quinta-feira, 7 de julho de 2011

VIDEOS E TERCEIRA FASE - MR PRICE PRO

Antes de ingressar nas baterias da terceira fase gostaria de expor um pensamento.
O vídeo que o campeonato fez do terceiro dia de evento é praticamente inteiro dedicado aos surfistas tupiniquins. Os caras estão realmente surpreendidos com o nível de surf apresentado por nossos atletas. Estão surpreendidos com o nível de surf em ondas de consequencia. Tinha uns 8 a 10 pés servidos nesses dias de evento, em cima de pedra, em frente de pedras, é só ver na transmissão o cuidado que os caras tem para entrar e sair do pico.
Como falei ontem, adoro analogias.
Será que para esses gringos somos a Venezuela? explico...Neguinho ainda se surpreende quando um pais sem tanta tradição no futebol como a Venezuela empata o jogo contra um gigante consagrado como o Brasil.
Logo depois do jogo é aquela velha história: "não tem mais bobo no futebol".
Tenho certeza que não tem mais bobos no surf.
Ainda mais aqui no Brasil. Há tempos que ex atletas e pessoas antenadas comandam a preparação da nova geração, sabendo o que faltou pra eles (surf em onda boa e grande) e essa molecada que ta no WQS hoje já pega onda pelo mundo há um tempão, já tomaram várias na cabeça em Pipe e em Sunset para surfarem despreocupados em Ballito grande e estranho. 
Os gringos podem até se surpreender...mas acho que era esperado isso.
Ah, tem 12 pés de onda...e daí? Porrada nelas!
Videos do segundo e terceiro dias:







TERCEIRA FASE

Baterias de homem a homem, na minha opinião, trazem mais tática e estratégia ao "jogo" do surf. Vemos que não basta o cara surfar bem, tem que competir bem tbém, senão dança.
Na primeira bateria do dia já vimos um exemplo disso. O jovem sul africano Brandon Jackson deu mole para Pat Gudauskas. No final da bateria deixou o americano com a prioridade e na ultima onda, na regressiva Pat virou.

Na segunda do dia, um confronto de brasileiros que vinham se destacando desde o primeiro dia. Junior x Wigolly. Melhor para Junior, que fez nota na primeira onda, e ficou correndo atrás a bateria toda de uma segunda nota. Guigui no final pegou uma bomba, dropou atrasadão e estava saindo do tubo consagrador quando o lip o derrubou...

"Pisa no freio Zé, olha pra frente o tamanho do buraco" - Junior Faria - Foto facebook do evento


Na terceira outro confronto tupiniquim, Jesse x Pablo. Pablo começou na frente, surfando bem, mas pegando ondas intermediárias. Tomson o comparou a Teco no estilo, discordo, mas tudo bem, pelo menos o comentarista demonstrou conhecer do que e de quem fala. Jesse numa tatica arriscada, mas que vem dando certo até aqui se levantou no finalzinho e levou...eita moleque com sangue frio!

Jesse virou outra bateria no finalzinho - Foto site do evento


Na nona bateria uma surpresa, Medina perdeu para Heath Joske. O mar estava inconsistente. Mas o azar mesmo de Gabriel foi que Joske logo na sua primeira onda fez um notão, 8 alto. Nesta situação é realmente dificil, porque correr atras do prejuizo sempre é ruim. De qualquer forma, Gabriel continua demonstrando que esta com tudo em cima para ser o mais jovem surfista a se classificar para o WT.

Na décima Jano x Richard Christie. Te digo que essa bateria foi teste para cardiaco! Jano ficou atrás o tempo todo. Richard tinha um notão, 9 baixo, mas faltava uma segunda nota para garantir. Bem no finalzinho Jano pegou uma intermediária e com duas boas manobras conectadas arrancou um 7,17 que o colocou novamente na briga. Na volta, de carona com o jet, entrou uma serie que atrasou sua volta, mas na regressiva ele dropou a maior da bateria e novamente, com duas manobras no critico arrancou um 8 e virou a bateria.
Para se ter uma ideia de quão no final foram essas duas últimas ondas, o 7,17 do Jano rolou faltando pouco mais de 2 min pro fim. Virada histórica!


Jano despencando de uma junça de responsa e testando os corações de seus fãs - foto facebook do evento


Na décima primeira Messias bem que tentou, mas não conseguiu passar por John Florence. Caiu em algumas boas e escolheu outras ruins, mas surfou bem em outras baterias e demonstrou que qdo o mar cresce Messias cresce junto. Lembro dele em Haleiwa ano passado, ninguém sabia quem ele era, agora já sabem.

Messias Felix - chamando a onda pra porrada - foto facebook do evento


Entre os gringos destaque para as baterias entre Jordy e Sean, com vitória do primeiro, aquela do Pat que já falei e a última, entre Kai e Aritz, com melhor para Kai.

Jordy atual campeão do evento - Foto site do campeonato






Nenhum comentário:

Postar um comentário