sábado, 25 de junho de 2011

CHANCES DE TÍTULO

Desde a tomada da liderança da corrida pelo título mundial por um brasileiro, tenho lido muitas teses, opiniões e prognósticos sobre as chances de finalmente termos um surfista tupiniquim coroado campeão mundial de surf (pranchinha).
Seguindo nossa tradição latina, a maioria das opiniões é de que este 2011 trata-se de um momento de virada do jogo do surf mundial, com uma hegemonia brasileira nos próximos anos do circuito mundial.
Realmente temos tido mtos bons resultados no mundial WQS em eventos grandes, de 6 estrelas e Prime.
Este ano, por conta das novas regras de rankeamento e pontuação definidos pela ASP, parece que nossos resultados em Prime e 6 estrelas fazem mais diferença e talvez nos dê esta impressão de hegemonia, contudo, vale lembrar que desde sempre o Brasil tem resultados expressivos no WQS, temos nada mais, nada menos que 149 vitórias no WQS desde sua criação. É coisa!
Temos 8 títulos mundiais do WQS, sendo que os irmãos Padaratz tem 2 cada!
O que nos falta mesmo são resultados expressivos no WCT/WT, ou seja, na grande arena, nos grandes eventos.
Essa nova geração tem tudo para mudar isso, mas até agora, convenhamos fizeram exatamente o mesmo que as gerações anteriores, ou seja, vitórias em etapas do WQS.
O único diferencial é a liderança do Adriano no WT, porque em números ele ainda deve em vitórias para Fabio Gouveia, por exemplo, tendo o mesmo número de vitorias no WT que Teco e Neco.


Uma das melhores análises de chances esta no datasurf, até porque ele baseia suas conclusões inteiramente nos resultados já obtidos por Adriano nos próximos lugares do Tour.
Concordo com ele, mas acho que as chances de título do Adriano estão unicamente na capacidade dele de se superar.
Ele terá que vencer mais uma ou duas etapas e fazer constantemente pódiuns, ou seja, semi pra cima, menos que isso, quartas ou mesmo os famosos 12 da ASP não são suficientes para o Título, são para reclassificação, mas título o buraco é bem mais embaixo.
Ademais, vemos Joel faminto, KS mordido, e Mick dando uma de mineiro, como fez em 2009 e sabemos o resultado disso.



Que classificaremos novas caras promissoras para o WT, isso é certo, mas se vamos ter um campeão mundial já em 2011, tenho minhas dúvidas.
Já em J-Bay, Adriano sentirá o que é ser nr. 1 do mundo. Não é fácil, pergunte ao Jordy.
Torço mto para todos os brasileiros e quero mto ver um campeão do mundo, mas sendo realista, pelo que Adriano já fez no circuito, ele não será campeão esse ano.
Se houver superação, talvez...e mesmo assim será foda, mas acho que ele, Adriano, sabe disso, o que já é o primeiro passo.
Bom para todos os amantes do surf e da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário