quarta-feira, 12 de outubro de 2011

WT FRANÇA - MEDINA VENCE!

A ficção do bolão (post anterior) tornou-se realidade. Obra de artista novo. Prodígio. Iniciando a carreira que pode consagra-lo como gênio.
Hoje, feriado nacional, Medina me fez lembrar de saudosos Domingos em que acordava cedo para torcer e vibrar com as vitórias de brasileiros na F-1 (Piquet e Senna na minha época).

a imprensa brasileira pode dizer: "eu não te disse?" Gabriel no topo do pódium de uma etapa do WT.


Torço para que demore muito até que a ASP ache um jeito de cobrar por estas transmissões ao vivo. Qualidade de imagem, som, dinâmica de ângulos com trocentas cameras. Show. Parabéns a Quik neste quesito. Congratulo inclusive os locutores. Snake causou alguma polemica durante a semana (falou umas merdas, realmente), mas no geral, os caras falaram o que estava rolando, passaram a informação de forma competente, até com alguma torcidinha a favor (Pottz).

O dia começou com surpresa. Taylor escovou o Bourez. Achou um belo tubo e fez o feijão com arroz dele enquanto o tahitiano não achou grandes coisas. Foi legal ver Taylor no podium em 2011. Além de surfar muito, para o meu gosto, um dos melhores base lip que já vi, Taylor é um exemplo de que uma vida saudável só gera consequencias positivas, além de toda a história que o cara tem por trás, do acidente na juventude, desacreditado pelos médicos, e a volta por cima...um dia alguém vai fazer um filme da vida do Taylor. É um cara que merecia ter vencido mais vezes quando tinha chance, mas para o KS ter tantas vitórias, alguns tinham que ficar sem, certo?

Em seguida o inicio (real) do Medina Show deste Dia das Crianças.
Me convenci que Medina perder ontem foi uma coisa boa. Serviu para inspira-lo na revanche anunciada antes mesmo do primeiro confronto e também por permitir que Gabriel seguisse uma escalada de evolução natural dentro do campeonato. A velha história de se chegar ao ápice da performance no momento errado.


A bateria começou diferente do que se esperava. Medina procurou as direitas. Acho que até surpreendeu o careca neste sentido, juntamente com vários gringos. Não sei bem o porque, mas os gringos gostam de elogiar e deixar pronto um contra argumento, o famoso morde e assopra.
Talvez para justificar os varios elogios, não só a Medina, mas a toda a nova geração brasileira, eles criam a teoria de que o sucesso é relativo. Que essa nova geração é boa, em determinadas circunstancias. Que só vai conseguir resultados em situações dentro de sua zona de conforto. Quem nunca leu em sites gringos histórias do tipo: "Ele é bom em pequenas esquerdas". "Se o mar ficar de determinado jeito fodeu".
Tentaram fazer isso com o Jadson ano passado, dizendo que era cara de uma manobra só, estigma que Jadson não demorou muitos eventos para se livrar, ao se provar em condições onde supostamente não seria o favorito, fora de sua especialidade. A evolução dessa nova geração falará por si só e responderá esta dúvida/preconceito gringo.

É meu velho. O tempo é cruel e chega para todos.brincadeira.foto:twitter

Falava eu da bateria.
KS ficou esperando, esperando e só foi abrir sua bateria depois que Gabriel já tinha estabelecido seu ritmo. Com uma liderança folgada o brazzo pode soltar o surf e trocar suas duas notas, iniciando por uma direita, nota 7,3, usando a prioridade para evitar que o Careca pegasse uma direita e finalizando com uma esquerda 9,33, sob a prioridade do adversário para fechar a kombi do careca.
Durante a transmissão foi legal perceber que o recalque gringo esta longe de ser unanimidade. Enquanto Snake zoa em toda oportunidade que pode, Pottz não se cansa de demonstrar que acompanha a carreira desses moleques do Brasil há tempos e que estava ansioso para ver o que rolaria quando eles chegassem no WT em baterias contra os figurões do circo.

A reação do careca pós bateria não poderia ser mais significativa.KS parecia apoiado nas cordas quando deu a entrevista, desorientado, meio em choque, com um torpor estranho que foi se dissolvendo nas respostas, tentando explicar que viu as ondas, mas não conseguiu pega-las. Depois foi mostrado dando autógrafos, já bem relaxado. Ele é muito malandro para se abrir após tantos anos de circuito, mas sou capaz de apostar que KS deve estar muito mordido. Foi uma surra memorável, tipo aquela do Mineiro em Bells. Acho que KS sentiu esse golpe. Geralmente quando ele perde para alguém novo, ele demonstra sua insatisfação e meio que uma determinação de que aquilo não se repetirá, fez isso com Mineiro, Jadson, até com o Teco. Será que sabe que não pode prometer que isso não se repetirá com Medina?


Alejo Muniz também trouxe orgulho a nação. Nada esta perdido para ele na disputa pelo Rookie of the Year. Alguém estranharia uma final dele ainda em 2011? foto: http://quiksilverlive.com/profrance2011/photos.en.html

Em seguida, do jeito que começou a bateria, Alejo nos deu a impressão que seguiria os passos de Gabriel e seguiria para as semis, mas Jordy se ergueu do meio para o fim da bateria. Só Jordy consegue nota com Doble Grab, se fosse no BSP não arrancava nem um 6.
Como o próprio locutor em ingles anunciou insistentemente, Alejo teve ao menos 1 ponto para baixo do que merecia em suas duas melhores ondas, principalmente sua última, em que começou com um aereo rodando. O brasileiro se empolgou na última manobra, quando tentou outro aereo e caiu, se tivesse acertado uma simples batida na finalização, talvez forçasse os juízes a soltar a nota, coisa que duvido.
Jordy no final foi bem malandro na utilização das regras de prioridade. De qualquer forma mais uma participação incrivel do catarinense no WT 2011.

Taj não fez frente ao Julian Wilson na última das quartas. Irreconhecível o queridinho dos juízes. Não tiveram como ajuda-lo desta vez.

Taylor Knox sofreu uma humilhante derrota na primeira semi final. Medina bateu sem dó algum, arriscando, cada vez mais alto, mais rápido, mais dificil e por incrivel que pareça, com mais controle. Teve gente que achou as notas exageradas. Verdade. O 6 do Taylor foi um exagero, caiu na finalização inclusive. Taylor sentiu a derrota, rabeando Medina no final. Faltou alguém aposentar o pobre Knox durante a entrevista. Maldade que cometeram com o Neco. Indelicadeza do GT.

Jordy conseguiu um resultado voltando de lesão. Foto: http://quiksilverlive.com/profrance2011/photos.en.html

A segunda semi final foi outro acerto do bolão. Estou pegando um pouco no pé do Jordy, mas acho que ele tem piorado muito seu estilo, talvez para voltar de manobras cada vez mais malucas, mas esta desengonçado sobre a prancha, ele copiava o estilo de Joel Parkinson ao extremo, perdeu a mão ao tentar achar o próprio. Mas tenho que reconhecer que o sul africano é um competidor duro, com uma capacidade de reação surpreendente, qualquer um teria saído de kombi desta semi. Ele não.
Enquanto Jordy teve pequenos erros (além do estilo feião) Julian conseguiu corrigir pequenos erros sem perder a classe, mereceu sua primeira final no WT.


FINAL

Profecias Surfocráticas sobre Medina já foram expostas aqui (http://surfocracia.blogspot.com/2011/06/bolao.html). A média de vitórias em baterias do paulista ajuda e muito quem aposta nele em bolões.
Duas caras novas em finais...que teve um inicio nervoso. Gabriel começou mostrando o lado que não aparece na fala mansa das entrevistas, o lado do competidor feroz que ingressou no meio do ano após um primeiro semestre avassalador nos eventos Prime e Star, que o credenciaram a chegar no WT para sentar na janela, e zoar com a galera do fundão.

Gabriel Medina confirmou as expectativas e venceu seu primeiro WT sem maiores problemas. Foto: http://quiksilverlive.com/profrance2011/photos.en.html


Medina ganhou a primeira disputa de remada (como aquela interferencia na semi final de Trestles fez mal a Wilson) começou fazendo o que todos esperavam, quebrar e voar nas esquerdas. Julian foi nas direitas, mais focado num surf de linha. Logo o australiano percebeu que se ele próprio não começasse a voar as coisas se complicariam rapidamente. E Julian fez isso de forma muito competente, primeiro completando um aereo de backside trocando a base no ar (sushi roll air?), voltando seguro e manobrando bem numa direita com tamanho.A esta altura tem-se a impressão que o australiano vai levar a final.

Medina diminuiu o ritmo e ficou esperando as séries enquanto julian tomava a liderança. Faltando 7 minutos trava o sinal de todo mundo. Pura maldade!!! É uma confusão muito grande, o twitter ferve!!!!

