segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ASP+ISA - ESPERANÇA DE SURF OLÍMPICO?

A ASP divulgou em seu site a realização de duas novas provas no inicio de 2012. São provas de muito pouca expressão de 1 e 4 estrelas. A prova de 1 estrela será disputada na mítica Bells Beach, Victoria, AUS e a de 4 estrelas será disputada na China. Após o sucesso da prova feminina é a vez dos moleques mostrarem valor. Pena que numa prova que distribua poucos pontos e que não deverá contar com grandes estrelas, a não ser que o patrocinador (quik) convoque.

De interessante mesmo na notícia é que a prova de 4 estrelas será o primeiro evento da história organizado conjuntamente pela ASP e ISA. Esta conjunção de forças pode significar muito no futuro do esporte. Inclusive, esta notícia veio de encontro com outra que também me deixou muito feliz.
Li no The Australian que na mesma reunião em que o CEO da ASP pediu demissão, ficou definido que a entidade realizará exames anti-dopping a partir de 2012. Após a trágica morte do tricampeão mundial Andy Irons em 2010, o problema das drogas foi (novamente) jogado na cara de todos e não podia mais ser ignorado.

Ainda não se tem detalhes de como ou quem conduzirá os exames anti-dopping, nem se será algo realmente sério, mas não há como negar que esta notícia, somada a inédita associação ASP + ISA reacende a esperança de um dia o surf virar esporte olímpico.

As tecnologias aplicadas nas piscinas de ondas estão cada vez mais evoluídas e ajudam a aumentar esta esperança. Parece que a piscina que leva o nome do careca sanguinolento será um show. O surf nas olimíadas seria o pesadelo daqueles que acham que o surf já tem praticantes demais, e o sonho daqueles que querem ver o esporte crescendo em todos os aspectos, principalmente na grana envolvida.

Para exemplificar, imagine esta piscina do video abaixo instalada no centro de Londres com arquibancadas por todos os lados. Essa videozinho do Medina e Pupo brincando numa piscina de ondas protótipo na Europa já é famoso:

3 comentários:

  1. po, tu viu o calendario novo?? 10 primes ao envez de 21! E a gente na esperança que ia aumentar a quantidade de eventos primes heim!!

    ResponderExcluir
  2. pois é, deve ser a crise.
    Mas acho que muita coisa pode mudar, quase todos os 6 estrelas ainda estão constando como tentativas, ou seja, sem confirmação.
    Me chamou a atenção também que não vai rolar search ano que vem, né? SF traumatizou os caras?

    ResponderExcluir
  3. po, na verdade fui vitima de um erro de digitaçao do site do Rico. Foi por la que eu vi a noticia, e na hora nem parei pra pensar. E sai comentando, postei la no trombone, no CDO, aqui e sei la mais onde.. hehehe, vacilei! Mas depois a ficha caiu, pera la?? 21?? Ai percebi o erro deles la de ter digitado 21 e nao 11. Entao caiu fora Ericeria e Santa Cruz, mas entrou Haleiwa.

    Bom, mesmo assim continua sendo uma reduçao.

    Sobre o search, acho que foi pra cortar custos mesmo. Ano que vem Fiji volta ao tour. A asp deve ter pensado, po, Fiji ta voltando,a galera ta tudo amarradona, vamos tirar o the search que ninguem vai reclamar muito..

    ResponderExcluir