sábado, 15 de outubro de 2011

WS - SUPERSURF UBATUBA - KOLOHE LEVA


Ubatuba, tradicional palco de campeonatos do surf nacional, foi mais uma vez sede de uma etapa do Circuito Mundial de Surf. Desta vez o Super Surf 6 Estrelas.
O estágio do surf brasileiro evolui também em seus eventos. Antigamente o Circuito Mundial passava por aqui uma vez por ano e a olhe lá...,neste ano tem gringo que esta vindo pela terceira ou quarta vez para a terrinha. Após uma forte primeira perna do Circuito Mundial no Brasil, com dois eventos Prime e uma etapa do WT, agora temos dois 6 estrelas seguidos (isso sem falar no primeiro Prime do ano em Noronha).

Todos estes eventos se enquadram bem no cenário do ano que pode ser considerado o marco de inicio da nova era do surf brasileiro no circuito mundial. Esta segunda perna pode garantir que o time tupiniquim siga crescendo em quantidade e qualidade a cada rotação do ranking unificado da ASP. Tomara que rolem ainda por muitos anos, essas e muitas outras etapas na terra brasilis.


Os dois melhores "aerealistas" (existe isso?) do campeonato se cumprimentam na areia, Halley e Kolohe. foto: http://supersurf.abril.com.br/blogs/super-fotos/2011/10/15/supersurf-internacional-em-itamambuca-%E2%80%93-15102011/#fotos

Vi quase todos os dias a transmissão, que foi... correta. Nada demais, mas também nada de menos, Consegui acompanhar o evento todo, sem maiores problemas. Mas é impossível não reconhecer que a qualidade de transmissão é infinitamente inferior àquelas de etapas maiores do circuito. Acho que pode-se melhorar em alguns pontos, como as questões da transmissão: compartilhada com a transmissão da praia, locutor que ficou sozinho 99,9% do tempo e aquela musiquinha de fundo (chato demais).
Tirando isso (tudo) senti uma grande evolução comparada com a transmissão do primeiro super surf do ano.
Tenho que mencionar também que o Supersurf tem uma das melhores galerias de imagens do Circuito Mundial, neste ano, na minha opinião só ficam atras do Prime de Portugal e de Ballito, ficando devendo e muito, contudo, no quesito videos.

Falando do campeonato, nas fases de qualificação percebe-se que tem muita gente boa sem patrocinio aqui no Brasil. Da mesma forma percebe-se facilmente que o nível dos caras que estão seguindo o mundial WS e Prime é ligeiramente superior aos demais, podem ser detalhes, mas o rip dos caras que estão correndo o mundo é outro.
Neste campeonato ao contrário do normal, suprimiu-se a fase de repescagem após as baterias de 3 atletas (fase dos 12 melhores atletas), desta forma, os dois primeiros desta fase estavam classificados para as quartas de final.

Na primeira bateria de 3 atletas, Halley Batista e Kolohe Andino desclassificaram Junior Faria. Para o americano era praticamente um confronto direto com um sério concorrente a uma vaga no WT na próxima rotação (Faria).

Na segunda, Rodrigo Dornelles foi desclassificado por Thiago Camarão e o perigoso aussie Mitch Crews. Bela batalha pelo segundo lugar, Thiago estava sobrando.

Na terceira foi a vez de Wiggolly Dantas sobrar, deixando a briga pelo segundo lugar entre Alex Ribeiro e Franklin Serpa, com a classificação indo para o paulista.

Na última o paraibano Jano Belo não encontrou ondas boas em hora alguma do confronto, mesmo acertando alguns voos, faltava uma onda que permitisse a reação, deixando as coisas mais tranquilas para Thomas Hermes e Tanner Gudauskas.

Jano ficou em 9º, mas troca 400 por 920 pontos no ranking. Foto: http://supersurf.abril.com.br/blogs/super-fotos/2011/10/15/supersurf-internacional-em-itamambuca-%E2%80%93-15102011/#fotos

Quartas

Na primeira das quartas um show do pernambucano Halley Batista sobre Mitch Crews. Halley mostrou segurança ao voltar de vários aéreos e malandragem de surfar a onda imediatamente atrás a do adversário em algumas oportunidades, dificultando o julgamento dos juízes. Já esta na hora de alguém patrocinar a serio (bancar o circuito todo dele por ao menos um ano e meio) este atleta nordestino. Potencial enorme!

Camarão ficou nas quartas, troca 700 por 1560 pontos no ranking Unificado. Nada mal, pena ter perdido o confronto direto contra Kolohe. Foto: http://supersurf.abril.com.br/blogs/super-fotos/2011/10/15/supersurf-internacional-em-itamambuca-%E2%80%93-15102011/#fotos


Na segunda um duelo de nível WT. Camarão x Andino. O americano começou melhor, estabelecendo notas altas em suas segunda e terceira ondas. Camarão foi melhorando no decorrer da bateria, mas ainda precisava de um 8 alto para virada. Ficou mais seletivo enquanto o jovem gringo foi pegando várias e arriscando aéreos cada vez mais altos. Errou alguns até acertar  e aumentar as dificuldades do brasileiro, que faltando 5 min para o fim da bateria, procurava uma nota 9,27 para virar, e sem prioridade... missão indigesta

Na terceira, um embate de poucas ondas boas entre Wiggolly  Dantas e o líder do BSP 2011, Tomas Hermes. Dantas levou abusando da competitividade de seu backside.

