domingo, 16 de outubro de 2011

WT PORTUGAL - PRIMEIRO PIPENICHE

Após algumas horas (a madrugada toda) de espera, por volta das 10 da manhã do horário de verão de Brasília a primeira bateria do Rip Curl Peniche Pro 2011 foi para a agua. Este ano tem tudo para ser o melhor de todos os eventos já disputados em Peniche. As previsões de onda e de vento estão excelentes e a verdadeira face da Pipeniche ainda esta por ser revelada.

Uma pintura disfarçada de foto. Peniche. foto: transmissionpause



Joel Parkinson x Jadson André x Fred P. O havaiano fez uma bateria discreta e não arranjou nada demais. O australiano achou duas boas e o brasileiro só uma. Apesar dos brados da galera no twitter achei as notas de Joel e Jadson justas. Apesar da onda do Jadson ser ligeiramente maior e o aéreo muito melhor que o do Joel em sua nota 9 e pouco, o tubo do brasileiro foi um pouco mais curto. Joel ainda achou outra onda nota 8 para passar para a terceira fase. Se Jadson tivesse outra excelente até valia discutir centésimos pela segunda do australiano, que não foi um 8,5, mas foi melhor que o seis alto do Jadson, que salvo engano foi dado após um tubo fechado (vou rever esta onda). Foi uma pena pois o potiguar esta afiado. Amanhã tem mais uma chance.

Miguel Pupo x Julian Wilson x Adam Melling. O último foi chamado as pressas para substituir o estrelinha do Dane Reynolds que alegou problemas pessoais para não disputar a etapa. Prejuízo para o público. Adam é um bom surfista, mas é o exemplo clássico do operário que nunca arranjará nada no WT, longe do que Reynolds poderia proporcionar ao aficcionado público português.
Pupo fez um belo tubo de back seguido de um aéreo, nove alto para ele (maior nota do dia), Julian apresenta a mesma forma da semana anterior na França. No final da bateria Pupo acabou sofrendo uma pancada da própria prancha, shit happens, ainda precisava de um sete baixo, achou uma boa esquerda, um belo tubo, mas não mto profundo, seis alto para ele e Julian na terceira fase. Pupo de posse da maior nota deve ter sentido o gosto amargo da derrota, coisa normal. O negócio é sair de cabeça erguida e pegar duas boas na próxima.

Josh Kerr saindo de mais um tubo perfeito em Peniche.


Taj Burrow x Taylor Knox x Daniel Ross foi uma bateria bem chata, comparada as duas anteriores. O que houve de mais interessante na bateria não foi devidamente mostrado na transmissão, que foi a interferência do Taj. Ross levou.

Owen Wright x Pat Gudauskas x Justin Mujica. Tem quem não goste do estilo do Owen, eu me amarro, principalmente nas direitas. Na minha opinião é um dos caras que bate mais forte e mais reto de costas para as ondas, começou com um oito alto. e controlou bem a disputa até o final.

Cris Davidson x Jordy Smith x Francisco Alves.
Não vi direito. Minha net travou. Gostei da entrevista do Davo, sempre muito legais. Jordy perder aqui é estranho. Pode ter dado adeus ao evento.

Travis Logie x Kelly Slater x Bruno Santos. O careca é circense. Num tubo impossível ele consegue sair, a prancha infiel, não, ele ve a galera e manda um hang loose...tira onda o KS. Mas esta bateria contava ainda com o sul africano Travis Logie, cara de manobras feias e base firme, bom de tubo, e Bruno Santos, nome que já significa tubo no mundo do surf. É lembrado junto com Bruce, KS, JJ, JOB e poucos outros, quando o papo é fazer tubos, de qualquer tamanho. Bruno esta na história da ASP e do surf nacional. Na bateria o brasileiro saiu de um bom tubo numa esquerda e teve sua nota achatada. KS fez um 9 (que ele mesmo achou overscored) e estava com um segundo score baixo. Bruno precisava de um 7,11 e simplesmente não vieram mais ondas. Como bem disse Julio Adler, tenho pena de quem pegar o Bruno amanhã.

