica de Niterói. Faixas de areia com ondas que em geral fecham a partir de um metro (Niterói acho que só tem onda mesmo em Itacoatiara).

Ainda na imaginação, fantasie com a criação de bolsões de estacionamento e terminais de ônibus espalhados no entorno destas praias, com bikes a disposição para galera chegar ao pico sem transito, com melhorias significativas para os bairros envolvidos, seus moradores e frequentadores.

Imagine, por fim, que em todos esses 20 picos o fundo artificial instalado não só trouxe ondas de qualidade, como criou um habitat perfeitamente compatível com o meio ambiente.



India's First Multi-Purpose Reef Goes Off from ASR Limited on Vimeo.


Em especial nas regiões sul e sudeste do Brasil, onda há abundancia de ondulação e escassez de fundos, a criação de ondas de qualidade poderia transformar o local num pólo surfistico internacional. Aquelas ressacas de 10/15 pés fechando poderiam se transformar em pistas perfeitas do mesmo tamanho ou ainda maiores. E não precisamos ficar apenas imaginando. Basta visão.

Falando em números, se pegássemos 1/3 da grana gasta em 1 estádio da Copa da Mundo (Maracanã esta na terceira reforma em 10 anos!) já teríamos alguns fundos protótipo em algum beach break do nosso país.
E eu nem toquei na questão do turismo...

Esse video abaixo ajuda a provar a fissura da galera quando não tem onda, apesar de ter achado o meio barulhento e poluente. Mas vale pela criatividade...


River Wave Surfing - Rough Cut from Simon "Shagga" Saffigna on Vimeo.


quer saber mais sobre o assunto? CLIQUE AQUI

7 comentários:

  1. Bela postagem!!! Apesar de achar que essas ondas são artificiais demais, me interesso bastante pelo assunto. Também já publiquei algumas postagens sobre o assunto: http://www.surfabout.blogspot.com/search/label/ondas%20artificiais
    Aloha!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo.
    Vou olhar seu post.
    Concordo que ainda não chegamos no ideal, tanto nas tecnologias de piscinas quanto na de fundos artificiais. Se houver investimento, chegamos lá mais rápido do que se pensa...

    ResponderExcluir
  3. e a briga do Slater com o Webber? Deu um baita bafafa final do ano passado, e agora parece que ta tudo tranquilis.. mas vai dar treta essa parada ainda..

    ResponderExcluir
  4. Os reefs artificias sao o canal, por serem "multi purpose" como mostra no video. Mas a triste realidade é que isso é coisa para paises mais avançados.. o nosso brasilsao a coisa caminha diferente.. veja so essa materia do swellnet sobre reefs artificiais, mais de 100 comentarios de surfistas interessados em discutir a ideia. O Brasil tem muito que aprender, mas a mudança tem que começar em algum lugar.
    Parabens pelo post Ivo, mais um show de bola.

    aqui vai o link da materia da Swellnet, caso nao conheçam
    http://www.swellnet.com.au/news/2298-the-man-who-would-build-our-first-artificial-reef

    ResponderExcluir
  5. é, nossa realidade é outra. Mesmo hoje em dia, qdo estamos tão bem que a crise mundial "mal" nos afeta, que viramos credores ao invés de devedores, o velho "jeitinho" impera, com a corrupção florescendo mais que o consumo de crack.

    Grana tem, falta aplica-la adequadamente.

    Tem que começar em algum lugar. O melhor lugar para começar seria nas urnas...seria, mas sabemos como o povo que brada num dia é flexivel e esquecido no outro.

    Qto a briga, cara, grana, sempre grana. Se os investidores do KS forem foda mesmo, eles pagam a patente do Webber e fica tudo certo. Se não forem, e quiserem brigar, azar do esporte, que vai se atrasar por uma disputa dessas...porque será isso ou refazer o projeto. Bom mesmo seria se eles juntassem informações e construissem uma piscina ainda melhor...mas ai já to querendo demais, né?

    Certo tava, o Simon Anderson qdo cagou para a patente das 3 quilhas...

    Valeu Trombonera!!!!

    ResponderExcluir
  6. po, eu que agradeço, sempre, pelo espaço aberto aqui.

    O que falta no brasa tb é a galera se unir mais, quando alguem tem alguma ideia boa 90% ja cai em cima falando mal. Pura inveja.
    Ai fica dificil das coisas acontecerem.. sàcomé.. uniao faz a força..

    Bem legal o texto do parceiro SurfonLine, até visitei o brog do tal arquiteto surfista e deixei um comentario la perguntando como vai a onda.. olha a onda..

    voltando pro caso Webber e KS, a propria swellnet(australiana) fez algumas materias meio que atacando o KS, que deu sua resposta atraves da inertia (eua), nao sei se tu acompanhou essa treta. Na epoca quase fiz um post a respeito pois foi um "bate boca" de umas 2 ou 3 materias de cada lado. Pensei que seria interessane registrar, mas acabou nao saindo esse registro, ficou somente na cachola.

    Enfim.. em uma materia da snet Webber diz que ja fez a proposta de trabalhar na parceria, mas KS recusou.

    ResponderExcluir
  7. Q treta essa do Webber e do careca, eles tavam em sintonia de música, afinal $$$ move as mentes. Mas agora o papatitulos, deu prá trás e não quer muita conversa com o tal gringo. Bem, finalizando, o Trombone falou bem como sempre. E eu aqui só posso parabenizar vc pelo post. Mas noves fora q vc acha do Bruno Senna, na Willians??????Vai render????Abxss

    ResponderExcluir