Na última, T. Gudauskas x Alex Ribeiro...dois goofies que tem pontos fortes distintos, enquanto o americano tem um backside matador, Alex tem em seus aéreos sua principal arma. O americano não errou quase nada, acho que só caiu da prancha na primeira onda, o resto foram ondas de no mínimo nota 5. Semi para ele...

Tanner Gudauskas não tem tido muita sorte em finais neste ano, já perdeu duas. Foto: http://supersurf.abril.com.br/blogs/super-fotos/2011/10/15/supersurf-internacional-em-itamambuca-%E2%80%93-15102011/#fotos
SEMIS E FINAL 

As semis foram um tanto quanto decepcionantes, pelo mar que estava pior a cada minuto e para os brasileiros em particular, já que proporcionou uma final entre dois concorrentes diretos por uma vaga na próxima rotação.

Primeira semi, Halley x Kolohe...merrecas gordas de meio metro...e mesmo assim os caras conseguem voar a torto e a direito. Kolohe leva com autoridade.

Na segunda, Dantas x Gudauskas, novamente apostando na precisão do surf e criteriosa escolha de ondas o californiado levou sobre o local. Achei que Dantas venceria este campeonato, mas Tanner estava iluminado. Só ele achou as boas. Parecia que ele era o local e o Guigui o gringo.

Guigui chegou as semis finais em casa. Esta com um surf que dá gosto de ver. foto: http://supersurf.abril.com.br/blogs/super-fotos/2011/10/15/supersurf-internacional-em-itamambuca-%E2%80%93-15102011/#fotos



Final entre o 41º e o 42º do Ranking Unificado. Melhor para o jovem Kolohe Andino que junto com Wigolly Dantas e Halley Batista, foram os melhores atletas do campeonato. Kolohe é aposta quase certa para o WT em Snapper 2012.
Infelizmente não houve brasileiros na final, mas vários atletas locais trocaram pontuações neste evento e deveremos ter algumas modificações no ranking.



Kolohe é a esperança americana num futuro título mundial. Tem talento o rapaz. foto: http://supersurf.abril.com.br/blogs/super-fotos/2011/10/15/supersurf-internacional-em-itamambuca-%E2%80%93-15102011/#fotos


Nesta madrugada deve iniciar o WT de Peniche e na terça feira já inicia o WS no Arpex, tomara que o mar colabore.

SUPERSURF UBATUBA

1 - KOLOHE ANDINO
2 - TANNER GUDAUSKAS
3 - HALLEY BATISTA
3 - WIGGOLLY DANTAS

5 comentários:

  1. Na foto do Jano Belo, nao seria "troca 400 por 920"?

    hehe

    vou terminar de ler e ja volto pra comentar a materia

    ResponderExcluir
  2. Po, valeu a retrospectiva parceiro. Assisti muito pouco desse campeonato. Realmente a musiquinha no fundo é um saco, se estou afim de curtir um som ligo uma jango, winamp, chamo o vizinho pra tocar um violao, etc..

    E po, nao tem grana pra pagar mais 1 comentarista? Nao tem problema, chamem surfista, chamem alguem da praia mesmo pra ir na cabine bater um papo. Essas mancada de musiquinha e monologo nao pode rolar mais. Meu saco nao guenta!

    Que pena o Guigui nao ter levado heim, mas blz, pelo menos os gringos levaram essa surfando!

    valeu

    ResponderExcluir
  3. hehehe...valeu...é isso mesmo, já troquei. Pensa uma coisa, escreve outra...escrever de ressaca da nisso...

    Po, o Supersurf é um evento maneiro, fui para Imbituba ajudar o Rabuja na cobertura e tem estrutura, tem uma empresa grande por tras $, pessoas capazes, falta é aplicar a grana em boas idéias e investir mais nisso e menos naquilo até achar a formula certa. O evento na praia é top. Mas a transmissão é fraca toda vida. Um dia os caras acertam, espero.

    Cara levaram no surf mesmo. O Guigui tava surfando mais que o Tanner, mas na hora da semi não veio nenhuma onda pra ele e várias pro gringo. E o Kolohe tava merecendo um resultado desses já, né? Como não tinha Medina, nem Pupo para barra-lo ele levou...brincadeira, porque tinha uns caras bons para ganhar do Kolohe ali.
    Pelo que vi da entrevista do Guigui rola meio que um intercambio, o Guigui fica na casa dos Andino quando tá na Califa e os gringos ficam na casa dos Dantas aqui no Brasil.
    Essa semana é aqui na cidade, Arpex, contra mão pra burro, mas vou tentar dar umas escapadas com a camera e fazer umas imagens...preciso aprender a editar...

    ResponderExcluir
  4. com certeza, po, pega um premiere da vida ae e manda bala!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza nosso camarada do surfocracia, detalhista e perfeccionista como parece ser, logo estará dominando a arte de edição de vídeos. Força Bro!
    Quanto ao super-surf, destaco a atuação desse Tanner "batalhador" Gudauskas; esse americano tem um dos power surf mais estiloso entre todos que correm o circuito. Surfa muito e tem mais gana que o irmão... não vai demorar pra formar no WT.
    Concordo em 100% com o editorial quando lembra que Halley Batista precisa de um patrocínio real pra correr o QS. Realmente o nordestino tem um surf bonito e de potencial... se nenhuma empresa tiver a visão necessária pra perceber isso, esse excelente surfista passará em branco no cenário internacional. Seria uma pena....

    ResponderExcluir