segunda-feira, 7 de novembro de 2011

WT SF - FINAL - MEDINA FREAK OF FREAKS

Num ano de campeonatos classe AAA, como Bells, Teahupoo e Super Tubos posso afirmar que São Francisco não empolgou e não deixará saudades em ninguém no quesito ondas.

Freak os Freaks, NUNCA perdeu uma final de WT. Sensacional. Medina vence 2 em 4 eventos disputados, quem imaginaria isso?
Contudo, muita coisa importante aconteceu na etapa. A decisão do título, o vacilo da ASP, a re decisão do título, a entrega de cartão de Freguês Preferencial das Concessionárias Medina de Utilitários VW ao KS (careca não via um desses desde a Era Irons) e ao Taylor Knox, boatos sobre mudança do sistema de rankings e o estabelecimento definitivo de Gabriel Medina como uma das grandes estrelas do tour mundial.

COMPETIÇÃO - Fase 5



Knox adora queimar a língua dos incautos (como eu) e achou uma onda de filme para começar sua bateria, sinceramente, achei o 8,6 baixo. Pupo achou uma boa para começar também, mas já na segunda manobra algo pareceu errado com seu equipamento. As ondas tinham um certo volume e alguns bamps, o que ocasionou alguns erros e desequilibrios que se demonstram fatais na busca por um high score. Foi uma bela participação do Miguel que, na minha opinião, esta para explodir no WT, já, já arranca um troféu.

Wilko foi quem perdeu de menos do Freak of Freaks. Foto: http://live.ripcurl.com/index.php?Search2011LiveControl

Em seguida Gabriel Medina encarou Matt Wilko. Foi uma boa bateria, Wilko foi mais seletivo que Medina. O brasileiro saiu do free surf já durante a bateria de Miguel, meio que para pegar a lycra de competição e voltar pro surf e estava pegando uma atrás da outra, mas não tinha conseguido nada especial. No fim, Wilko precisando de pouco, fez uma boa onda, seria a onda da virada se Gabriel não viesse na onda imediatamente atrás "desvirando" a peleja. Foi apertado mas, como previsto, Medina em sua segunda quarta de final em quatro etapas.



Brett Simpo, como previsto não precisou cair na agua para passar sua bateria. Seu adversário voltou para casa ontem mesmo, pelo jeito que agilizar a recuperação, afinal de contas a temporada havaiana esta ai.

Joel passou por um desanimado Owen. O mar estava difícil, mas é inegável que o magrelo australiano estava com 80% de sua capacidade normal. Parko passou, mas não encheu os olhos de ninguém.

QUARTAS

KP x TK - Se há justiça no mundo alguém tinha que tirar o KP do campeonato antes das semis. O surf dele não merece estar no WT, o que dizer então do pódium. Mesmo uma etapa mambembe dessas merece um pódium mais qualificado.

KS amarga mais uma derrota para Medina. Fregues contumaz. Foto: http://live.ripcurl.com/index.php?Search2011LiveControl

Medina x KS - Medina já estabelece uma freguesia impressionante sobre Kelly Slater. Coisa que o careca jamais conseguiu fazer com Curren na época de transição ou troca de guarda. O moleque não tomou conhecimento do americano. Posso estar viajando, mas há algo nos olhos desse moleque, algo furioso, poderoso. Olhar de campeão mesmo.



Simpo x Muniz - Alejo esta com um dos melhores botton turns do negócio, a cavada de back side do malandro é admirável, e seu volta por cima nesta bateria também, depois de um começo morno, começou a destroçar as canhotas do lugar e vaga na semi. Que ano do moleque de Bombinhas!



Kerr x Parko - Kerrzy dude esse Josh.Sua onda 9,5 foi algo impressionante, o aéreo realmente pareceu em camera lenta, muito alto, com manobras para completar. Depois disso, o dude murchou e esperou, esperou e...Joel virou, com um belo tubo e uma comemoração após um pequeno...floater (sempre eles!). Queimei a lingua no bolão...Kerr é o Botafogo do tour. Quando tem tudo para engrenar, amarela.

SEMIS



Knox x Medina - A partir da fase 4, a trajetória de Medina neste WT SF foi idêntica ao do WT da França, quando também rolou uma palhaçada no julgamento da bateria na fase de 3 atletas, esculacho no careca nas quartas e old Knox na lona na semi. Apesar de um tubão no final, Knox não teve chance alguma desde o inicio, quando de forma contundente teve a primeira onda furtada na remada por um garoto abusado que tem idade para ser seu filho e surf para ser campeão.

Alejo deve subir no ranking e se aproximar de Wilson na luta pelo Rookie of the Year. Pipe decidirá tudo. foto: http://live.ripcurl.com/index.php?Search2011LiveControl

Parko x Alejo - O catarinense começou com uma rabetada gigante. A onda amarelou depois daquilo, se tivesse mais uma manobrinha era onda acima de 8,5. Ficou na casa dos 7, mesmo. Joel já tinha uma na casa dos sete quando cada um foi para um lado, Joel arriscava nas direitas e Alejo nas esquerdas. Joel trocou algumas notas, enquanto Alejo caia na segunda manobra, geralmente após uma primeira panca promissora. Alejo ainda mudou de tática a tempo, mas o australiano achou um tubão que aumentou a diferença, mesmo com o brazzo acertando um aéreo mto alto, nota 7. O resultado final foi uma apertada vitória de Joel sobre Alejo. Estariam os figurões do tour perdendo a força?



FINAL

Medina x Parko - Com aproveitamentos bem distintos, é a segunda final de cada um no ano. As esquerdas sumiram para a final. Nenhum problema para Parko, que chegou até ali mandando ver nas direitas. O próprio Medina falou após a semi que ia tentar achar as esquerdas. Acho que blefou. Os gringos acham que Medal é melhor nas esquerdas e Gabriel sabe disso.

Gabriel Medina Freak of Freaks. Oriundo de Maresias, surpreenderá muitos (inclusive KS) com a desenvoltura que atacará Pipe. Vai vendo. foto: http://waves.terra.com.br/surf/fotos/competicao/wct/ripcurl-pro-search-somewhere-in-san-francisco/2011/fotos/confira-fotos-de-acao-do-segundo-dia/49897

Com direitas surfadas na mais perfeita lição de Occy, Cauli e todos esses caras que sabem bater quando surfam de costas para onda, Medina dominou a final, com Joel lutando para não ficar em situação de combinação.
Nesta luta ele se deu bem, foi embora a pé mesmo, mas não teve chance alguma contra o mais freak entre os freaks.
Os números desse moleque assustam. Como efetivo no WT ele tem simplesmente 50% de aproveitamento! Fenomeno...sem mais.



Esse é certamente o melhor ano coletivo do Brasil no Circuito Mundial. Senão vejamos:

  • 4 vitórias (2 Mineiro, 2 Medina)
  • 4 semis finais ( 2 Alejo, 1 Mineiro, 1 Heitor)
  • 9 quartas de final ( 3 Alejo, 2 Heitor, 2 Jadson, 1 Mineiro, 1 Raoni)
Nem o mais desvairado fã de surf brasileiro imaginava isso quando o WT de Snapper começou. QUE BONITO É!

Nenhum comentário:

Postar um comentário