Acho que Mineiro foi o primeiro a gritar, VENCEU!!!!

Enquanto estava travado, Gabriel pega uma esquerda (aparentemente após uma ferrenha disputa de remada veremos no replay), acerta um aereo rodando, emenda a onda toda e depois de algumas manobras de expressão, acerta outro aereo bem alto para finalizar.
Um achatado 9,17, suficientes para a virada.

Após 9 anos um brasileiro volta a vencer um WT na França. Medina é o sexto brazzo a conseguir a façanha, Fabinho (Biarritz 91), Teco (Hossegor 94), Tatuí (Biarritz 94), Vitinho (Lacanau 96) e Neco (Hossegor 2002), já venceram lá, Jojó e Daltro fizeram finais, salvo engano. (nota: cultura inútil, na F-1 Piquet e Massa foram os brasileiros que conseguiram vencer um GP na França, em 85 e 08).
E é a segunda vez que um brasileiro tira o doce da boca de Julian Wilson. Raoni fez o mesmo com ele em Sunset.

Medina virou realidade. "Ele vai nos vingar. A todos nós!" É bom o careca ganhar logo o décimo primeiro. Do décimo segundo em diante o negócio vai complicar para ele. Medina chega a vitória com uma naturalidade assustadora. Joel e Mick venceram de cara no WT como convidados. Shane Hering em seu segundo WT, venceu o Coke de 92, batendo o careca na final. Não é qualquer um que faz isso, definitivamente.
Valeu Medina!

Resultado WT França 2011

1 - GABRIEL MEDINA
2 - JULIAN WILSON
3 - JORDY SMITH
3 - TAYLOR KNOX
5 - ALEJO MUNIZ
5 - KELLY SLATER
5 - MICHEL BOUREZ
5 - TAJ BURROW

6 comentários:

  1. Tenho achado o surf do Jordy muito chatinho. Aquele Jordy de antes que dava rasgadas insanas e patadas pesadas, manobras no limite, etc. Esse Jordy nao existe mais, agora ele tem surfado seguro, parece que se segura pra garantir que nao vai cair.

    Na transmissao ingles o Jake acho que falou "air sex change"

    E realmente, apesar da polemica no geral foi tudo blz.

    valeu brodi
    boas ondas
    testa as doble foil depois e me conta como foi!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog e seus textos com com um conhecimento técnico no mais alto nível! Descobri por acaso...Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. ... Dizem que o Mineiro "twitou" quando a transmissão travou geral, escrevendo que o garoto tinha arrancado 9.17 e que era uma festa só na praia. Achei legal da parte do Adriano, perceber que muita gente deveria estar roendo as unhas (sem ter como saber oque os juízes aprontavam) e postar o resultado de imediato em seu twiter.

    Não consigo esquecer a expressão facial do julian e seus dedos tamborilando o painel do patrocinador em que se apoiava antes da chamada do 1º e 2º colocados... era um inconformismo só. O jovem aussie parecia estar com indigestão.

    ResponderExcluir
  4. Bixo tá uma festa só!!!Como sou torcedor do blog aqui, tudo q falo é balela. Mas as minhas palavras a respeito do Mr. Titulos, para o heat com Medina, se confirmaram tbem. E como vc colocou aki,a idade chega.E a nova mulekada, tem a sua chance tbem.Conforme Steve Jobs, sai o velho para o novo entrar. É a natural progressão das coisas.Excelente este teu post brother. Abçs e saúde.

    ResponderExcluir
  5. Valeu os comentários galera!
    Pode deixar que vou testar as quilhas full nas bóias, quando voltar a surfar. Tive uma lesão séria no joelho em abril (um mes antes da data em que embarcaria p Indo, é mole?) e até hoje estou em recuperação. Acabei a fisio mes passado e este mes iniciei musculação para reforçar a parada, mas sei que esta longe de estar bom, descer escadas e apoiar o joelho ainda são desafios. Objetivo é estar surfando em dezembro, veremos!

    Castro, tu viu o que o Edu falou de ti no blog dele? Tem o link na parte de baixo do meu blog, ok? trombonedevara. Inspirador.
    Assim que liberarem as baterias de Portugal começamos tudo de novo.
    abç

    ResponderExcluir
  6. Nao precisa esperar Portugal nao! O supersurf ta ai!! hehehe

    Po, melhoraras ai broder, acho melhor entao deixar pra testar as fully foiled depois de umas semaninhas de surf. Vai devagar ae bro

    Abraços

    ResponderExcluir