quarta-feira, 1 de junho de 2011

COUNTRY FEELING

Antes de ir a Saquarema, estava um tempo sem viajar. Sem sair daquela multidão do Rio.
A primeira coisa que se percebe é a sensação de paz, de tranquilidade das pequenas cidades e comunidades. Esse Contry Feeling é nada menos que uma delícia.
Essa sensação é uma coisa mto em comum entre Saqua e Imbituba. Além de terem duas das melhores ondas do Brasil em suas praias.
A chegada aqui não poderia ser mais corrida, direto para a praia, perdi algumas baterias, mas diferentemente do que fiz no Rio e em Saqua, desta vez estou dentro da área do palanque e aqui, acho que até pelo formato da praia e instalações pré existentes há uma "entrosamento" maior entre staff, imprensa, atletas, fãs e curiosos, tornando a experiência bem diferente, pois além de ver os atletas no mar, vejo seus amigos, também atletas de ponta conversando e discutindo sobre a onda, atitudes dentro do mar e julgamento.
Esta nova perspectiva do evento me leva a concluir que a competição de surf uma das mais implacáveis e maldosas do mundo dos esportes. Principalmente pelo fato de surfistas que estão detonando acabam perdendo na frieza da matemática adicionada a subjetividade do julgamento. Vejam bem, não estou dizendo que houve falhas no julgamento desta etapa, nem querendo criar polemicas (já chega a da ASP+MINEIRO+IMPRENSA GRINGA).
O que tento exclamar é que as vezes os 4 atletas ou todos os atletas da bateria deram um show. Impressionaram, quebraram, levantaram sobrancelhas, ENTRETERAM, e mesmo assim, estão eliminados.
Até como resultado dessa maior mescla entre atletas e todo o resto, vemos em como a vida do Dream Tour pode ser sim, tão estressante quanto um trabalho de terno e gravata em algum cúbiculo do mundo.
Atentem que falei tão estressante quanto, não tão bom quanto, porque sempre será melhor se estressar na praia.
O mar, como esperado tinha uns 2 metros na terça feira, com excelente formação. Um espetáculo concedido pela natureza, ondas tão longas numa praia tão bonita, com duas ilhas que além de embelezar a paisagem ajudam na entrada de água e areia, formando bancadas perfeitas.
Destaques do primeiro dia: 10 do Yadin, o jovem local João Paulo "o passarinho", apelido herdado do pai, a nova derrota do nr. 1 do mundo e a beleza da Praia da Vila.
Dos 3 eventos que vi ao vivo até aqui, é de longe o com o astral mais leve (no que tange aos competidores, a população daqui ainda tem reservas qto a mudança do WT daqui).
Acontece que Santa Catarina como um todo tem um astral "melhor" mais leve, com mais vida, independentemente das decisões políticas e financeiras que as pessoas tomam.
Hoje o mar abaixou, como esperado, mas ainda temos excelentes condições de 1 metro, 1,5 metro nas séreis e show de surf. O vento entrou e mexeu um pouco as condições, levanto sorte quem entrou mais cedo.
Destaques do segundo dia: Derrota de Jadson (numa das melhores baterias do dia), derrota de João Paulo nos segundos finais para Tom Whitaker.
Estavam faltando duas baterias para encerrar o evento pelo dia. Estávamos exaustos, desde manhã cedo na praia, ainda estou com o joelho horrível, resolvemos ir mais cedo e ver o surf em outras praias.
Chegando na praia do porto, e enquanto jogávamos conversa fora com um pescador que consertava sua canoa, vejo passando na nossa frente, o mesmo João Paulo, 17, que chegou a não dormir direito antes de sua estreia. Venceu e convenceu em sua primeira bateria, deixando um ex WT e um atual WT para trás. E que dera uma dura no ex WT Tom Whitaker (já fez pódio no WT de Imbituba) menos de 20 minutos atrás.
Ele passava na nossa frente correndo, com uma prancha debaixo do braço e com seu sobrinho (tbém com sua pranchinha) indo curtir um fim de tarde na sua casa (esquerdinhas alinhadas de um metro), com sua família, sorrindo!
Certo ele, realizou um sonho e foi viver outro.
Tem futuro esse moleque.
abç

ps.:nas proximas atualizações, mais da competição, e o bolão

Nenhum comentário:

Postar um comentário