quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

JOELITO X CARECA

A temporada 2012 esta chegando ao fim e apesar dos mesmos erros (tudo bem, não erraram as contas, mas os erros de julgamento foram inúmeros e o que falar do fiasco do dia grande de Fiji?), de diversas caras novas e bem menos ondas que em 2011 os mesmos personagens chegam ao final com chances de levar o caneco.

O atual campeão mundial e seu vice são os principais concorrentes ao caneco do ano da ASP. Mick Fanning, décimo primeiro ano passado, mas com dois cinturões do mundo na conta, ainda tem chances, embora as considere remotas.





Fazem exatamente 10 anos do primeiro vice campeonato mundial de Joel Parkinson. Naquela temporada Parko começou liderando, mas no decorrer do ano a brincadeira ficou mesmo entre Andy Irons e Luke Egan, acabou com o vice pelo tropeço deste segundo, não obstante sua segunda vitória no ano no penúltimo evento da temporada em Sunset.

Em 2004 novamente o ozzie ficou com o vice caneco, desta vez perdeu a chance no Brasil ao ser derrotado pelo wild card Tânio Barreto. Neste ano ele novamente venceu 2 etapas, Bells e Trestles.

2009, em minha opinião, era para ter sido o ano de Parko. Venceu as duas primeiras etapas do ano de forma incontestavel. Deu impressão que finalizaria a fatura após a 3ª vitória do ano, em J Bay, mas algo aconteceu e ao mesmo tempo em que diminuiu o ritmo, Fanning subiu de produção de forma impressionante. Perdeu a chance do título ao ser derrotado pelo wild card Gavin Gillete em Pipe.

E em 2011, ano do último vice do "azarado" australiano se deu mais pelo incrível final de temporada do que por uma disputa real do título, mas ao menos venceu 1 etapa no ano, Bells.

Chega liderando o mundial num ano atípico de sua carreira no tour, sem vitória alguma, mantendo-se na ponta do ranking pela regularidade. Chegou a declarar-se desconfortável nesta posição de liderança, a qual, aliás, não lhe dá grandes vantagens contra seu adversário direto. 

Esse pode ser o ano do Joelito, mas acho que ele vai pagar o preço no final pela ausência de uma vitória e por karmas passados...




O adversário direto do australiano rei dos vices é ninguém menos que o maior vencedor da história do esporte.

Como não podia ser diferente nesses vinte e poucos anos de mundial, o careca já passou por situações similares, ou seja, chegar ao Hawaii atrás no ranking e sair com o título

Em 95, KS chegou ao Hawaii em terceiro no ranking atrás de Garcia (1º) e Machado (2º), contou com o nervosismo do primeiro que perdeu prematuramente para o wild card (Occy, com forma física invejável, diga-se) e do segundo que liberou a prioridade na semi final decisiva com o mais famoso hang five da história do surf (veja video).

Liberar a prioridade para o sanguinolento nunca é bom, JJ ainda não tem seu caneco em seu próprio pico por um vacilo desses, embora não ache que aquela perda de prioridade de Machado tenha decidido aquela bateria...KS estava em dias de KS. Voltando a 95, KS ainda precisava ganhar o campeonato e o fez, numa final disputada contra Occy.




Em 98 novamente KS chegou ao Hawaii em terceiro, desta vez atrás dos surpreendentes Michael Campbell e Daniel Wills. Na real só o primeiro demonstrava algum brilho suficiente para um eventual título já que ficou evidente durante o ano que o gás de Daniel já não era o mesmo daquele apresentado durante a perna Japonesa do mundial, quando ele venceu 2 etapas seguidas.

Após a etapa brasileira (vencida por Peterson Rosa em cima de Campbell na final) a diferença entre KS e o líder era de pouco mais de 200 pontos e Slater fez sua parte chegando até as semis enquanto os então jovens ozzies pereceram perante a fúria de Banzai.