Adriano de Souza x Matt Wilkinson x J J Florence. É a segunda vez que ouço que J J quer ser chamado de John. Imagina aqui no Brasil um cidadão chamado João João? Eu se fosse ele pegava o apelido do John Gomes, que deixou de ser Boy há um tempão. Espero grandes coisas de Johnny Boy Florence num lugar chamado Super Tubos. Convenhamos, é a especialidade do moleque. Matt surfa melhor do que compete. As vezes ele parece um operário, mas é um pouco melhor que isso, pelo menos é inventivo. Mineiro demorou para pegar a primeira, qdo pegou foi uma fechada, quando foi pegar a segunda, não saiu do tubo, enquanto seus adversários já tinham duas sólidas. Não parecia ser dia de Mineiro. Faz tempo que não é dia dele...Matt Wilko levou. Azar de quem pegar Johnny Boy na repescagem.

O publico invadiu as areias de Super Tubos. Eu achei que ficou irado o ângulo. Medina andando sobre um mar de gente.


Gabriel Medina x Raoni Monteiro x Tiago Pires. É impressionante como a torcida gosta do Saca. Parece o tratamento que o Teco recebia aqui no Rio em 91. Não sei se isso ajuda mais que atrapalha. Medina ta no rip. Não tenho outra palavra para descrever um cara que impressiona toda vez que entra na agua, começou a peleja com um 9 (não sabe brincar esse Gabriel). Raonisurfada para arrancar um 8 alto e fechar o caixão com mais duas kombis na fatura. Saca estava puto com alguma coisa. Acho que nem pode ser os juizes, porque ele não completou nada na bateria.

KS olhou com atenção a bateria do golden boy. Saiu sem ter o que falar, o moleque entuba pros dois lados tão bem quanto voa.


Kieren Perrow x Bebe Durbidge x Damien Hobgood. Foi uma bateria razoável, algumas notas boas. Kieran só pode fazer estragos em mares tubulares, e estava fazendo, até Damien se levantar faltando 5 minutos pro fim. Começou rolar uma marcação entre Damien e Kieran, coisa normal, como Mineiro tanto tenta explicar para o careca, acabou sobrando espaço para Bede pegar uma direita realmente boa, ficou faltando tempo para achar outra de qualidade.

Michel Bourez x Heitor Alves x Brett Simpson. Heitor esta vindo de lesão e não pode ser cobrado. Michel não achou nada e Brett fez a mala. Simpo surpreende sempre nas fases 1 e 2, depois some.

Mick Fanning x Adrian Buchan x Kai Otton, 3 aussies loucos para esquecer a goleada sofrida por sua seleção de rugby diante da Nova Zelândia, logo cedo. Altas ondas num fim de tarde mágico em Peniche. A primeira metade da bateria foi de Ace e a segunda de Mick que virou a bateria com suas duas únicas ondas surfadas (pegou a terceira faltando um min pro fim e vacou), isso que Ace tinha um 9,5 no bolso. Mick com o melhor custo benefício do evento até então. Ace deve ter se sentido como Pupo mais cedo. Acho que Ace devia estar ainda mais furioso já que tinha um bom back up.

Raoni fez um bonito papel em sua bateria. Mas Medina estava com a macaca.


Ultima do dia, ufa, Alejo Muniz x Dusty Payne x Josh Kerr. Dusty só perdeu desde que apanhou do careca naquela semi final no Prime US Open. Hoje ele perdeu surfando bem pelo menos, esta começando a se recuperar daquela surra. Kerr continua surfando no nível de top 10. Alejo foi esperto ao pegar o rabo de uma onda que era fechada para Kerr, mas não achou nenhuma outra de qualidade.

Confrontos da Segunda Fase:

JORDY SMITH X BRUNO SANTOS
TAJ BURROW X FRANCISCO ALVES
ADRIANO DE SOUZA X JUSTIN MUJICA
MICHEL BOUREZ X ADAM MELLING
ALEJO MUNIZ X FRED P
ADRIAN BUCHAM X J J FLORENCE
HEITOR ALVES X TIAGO PIRES
BEDE DURBIDGE X KIEREN PERROW
RAONI MONTEIRO X KAI OTTON
JADSON ANDRÉ X DUSTY PAYNE
MIGUEL PUPO X TRAVIS LOGIE
TAYLOR KNOW X PAT GUDAUSKAS

Mick surfou dois high scores e uma vaca. Suficientes para sua classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário