segunda-feira, 17 de outubro de 2011

WT PORTUGAL - SEGUNDO PIPENICHE - ÉPICO

O mar em Portugal subiu consideravelmente de um dia para outro, mas no inicio do segundo dia as condições ainda não estavam com o desafio prometido o que foi se realizando durante um dia de muitos tubos.

Hoje foi um dia que demonstrou bem a crueldade do surf competição. Vários atletas que na primeira fase, mesmo surfando muito acabaram perdendo, perderam novamente hoje, foi o caso de Jadson André, Raoni Monteiro, Ace Buchan, Pat Gudauskas e Miguel Pupo. Caíram de pé!

O mar ajudou e muito o espetaculo, mas, de certa forma, dificultou a vida dos surfistas, já que qualquer vantagem abaixo de 10 pontos não era segura o suficiente para garantir um resultado. As ondas estavam tão boas e constantes que a qualquer hora qualquer atleta em qualquer lugar poderia virar a bateria, como ocorreu em várias oportunidades.


segundo dia mágico em Peniche Portugal.


Segunda fase:

Bruninho x Jordy Smith. Resumidamente Bruno pegou a melhor onda da bateria e não achou mais nada. Perdeu e foi quebrar a vala do lado do campeonato, o público durante a bateria do Adrian e JJ estava vibrando mais com o Bruno do que com a bateria. E olha que era uma puta bateria.

Taj não deu muitas chances ao jovem wild card Francisco Alves.

Mineiro x Justin Mujica. Bateria nervosa para o brasileiro. Perder para um wildcard local não é coisa rara na ASP. Apostando nas esquerdas, Adriano foi se soltando, iniciando com um 5 e depois praticamente selando a bateria com um 9 numa esquerda Pipenicheana e deixou o veterano atleta portuques em Kombi.



Melling x Bourez. A primeira do Michel Bourez foi uma bomba para esquerda bem surfada e mal julgada. Fez uma onda mais ou menos para a direita e viu-se claramente a lei da compensação dos juízes. Adam Melling parecia mais atirado, mas não viu seu esforço recompensado em notas. Ficou em combinação até quase o final da bateria. Tahiti na fase 3.

Alejo x Fred P. Foi uma disputa bem aberta. Me impressionou a calma do Patachia, posso estar enganado mas acho que ele "vendeu" uma esquerda ruim ao Alejo qdo o brasileiro tinha a prioridade e depois ficou esperando a boa enquanto Alejo ia trocando notas. O catarinense achou um direitão, fez o tubo de pé, mas só recebeu um sete alto, sem um backup a altura a bateria estava aberta e com a prioridade do havaiano. Precisando de um 6 e pouco Fred veio na esquerda e encerrou a participação de Alejo na etapa.

Alejo bem que tentou mas tomou uma rasteira no final de sua bateria foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-primeiro-dia/49570

Ace x Johnny Boy - A bateria mais bonita até então. Os caras dividiram o pico várias vezes, com cada um indo para um lado dropando já por dentro da onda e saindo lá embaixo, próximo a areia. Plástico demais. Os dois surfam bem, mas em tubos JJ é de um nível diferente. Tanto as esquerdas quanto as direitas estavam ótimas, prova que já tinhamos high scores em baterias anteriores em ambas, mas com os caras dividindo o pico acho que ficava mais claro ainda a diferença de técnica entre os atletas, com o havaiano exibindo um controle absurdo do tempo que quer permanecer dentro do tubo e sair como se nada tivesse acontecido. Kombi para Ace. Esses gringos podem não comemorar mto depois do tubo, mas é impossível não estarem se divertindo depois de tantos tubos assim.

Heitor Alves X Saca - Heitor fez o mesmo que Ace na anterior, e Saca tentou fazer o mesmo que JJ. O cearense contava com a "torcida" do KS via twitter (careca maligno ta sempre de olho em tudo) que comentou, "depois do nove do JJ imagino o qto os juízes darão a Heitor. Estava esperando alguém fazer um combo desses. foi legal essa", os juizes ficaram em cima do muro e "só" deram 8,93 para a melhor do brasileiro, valia mais. Tiago até surfou melhor hoje, mas é uma sombra do competidor que iniciou o ano com um pódium. Heitor na terceira fase.

Bede x Kieren - Bateria pau a pau. O mar ajuda muito a Kieren justificar o fato de estar no WT. Bede levou.

Raoni x Kai - Raoni perdeu por um ponto hoje. Surfou bem, de novo. Ontem já havia perdido de pouco para Medina. Crueldade competitiva. Melhor sorte na próxima. Raoni já tem um grande respeito da comunidade, só precisa de um pouco mais de sorte e colaboração dos juízes em algumas notas.