Em 2003 o careca chegou na frente do ranking e perdeu e só estou citando este ano porque a última bateria daquele ano decidiu o título, algo que pode se repetir este ano, caso Joel e KS cheguem a final e também porque naquela bateria final de 2003 Parko e Slater tiveram um "enrosco" que deve estar entalado até hoje na garganta do Sanguinolento.

Na época foi utilizada baterias de 4 atletas o que permitiu (infelizmente) a influencia de outros atletas na disputa final entre KS e Andy, e foi justamente Parko quem "atrapalhou" KS numa onda que poderia ser decisiva, e poderia ter mudado toda a história daquela final (veja mais: http://www.surfingmagazine.com/news/121903_pipe/ ).

Joel chegou a declarar que "Kelly não deverá me perdoar nunca...". Eu não contaria com isso, ao contrário, estaria até me preparando para uma vingança, saboreada com requintes de crueldade, especialidade do Sanguinolento. 






O destino é engraçado. Penso que essa derrota de 2003 era exatamente o que KS precisava pra se tornar o monstro que é hoje. 

Talvez para superar a terceira geração de competidores Slater precisava sentir o gosto da derrota, chorar as lágrimas que chorou e lamber suas feridas, como fez em 2004 para retornar em 2005 derrotando seu algoz de maneira definitiva. 

É fato que Andy nunca mais foi o mesmo pós 2005. Após a fatídica bateria de 2003, KS se levantou para ser campeão em 2005/2006/2008/2010/2011, considerando que no século passado ele ganhou 6 (92/94/95/96/97/98) só falta um para repetir o feito neste novo milênio.






Vendo o passado e também a forma como as coisas se encaixaram para KS em 2012, especialmente na questão dos descartes dele e de Joel, acho que podemos concluir com relativa segurança que o favorito neste ano é KS e não o líder do ranking, Parko. 

KS já perdeu em situação similar, como disse, em 2003, mas vejam bem, em 2012 o adversário é o Parko, não é o Andy...

 


5 comentários:

  1. O Mick ja disse adeus, agora ficou entre o careca e joel. Apesar de achar que o Joel vai levar essa pois os juizes estao valorizando bastante o surf dele e é so notao. Coisa que na minha opiniao deveriam ter feito a 3, 4 anos atras, hoje em dia (com Dane, Medina, JJ) o estiloso Parko é entediante. Surf lindo mas super previsivel. Sou muito mais o careca (e muitos outros surfistas, mas o careca é foda!) que apesar da idade ainda consegue inovar e surpreender. Sempre deixando (pelo menos eu fico!) o telespectador com o coraçao na mao quando vem aquela seçao linda pra ser atacada.

    Bom, é esse meu pitaco. Joel vai levar, minha torcida é pro careca mas acredito que os juizes nao vao facilitar pra ele. Vide Macaco Albino em Santa Cruzes.

    ResponderExcluir
  2. pois é...mas tem o outro lado, quem sabe os caras estão soltando nota justamente para finalizarmos da maneira mais dramática possível kkkkk
    teorias da conspiração à parte, concordo contigo que o surf do Parko é lindo e previsivel, mas nesse Pipe pra Backdoor ele tem ido bem...mesmo sob pressão.
    Ainda aposto minhas fichas no careca...e torço muito para que os dois se encontrem na final!
    abçs

    ResponderExcluir
  3. "nesse Pipe pra Backdoor ele tem ido bem...mesmo sob pressão." Concordo contigo. Mas continuando na conspiraçao, acho que barraram o Mick em Santa Cruzes pois sabiam que o Parko espanaria legal se tivesse 2 fungando no cangote em Pipe.

    Minha torcida é grande para que o careca surfe de forma infalivel e leve mais uma.

    Mas vejo esse caneco 80% na mao do Parko.

    visse o bate papo com o Wok e uns juizes da asp que rolou numa radio no havai? Tem no soundcloud, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. valeu!
    não vi não...vou procurar o link da radio e colocar aqui.
    abçs

    ResponderExcluir
  5. https://soundcloud.com/2oceansvibe-com/captainkai-10-dec-2012

    ResponderExcluir