terça-feira, 7 de junho de 2011

A HISTÓRIA PODE MUDAR COM A OPÇÃO DE UMA VIDA

O programa SÉRIESFECHAM é uma tacada certeira. Um programa de debates feito por 3 caras mto bons de surf e de língua. Marcelo Trekinho, Marcos Sifu e Julio Adler.
Não lembro ao certo qual episódio é, entrem no site e procurem, mas o "entrevistado" era o Fred D´Orey.



Fred lembrou um história com Joca Secco, renomado shaper carioca.
Joca chegou para o Fred e afirmou que jamais o perdoaria, já que nos idos anos de 80/81, Fred era (ainda é) um dos caras mais velozes do surf e já naquele tempo tinha surf para enfrentar os gringos de igual para igual e mesmo sem patrocínio teve a oportunidade de correr o mundial com o apoio do pai e não quis. Ele explicou para o Joca que o sonho dele não era o sonho do Joca e que ele tinha que seguir o caminho dele.
Esse papo me fez refletir mto. Entendo a posição do Fred. Realmente temos que fazer o que queremos, quando queremos. No entanto, entendo bem o que Joca quis dizer.
É inegável que caso Fred tivesse aceitado a proposta do pai e seguisse o circuito por um ou dois anos, e caso fizesse sucesso, claro, a história do surf brasileiro seria outra.
É aquele lance de aproveitarmos um fenomeno. Alguém ousa dizer que o tennis brasileiro NÃO soube aproveitar o fenomeno Guga?
Começamos o circuito nacional em 87, caso Fred tivesse se dado bem no mundo, quem sabe não ganharíamos 3 ou 4 anos nessa história e a liderança de um brasileiro no mundial ao invés de se dar em 2011 poderia ter acontecido mto antes e o título já poderia ser realidade.
As vezes me acho meio radical nas opiniões, minha mulher chama minhas petições e textos de vermelhos.
Uma das coisas que refleti foi que o bem de muitos se sobrepõe ao bem de poucos, ou de um indivíduo. (Star Trek total, hehehe)
Acho que uma vez identificado um talento em alguma coisa, a pessoa deveria aplicar seu talento em prol da coletividade e só depois buscar algo para si. Utópico, eu sei, mas que em vários casos isso seria bom, seria.
Não sei se seria o caso, mas quem sabe, Fred hoje é um escritor de sucesso, um empresario de sucesso, deve ser o brasileiro com mais tempo de tubo na indonesia e no surf profissional conta com apenas uma vitória em Saqua.
Fez e faz história a vida toda dentro do surf e sou fã declarado do cara (já li seu livro, uma reunião de colunas da Fluir, duas vezes) mas neste caso específico estou com o Joca.
O que Fred poderia ter feito pelo surf não tem preço.

2 comentários:

  1. Caracas...Dôtor, que puta Vaibe tens para ser escriba, assim eu me denomino,perdão. Mas o conteúdo do blog tá o bixo. Abçs e boas words sempre. ALOHA
    Castro pereira do sule

    ResponderExcluir