Jadson caiu de pé em Pipeniche. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-primeiro-dia/49570

Jadson x Dusty - Dusty, como vários havaianos estava em casa no mar. se pudessem nem saiam qdo acabava a bateria. Jadson surfou bem, mas não conseguiu se impor na bateria. Devia ter passado ontem quando surfou melhor.

Pupo x Travis - azarxsorte. Pupo fez tudo certo nessa. Não temos como exigir que um atleta deixe o outro em combinação. Deixou o adversário precisando de uma nota boa. No último segundo Travis desceu uma bomba e eliminou o brazzo. Pupo perdeu surfando bem de novo. Vai chegar sua hora.

Taylor x Pat - Mesmo as baterias mais sem graça teve alguns tubos sensacionais. Taylor esta de bem com a vida na Europa. Se Pat não aprender a passar da fase 2 não acompanhará seu irmão mais novo no WT 2012, será substituído por ele.

Fase 3

Simpo x Burrow - Simpo só foi achar a boa no finalzinho, Taj com duas medianas avançou. Taj Mineiro em Portugal 2012.

Julian x Kai - Melhor bateria desde o Tahiti, Julian fez um 9,4, Kai veio na de tras e fez 9,97 por pura maldade de um juiz basco e outro português, Kai arranjou outra acima de oito quando Wilson despirocou...desandou a pegar boas, virou com uma bomba pra Backdoor, 9,7. Bateria para virar filme.

Chris Davo x Gabriel Medina - Davo começou com tudo e na metade da bateria Medina ja estava em combinação, com uma onda nota 1,73 surfada. Não era dia do Medina, não achou nada mesmo durante a bateria, as poucas que vieram foram surfadas por Davo. Interessante observar como KS não perde uma bateria do Medina. No fim, já que Medina entrou de vez no comercio das utilitárias da VW, acabou adquirindo uma kombi do australiano, que vendeu barato, tava precisando de grana, night da Europa é mais cara...


Heitor Alves é, por enquanto, o único brasileiro classificado para a fase 4. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-primeiro-dia/49570

Heitor Alves x Josh Kerr - Logo de cara Kerr tentou colocar Heitor em interferência, o cearence literalmente andou p/ tentativa e fez um tubão saindo limpo na baforada.Valia ao menos um 7,0, meio ponto a menos recebido, ta valendo. Teve tanta onda na bateria do Kai contra o Wilson que ficaram as duas próximas sem ondas.Kerr até que se levantou, mas Heitor se defendeu bem, não obstante a má vontade dos juízes para com ele.

KS X Daniel Ross - KS tentou passar para frente a kombi que adquiriu na França semana passada, mas o australiano jogou duro e "perdeu como gente grande". Horrivel essa...hehehe...Brincadeiras a parte, KS falou na entrevista que viu o que ocorreu com Medina no heat anterior e tentou se manter ativo para evitar isso. Pegou várias. Que pulmão tem esse careca...Contou com a boa vontade de Ross que o deixou livre para voar, ou seja, fez o mesmo que tirar a zaga da frente do Pelé. Vacilo. KS mais perto do Décimo Primeiro caneco.

Jordy X Fred P - Exemplo clássico de como o próprio seeding não ajuda um cara que quer se levantar. Fred para se reabilitar no tour só pega pedreira. Levou com estratégia e calma, pegou as melhores. Os havaianos estão fazendo valer sua habilidade natural de passar por dentro. Jordy surfou bem, mas é a velha história, se o adversário precisar de menos que 10 tem grande chance de virar...virou. Fred P adiante.

Mick x Bede. Bede surpreendeu meio mundo nesta. Mas era uma possibilidade neste mar. Bede arrancou o primeiro dez dos juízes e o décimo da galera. Mick esta num ano azarado daqueles...banho de sal grosso ajuda...

Mick. Posicionamento é tudo. Pena ter perdido hoje.


Baterias restantes da Fase 3:

ADRIANO DE SOUZA X TRAVIS LOGIE (Tem obrigação de ganhar o brazzo)
JOEL PARKO X DUSTY PAYNE
MICHEL BOUREZ X MATT WILKO
OWEN WRIGHT X JOHN FLORENCE (IMPERDÍVEL)

Owen tem parada dura amanhã. JJ não tem nada a ver com título mundial, por enquanto, e certamente, não dará mole ao australiano. KS agradece. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/world-tour/rip-curl-pro-search/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-primeiro-dia/49570

Um comentário:

  1. Lí oque vc escreveu sobre Kelly twitar a bateria do Heitor x Saca... Hà tempos Kelly já havia elogiado o cearense em um evento em huntington, dizendo que seu surf era um dos mais bonitos e competitivos entre os brazucas (se não me engano era a primeira temporada do Heitor Alves entre os tops). Ainda acho que até hoje (depois de ler sobre o twiter...) Kelly admira o surf do nosso Nordestino.

    ResponderExcluir