domingo, 31 de julho de 2011

MUNDIAL MASTER RJ 2011 - FINAL

Se Fabinho tivesse vencido, aposto com qualquer um a quantia que for que na maioria das reportagens gringas haveria alguma gracinha questionando a legitimidade do título, seja pela falta de ondas, seja pela falta de comprometimento dos atletas, fator casa, etc.
Pois farei o mesmo com o pobre Webster.
Brincadeira.

Mas seu título estaria muito melhor nas mãos de Victor Ribas, melhor surfista do evento.

Fabinho foi o melhor brasileiro na prova, terminando com o vice-campeonato mundial master 2011. Foto: site do campeonato


Infelizmente Victor não teve a paciência necessária no final de sua bateria semi final contra o próprio Webster, mas já falo disso.
Como previsto o dia amanheceu merreca e com séries demoradas.
Neguinho vai falar que o evento foi show, que reunir os caras é maneiro e tals, mas na real, o surf foi muito ruim, é quase um pecado empregar esse material humano nessas condições.
Na minha opinião, quanto ao esporte surf, o evento foi um fiasco, pode e deve ter promovido inúmeros outros aspectos, mas no surf, na agua, infelizmente foi uma m....
Culpa de quase ninguém, talvez de quem disse que uma semana era suficiente de janela de espera.
Considerando que o evento tem status de definição de Títulos Mundiais da ASP, acho que não custa colocar o mesmo número de dias que o evento do WT tem.
Aliás, mantenho minha crítica aos eventos SuperSurf, um evento desse nível não pode ficar sem vídeos das baterias, de preferencia no sistema On Demand. O site do campeonato até tem uns vídeos com os melhores momentos e tudo mais, mas é diferente vc poder escolher a bateria que quer ver.
As fotos estão maneiras, a cor da a agua e a proximidade deixaram elas espetaculares veja mais no site do evento:  http://supersurf.abril.com.br/tv-supersurf/

GRAND MASTER

Iniciou o evento bem cedo, com as quartas da Grand Master.
Glen passou fácil por Cheyne Horan, que simplesmente não consegui surfar as ondas que mal ultrapassavam seus joelhos, não é uma critica ao evento em si, apenas uma lamentação, esses dois estão em forma e surfando bem, é fácil imaginar como seria essa bateria com o Arpex 4/5 pés.
Na segunda, para minha surpresa Iain Buchanan passou por Shaun Tomson, numa bateria devagar, com nenhum dos dois se dando muito bem nas ondas que escolheram.
Na seguinte Wayne passou por Richardson que ficou visivelmente chateado com o derrota. Rabbit teve mais sintonia e mereceu.
Na última a grande zebra da fase, Simon Anderson em menos de 5 minutos achou duas belas esquerdinhas e as surfou muito bem para eliminar Michael Ho, muito mais leve e ágil, mas que simplesmente não achou nenhuma onda que pudesse ajuda-lo a reverter o resultado.

Com a disputa de duas categorias simultâneamente o formato do evento se encaixa naturalmente, permitindo que haja um descanso para os atletas entre as fases.

Glen Winton, o Mr X, minha aposta no bolão não vingou, mas estava voando com sua Invicta 6´0. Foto: site do supersurf
 
Após as quartas da master começou as semis da grand master com Iain Buchanan se levantando contra Glen Winton, que a exemplo de Terry Richardson queria muito vencer e estava voando na prancha do Peninha, mas não deu, realmente Iain estava com a estrela e neste tipo de condição, sem estrela, sem sorte, já era.
Na segunda, Wayne passa por um satisfeito Simon Anderson. Acho que nem ele esperava passar por Michael Ho.

A grande final Iain venceu um incansável Wayne Rabbit. Se não me falha a memória, Iain Buchanan surfou duas ondas apenas e Wayne ficou correndo atrás da virada, mas simplesmente o mar ficou flat (ficou nada, já estava flat antes das baterias começarem). Mas foi legal ver uma cara diferente ganhar, Wayne, fora seu título de 78, já havia vencido dois outros mundiais master.
E soube na praia que Iain nunca tinha feito final do mundial da ASP na sua época de profissional, parabéns para ele. Antes tarde que nunca.

MASTER


Na primeira das quartas, o confronto gringo, Shea deve ter caido na nigh carioca...não entrou na bateria em momento algum e Nathan levou com tranquilidade.
Na segunda, drama, drama, drama. Falei acima que Victor foi o melhor surfista do evento, e foi!
Mas as vezes o melhor precisa de um empurrãozinho.
Lembram aquele campeonato com final polemica entre AI e KS em J Bay? Foi o mesmo, empurraram o KS, mas ele foi o melhor daquele evento.
Aqui foi o mesmo, Fabio Silva venceu, mas não levou, Victor virou em ondas que não valiam a virada e o Fabio ainda teve a manha de virar de novo, mas os juizes deram a nota para o Victor e ficou dificil para Fabio dar nova virada.

Fabio Silva ganhou, mas não levou, Campeão Moral na minha opinião. Foto site do supersurf
 
Mas pelo menos Fabio mostrou ser um ser humano formidável, ao demonstrar humildade e espírito esportivo exemplares, se fosse um gringo viadinho ia dar xilique.
Na terceira, Fabinho Gouveia passou por um esforçado Renan Rocha. Renan é alto para os padrões do surf, e nesse mar então ele parecia um gigante amassando as pequenas sessões da onda.
Na última Peterson passou por Herdy, não sem antes os 4 (Fabinho, Renan, Peter e Herdy) protagonizaremHardcore que conta uma trip desses mesmos 4 amigos para a Indo, legal, a vibe estava irada, pecado não haver ondas.

Peterson, como de costume, representou e ficou em terceiro, sendo barrado por Fabio Gouveia. Foto: site do supersurf


Na primeira semi Victor perdeu para Webster. Victor não competiu bem, surfou muito, mas faltou sangue frio. Deu mole, perdeu a prioridade a três minutos do fim, numa direita fechada e qdo veio a onda da virada a prioridade era de webster.
Para o australiano foi uma onda normal, nem entrou no score, mas Victor de frente pra onda, e surfando como vinha, tenho certeza que faria a nota.
E não veio mais ondas até o fim.

Na segunda semi, o reencontro da primeira final da história do SuperSurf e realmente foi uma reedição, com o mesmo resultado, Fabio passou por Peterson numa bateria de pouquíssimas ondas.

Na grande final Webster demostrou um rabo danado ao achar as ondas novamente. E realmente a escolha de ondas definiu o campeão, parabéns para ele, mereceu, mas...

ASP WORLD MASTERS CHAMPIONS: 
 
2011:
 Nathan Webster (AUS)

2010:
2009:
2008:
2007:
2006:
2005:
2004:
2003: Gary Elkerton (AUS)
2002: N / A 
2001: Gary Elkerton (AUS)
2000: Gary Elkerton (AUS) 
1999: Cheyne Horan (AUS) 
1998: Joey Buran (EUA) 
1997: Terry Richardson (AUS) 

Grand Masters 
 
2011:
 Iain Buchanan (NZL)

2010:  
2009: 
2008: 
2007: 
2006: 
2005: 
2004: 
2003: Wayne Bartholomew (AUS)  
2002: N / A 
2001: Mark Richards (AUS) 
2000: Michael Ho (HAW)  
1999 : Wayne Bartholomew (AUS) 
1998: N / A 

1997: N / A 
(FONTE: ASPWORLDTOUR.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário