sábado, 23 de julho de 2011

ALL NIGHT LONG IV - WT AFRICA E BOLÃO

Dias como os de hoje deixam a mostra quem é surfista e quem é atleta no circuito mundial.
Todos surfam muito, fazem o diabo em cima de uma prancha, mas a competição pede que vc faça isso ao menos duas vezes, num mar com ondas longas e correnteza.
Para alguns 2 x, para outros 3 x no mesmo dia.
Dureza! Quem for só surfista leva desvantagem, tem que ser atleta.



BRASILEIROS

No geral não foi um dia bom para o Brasil. Especialmente porque Adriano perdeu a liderança do mundial e por termos apenas um representante nas quartas de final. Mas vamos por partes.

Jadson não teve a paciência que o mar exigia para se dar melhor nas ondas de J Bay. Paciência que sobrou para Damien. O brasileiro pegou a melhor onda da bateria, um 6, com a segunda e ultima manobras realmente muito bem executadas, mas se Jadson tivesse pego as mesmas ondas que o americano (até pegou uma, mas a prioridade era do gringo) teria feito muito mais nota do que Hobgood, que mais alisou do que manobrou.



Heitor pegou um empolgado Ace Bucan pela frente. Ace surfou muito e mereceu, na minha opinião. Mas alguns detalhes contribuiram para que a apresentação do cearense ficasse limitada, principalmente a queda na segunda manobra de sua melhor onda, num momento crucial da bateria. Pena, porque estas baterias do round 3 realmente definem quem se deu bem no campeonato, pois a diferença de pontos é muito grande desta fase do evento em diante.



Adriano e Alejo fizeram uma bateria apertada. Era uma bateria crucial para ambos. Para manter a liderança e para se manter entre os tops. Melhor para o novato.


A perda da liderança, para mim, é circustancial. Mineiro não estava 100%, e a corrida pelo título ainda tem muitos capítulos. Contam-se apenas os 8 melhores resultados, KS nem pontuou nesse, e Taj caiu hoje no mesmo round. Não é, portanto, nenhum bicho de sete cabeças.
Os problemas são os australianos Mick e Joel, sendo que o segundo pode abrir uma boa vantagem, caso vença.
Acho que Mineiro tem as mesmas chances que seus adversários diretos em Teahupoo, com exceção de KS. Por isso, o interessante é tratar qualquer resquício da lesão e chegar na próxima etapa com o melhor preparo possível.
Tenho certeza que sairão falando que já era, que Parko parte com tudo para o título. Isso pode até ocorrer, mas eu não jogaria a toalha ainda. Temos ainda 3 ou 4 etapas em que Mineiro pode muito bem vencer. Veremos.

Alejo arriscou muito e não se achou na sua bateria do round 4, e pouco adiantaria, Kerr só faltou fazer chover, acertando quase tudo que tentou.


Já a bateria do round 5, Alejo teve um rabo do caralh&%$. Tanto ele quanto Adam Melling aparentavam cansaço e estavam caindo muito da prancha. Alejo precisava de 6 alto. Não conseguiu, mas conseguiu trocar suas duas notas e passar raspando para as quartas, onde enfrenta Joel.



GRINGOS

Destaques para o 10 do Wilson, falei que ele tinha se soltado depois de vencer em Portugal, para o aéreo do Jordy e para as derrotas de Owen e Taj.

BOLÃO
Acho que Jordy faz a final. E vc? Foto: site do campeonato


1 Damien Hobgood (EUA) x Jordy Smith (Afr)
2 Adrian Buchan (Aus) x Julian Wilson (Aus)
3 Joel Parkinson (Aus) x Alejo Muniz (Bra)
4 Josh Kerr (Aus) x Mick Fanning (Aus)

Bom, depois de um dia como este é até dificil imaginar como será amanhã, mas vamos lá...

Jordy atropelará Damien, que já fez mais do que podia chegando até aqui.
Julian passa por Ace, que merecia até mais.
Alejo tem a grande chance de diminuir o prejuízo do Mineiro, mas acho dificil, Joel deve levar.
Josh Kerr desencanta, com um 10 e um 9 e pouco para despachar Fanning

Jordy e Julian fazem um belo show para o público, com Jordy levando sua torcida a loucura virando na última onda, repetindo o feito do ano anterior.

Joel esbanja classe para passar por um satisfeito Josh Kerr.

Na final, entre os dois últimos vencedores do evento, da Joel, por boa margem, sua sintonia com o mar é impressionante. Esta vitória pode ser a tão aguardada arrancada para o título.
Ele, Joel, de fato parece mais faminto neste ano, mas tem em seus calcanhares alguns dos melhores competidores do circuito.
KS estará no Tahiti.
Mick e Taj já tem história no pico.
Jordy e Mineiro querem fazer história no pico.
Owen estará de frente para a onda.
Parko pode até levar o título no final do ano, mas será briga de cachorro grande.
E tenho dito.

ps: assim que os videos forem sendo postado eu coloco aqui ou veja no site do campeonato CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário